Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Ruy Muniz foi eleito o novo prefeito de Montes Claros neste domingo

Ruy é o novo prefeito de Montes Claros. Apuração dos votos no segundo turno da eleição municipal 2012. Fonte: Portal Uol/28 out. 2012.
MONTES CLAROS (MG) -  O empresário Ruy Muniz (PRB) é novo prefeito de  Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, com 370.216 habitantes, sexto maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 246.711 eleitores.  Com a totalização de 100% das urnas apuradas, Muniz foi eleito neste domingo (28/10), às 19h24, prefeito da cidade com 105.610 dos votos válidos (56,15%) contra 82.478 de Paulo Guedes (PT), que obteve 43,85% da votação no segundo turno da eleição municipal. 

Abstenções (17,25%), votos brancos (2,33%) e nulos (5,54%) somaram 58.623, o que representou um percentual altíssimo, ou seja, 25,12% do eleitorado montes-clarense.
 
Trajetória do empresário Ruy Muniz
Ruy Adriano Borges Muniz nasceu em Montes Claros, tem 52 anos, é formado em medicina, professor e empresário da área educacional, dirigente de faculdades em Montes Claros, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades do Norte de Minas. Ele é casado e pai de quatro filhos. Na década de 1980, o empresário foi preso em Belo Horizonte (MG) por fraude e desvio financeiro do Banco Brasil. Muniz foi vereador em 2004 e em 2006 se elegeu deputado estadual. Em 2008 se candidatou a prefeito de Montes Claros mas não se elegeu. Em 2010 se candidatou a deputado federal e ficou na quarta suplência.
Na eleição deste ano, Ruy Muniz contou com o apoio do prefeito Luiz Tadeu Leite. O vice de Ruy é o radialista José Vicente (PMDB). 


Sistema Divulga - acompanhamento do resultado da eleição na Internet. Fonte: TSE/Brasília-DF 28/10/2012.

A disputa pela prefeitura da cidade ocorreu neste domingo (28/10) entre os candidatos Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB). No primeiro turno, realizado no dia 7/10 (domingo), o candidato a prefeito Paulo Guedes teve 50.902 votos, equivalente a 26,6% dos votos válidos e foi o primeiro colocado. Muniz recebeu 50.144 votos, o que correspondeu, à época, a 26,2% da votação no município.

Segundo turno da eleição municipal 2012: Montes Claros conhece hoje o prefeito

Montes Claros elege o novo prefeito neste domingo



MONTES CLAROS (MG) - Maior cidade do Norte de Minas, com 370.216 habitantes, sexto maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 246.711 eleitores, Montes Claros vai conhecer na tarde deste domingo (28/10), a partir das 18h30, o novo prefeito que vai passar a governar a cidade em primeiro de janeiro de 2013.

A disputa pela prefeitura da cidade está entre os candidatos Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB). No primeiro turno, realizado no dia 7/10 (domingo), o candidato a prefeito Paulo Guedes teve 50.902 votos, equivalente a 26,6% dos votos válidos e foi o primeiro colocado. Muniz recebeu 50.144 votos, o que corresponde a 26,2% da votação no município.

Trajetória dos Candidatos
Paulo Guedes (PT) X Ruy Muniz: 'quem será o futuro prefeito de Montes Claros (MG)?'
Deputado Paulo Guedes
Paulo Guedes tem 41 anos é casado e pai de três filhos. Nascido em São João das Missões, Norte de Minas, morou em Manga e se mudou para Montes Claros no ano 2000. Além de ser líder estudantil e ajudar a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) no município de Manga (Norte de Minas), Paulo Guedes iniciou sua vida política aos 20 anos naquela cidade, onde cumpriu três mandatos como vereador, entre 1993 e 2004. Ainda, no município de Manga, ele foi presidente da Câmara em duas oportunidades (1997-1998 e 2001-2002).
Entre 2001 e 2004, atuou como presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e, entre 2002 e 2004, como diretor da União de Vereadores de Minas Gerais (Uvemig). Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG).
Em 2006, Paulo Guedes foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 2010, ele foi reeleito o deputado estadual  mais votado do PT em Minas Gerais, com 92.710 votos. À época, Guedes se destacou como a principal força política no Norte de Minas, sendo o líder da oposição ao governo Antonio Augusto Junho Anastasia (PSDB), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Hoje, Paulo Guedes é o 3º-vice-presidente da ALMG e presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cipe São Francisco). A principal região de atuação política é o Norte de Minas. Os municípios de maior votação foram São Francisco, Porteirinha, Jaíba, Salinas, Brasília de Minas, Manga, Januária, Montes Claros, Mato Verde, Varzelândia, Itacarambi e Janaúba.
Nesta campanha eleitoral, inicialmente, Paulo Guedes enfrentou resistência por não ser de Montes Claros, mas, logo, ganhou dois reforços de peso na campanha: o ex-presidente Lula, a atual presidente Dilma Rousseff, além de vários Ministros. Seu vice é Lipa Xavier (PC do B). 

Empresário Ruy Muniz
Ruy Muniz é de Montes Claros, tem 52 anos, é professor e empresário da área educacional, dirigente de faculdades em Montes Claros, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades do Norte de Minas. Ele é casado e pai de quatro filhos. Na década de 1980, o empresário foi preso em Belo Horizonte (MG) por fraude e desvio financeiro do Banco Brasil. Muniz foi vereador em 2004 e em 2006 se elegeu deputado estadual. Em 2008 se candidatou a prefeito de Montes Claros mas não se elegeu. Em 2010 se candidatou a deputado federal e ficou na quarta suplência.
Na eleição deste ano, Ruy Muniz conta com o apoio do prefeito Luiz Tadeu Leite. O vice de Ruy é o radialista José Vicente (PMDB). 


Procedimentos para votação
De acordo com a Justiça eleitoral em Montes Claros, todos os procedimentos referentes a operacionalização da votação estão dentro do programado, com técnicos de apoio, motoristas e mesários que vão atuar na eleição do segundo turno. As urnas foram levadas nesse sábado (27) para o batalhão da Polícia Militar e no domingo (28), dia da votação, à partir das 5h, serão levadas para os locais de votação, com escolta policial. O processo de votação iniciou às 8h, e encerra às 17h.
Paulo Guedes votou agora a pouco, às 8h30 deste domingo, no Dnocs. G1InterTV/MoC.


Como vota os candidatos neste domingo
O candidato Paulo Guedes (PT) votou agora a pouco, às 8h30, na seção eleitoral do Dnocs-MG, no Bairro Edgar Pereira. Ruy Muniz (PRB) votou às 9h em uma seção do Colégio São José na cidade.

sábado, 27 de outubro de 2012

Eleição municipal 2012: lixo eleitoral no dia de votação

TRE-MG envia sugestão aos candidatos do segundo turno para evitar lixo na eleição

Lixo eleitoral no dia de votação: 'candidato que suja antes, pode sujar depois...'. FN Café NEWS out. 2012.
Cruvinel, presidente do TRE-MG
BELO HORIZONTE (MG) - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Antônio Carlos Cruvinel, enviou ofício nesta sexta-feira (26) aos candidatos a prefeito das cidades que terão segundo turno em Minas sugerindo que neste sábado (27) entreguem nos Batalhões da Polícia Militar de cada município todo o material impresso de campanha não utilizado. 

No documento, o presidente do TRE alerta os candidatos de que, com isso, será possível reduzir a quantidade de “lixo eleitoral” espalhado pelas calçadas, além de evitar a distribuição ilegal de propaganda no dia das eleições, prevista como crime na Lei nº 9.504/97 (art. 39, § 5º, I a III). A iniciativa é parte da campanha “Sujeira Não é Legal” e tem a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais. A intenção é dar destinação ambientalmente correta às sobras de materiais de propaganda eleitoral.

De acordo com o ofício, a entrega dos materiais gráficos – santinhos, folders, cartazes, panfletos e outros impressos semelhantes – deverá ser feita aos batalhões no sábado, das 22h às 24h - exceção de Uberaba, onde o horário será de 22h às 23h. A propaganda eleitoral é permitida até as 22h de sábado (distribuição de material gráfico, carreata, carro de som, cavaletes).

No caso de Uberaba, por iniciativa dos promotores eleitorais do município, os candidatos a prefeito no segundo turno, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin e Paulo Piau Nogueira, já firmaram no último dia 23, termo de compromisso para entregarem no dia 27 de outubro todo o material publicitário impresso de suas campanhas eleitorais que não tiver sido utilizado até aquele momento. Todo o material publicitário ali depositado pelos candidatos e suas respectivas coligações será doado para a Cooperu – Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba, conforme decisão dos promotores eleitorais de Uberaba. O ofício do presidente do TRE aos dois candidatos de Uberaba ressalta o apoio à iniciativa do Ministério Público local.