Páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vapor Benjamim Guimarães é palco de orquestra sinfônica em ano de homenagem dos seus 100 anos em Pirapora MG

Sinfonia do Velho Chico é, mais uma vez, sucesso em Pirapora
Orquestra sinfônica faz homenagem ao Centenário do Vapor Benjamim Guimarães, em Pirapora (MG). Fotos: Ivan Rodrigues - 25 maio de 2013.
RIO SÃO FRANCISCO - Na noite do último sábado (25-05) foi realizado em Pirapora (Norte de Minas) a 2ª Sinfonia do Velho Chico em 2013. O evento é uma parceria da Prefeitura de Pirapora, Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) e Associação Cultural, Musical e Artística São Vicente de Paula. A apresentação teve duração de duas horas e agradou  centenas de turistas de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Divinópolis e Montes Claros. O palco da Sinfonia é o Vapor Benjamim Guimarães, que em 2013 completará 100 anos, além de ser a única embarcação movida a lenha do mundo.

O diretor presidente da Empresa Municipal de Turismo, Alberto Trincanato, destacou a parceria com a Sinfônica Jovem de Pirapora, para a implantação do projeto Sinfonia do Velho Chico. “Um sucesso absoluto, hoje temos aqui pessoas de vários lugares do Brasil. Estamos muito entusiasmados com o projeto, conversei com muitos turistas, que estão encantados com o desempenho não só do maestro Alex Domingos, como também dos músicos. Sabíamos que essa parceria seria um sucesso, pois de um lado tem o poder público com a intenção de fazer um turismo de qualidade. Do outro, crianças talentosas, só poderia acabar com esse resultado sucesso total”, finalizou o diretor.

O maestro Alex Domingos destacou a parceria com a Prefeitura de Pirapora. “A cada dia que passa o projeto evolui, hoje temos turistas de Divinópolis, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, além da população de Pirapora. Hotéis e Restaurantes estão lotados, reflexo desse projeto audacioso, que conta com a coragem do prefeito Léo Silveira e do presidente da Associação, Ansfrido André, um batalhador para o sucesso do projeto”.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Combate à Corrupção: PF realiza operação 'Sertão Veredas' no Norte de Minas

Ação da PF visa desarticular organização que desviava recursos públicos. Investigações apontam desvio que pode superar a quantia de R$ 5 milhões.
Do G1 Grande Minas
Operações da PF de combate à corrupção. Fotos: Arquivo PF.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na madrugada de desta segunda-feira (27), a "Operação Sertão-Veredas", com objetivo de desarticular uma organização criminosa, que desviava recursos públicos de municípios do norte mineiro. Segundo informações da PF, a ação espera cumprir 45 mandados judiciais, sendo 10 mandados de busca e apreensão, 21 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis e 14 mandados de prisão, dois quais 13 já foram cumpridos. As apurações apontam um desvio que pode superar a quantia de R$ 5 milhões.

A operação se estende a municípios situados em três estados: Montes Claros, São Francisco, Itaracambi, Januária, Manga e Janaúba em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, no estado da Bahia e Guarapari, no estado do Espírito Santo. Participam da operação 100 policiais de diversas regiões do País.
Em nota oficial, a PF informa que a quadrilha, formada por empresários, servidores públicos e agentes políticos, atuantes, principalmente, nos municípios de Januária e Itacarambi(MG), fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações para as empresas integrantes da organização criminosa. Obras públicas em áreas diversas da construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e de locação de máquinas para a limpeza urbana não eram sequer fiscalizadas e os servidores públicos envolvidos no esquema atestavam a sua conclusão mesmo quando incompletas ou inexistentes.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fábrica da Alpargatas começa a operar de maneira experimental nesta sexta (24) em Montes Claros

Expectativa é gerar 2,2 mil empregos diretos e 2 mil indiretos na cidade. 100 milhões de pares de sandálias serão produzidos por ano

Márcio Utsch, presidente da Alpargatas (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
Cida Santana Do G1 Grande Minas
MONTES CLAROS (MG) – Começa a funcionar em caráter experimental nesta sexta-feira (24), em Montes Claros (MG), a fábrica de calçados Alpargatas. A inauguração oficial da unidade está prevista para acontecer em setembro deste ano.

A indústria que vai gerar 2,2 mil empregos diretos e 2 mil indiretos na cidade. Começou a ser montada no segundo semestre de 2011, no Distrito Industrial da cidade, e agora começa suas primeiras operações.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

SAÚDE: Entra em vigor lei que fixa prazo para início de tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde

Presidente Dilma sancionou lei que estabelece tratamento de câncer pelo SUS em novembro do ano passado
SUS pode proporcionar tratamento gratuito de câncer à população brasileira. Foto: Agência Brasil/maio 2013.
Thais Leitão/Repórter da Agência Brasil
Brasília – A partir de hoje (23), pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A determinação consta da Lei 12.732/12, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado, que entra em vigor nesta quinta-feira

Para ajudar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, há uma semana, a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponibilizado gratuitamente para as secretarias de Saúde, vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan.

domingo, 19 de maio de 2013

CCH realiza primeiro colóquio em Ciências Humanas refletindo as perspectivas das licenciaturas na Unimontes


COLÓQUIO DE CIÊNCIAS HUMANAS VAI PROPORCIONAR AMPLO DEBATE COMO REFERÊNCIA PARA AS LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE
Professor Antônio Wagner Rocha, Diretor do CCH, discute com os professores membros do Conselho Departamental de Ciências Humanas proposições e articulações para o primeiro Colóquio da área. Foto: ACS/Unimontes.
A Direção do Centro de Ciências Humanas (CCH) e o Conselho Departamental do referido Centro promovem na segunda e terça-feira próxima, dias 20 e 21 de maio de 2013, o “I Colóquio de Ciências Humanas: reflexões e perspectivas das licenciaturas da Unimontes”, que será realizado nos Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
O evento terá como objetivo refletir, discutir e apontar soluções para a atual situação dos cursos de licenciaturas e suas metas para os próximos anos, visando garantir a qualidade dos seus aspectos acadêmicos.

sábado, 18 de maio de 2013

Educação Infantil: "Temos que nos esforçar para a universalização desta etapa”, diz membro do governo Dilma

Ministra do Desenvolvimento Social pede que municípios invistam em creches, uma das etapas da educação infantil
Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social, solicita prioridade e investimento dos prefeitos na etapas de desenvolvimento da Educação Infantil. Foto: MDS/maio 2013.
Mariana Tokarnia*/Repórter da Agência Brasil
COSTA DO SAUÍPE (BA) – A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, pediu que os gestores municipais invistam em creches de educação integral para crianças até 4 anos de idade. A faixa etária, segundo a ministra, é uma grande preocupação sobretudo quando se trata de crianças pobres. “As crianças precisam ir para a creche, não porque a mãe precisa trabalhar, mas porque as crianças não têm o estímulo adequado. Temos que nos esforçar para a universalização desta etapa”.

Ela falou hoje (16) no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A ministra fez um apelo: “Eu sei que vocês têm que cumprir a emenda [que termina que todas as crianças a partir dos 4 anos esteja na escola em 2016], mas nós acreditamos que é possível cumprir a meta e investir em creches”.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Educação Infantil: Brasil possui um déficit de 1,157 milhão de vagas nas pré-escolas

EM BUSCA DE VAGAS 

Universalizar o acesso à educação infantil para crianças de 4 e 5 anos até 2016 é um grande desafio para o país, que possui déficit superior a 1 milhão de vagas

Crianças aguardam vagas nas etapas da educação infantil. Além do mais, elas esperam também um ensino-aprendizagem de qualidade no Brasil. Foto: Revista Escola Pública/maio 2013.
Da Revista Escola Pública
Faltam 1,157 milhão de vagas nas pré-escolas brasileiras. A educação infantil para as crianças de 4 e 5 anos é obrigatória desde 2009, quando foi aprovada a Emenda Constitucional (EC) número 59. Os municípios, em colaboração com estados e a União, têm até 2016 para atender à demanda. Até lá, para chegar a todos, a taxa de atendimento nessa etapa precisa crescer cerca de 20%. Entre as dificuldades enfrentadas estão a falta de recursos, as dificuldades de inscrição no programa federal de auxílio à expansão e o planejamento da ampliação. O desafio é grande e urgente.
O próprio Plano Nacional de Educação (PNE), em votação no Congresso, trata, em sua primeira meta, da necessidade de "universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender 50% da população de até 3 anos".
O levantamento do número de vagas necessárias para a universalização do acesso foi feito pelo economista e auditor externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Sul, Hilário Royer. Apesar do grande número de crianças ainda excluídas dessa etapa, a taxa de atendimento do país subiu de aproximadamente 47% em 2001 para 80% em 2011. Enquanto há estados em que os municípios conseguiram suprir consideravelmente a demanda, como o Maranhão, que atende a 99% das crianças dessa faixa etária, há outros com grande dificuldade em expandir as vagas, como o próprio Rio Grande do Sul, que está na lanterna junto a Goiás, com cerca de 63%.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Estados e municípios têm de regularizar contas de 2011 e 2012 sobre o repasse de recursos do FNDE para alimentação e transporte escolar

Nove estados e 1.227 municípios ainda não prestaram contas dos recursos da merenda escolar
Governadores e prefeitos têm de fazer prestação de contas da merenda escolar nos anos de 2011 e 2012.  Foto: FNDE.
Da Agência Brasil
Brasília – Os estados e municípios que ainda não prestaram contas dos recursos recebidos em 2011 e 2012 para alimentação e transporte escolar devem regularizar a situação para que não deixem de receber os repasses.

Transporte escolar fincanciado pelo FNDE no Brasil.
De acordo com levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até o final da manhã de hoje (13),  1.227 municípios e nove estados (Alagoas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Roraima e Tocantins) não tinham prestado contas dos recursos de 2012 da alimentação escolar.

Com relação ao programa de transporte escolar, 1.326 prefeituras ainda precisam encaminhar os registros referentes a 2012. No caso das prestações de contas de 2011, 632 municípios ainda não prestaram contas quanto aos recursos recebidos para transporte escolar e 830 prefeituras e sete estados (Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso Sul, Pernambuco, Piauí, Roraima e Tocantins) ainda não encaminharam as prestações referentes à alimentação.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Polícia Federal desencadeou uma mega operação de combate à corrupção em prefeituras do Norte Minas nesta quinta (9)

Polícia Federal prende no Norte de Minas quadrilha acusada de fraudar licitações
Entre os presos, um ex-prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz de Salinas, acusados de desviar aproximadamente R$ 400 mil
PF realiza prisões em prefeituras da mesorregião do Norte Minas. Foto: Arquivo de O Globo.
JORNAL EM* - A Polícia Federal (PF) em Montes Claros desencadeou, na manhã desta quinta-feira, operação para cumprimento de mandato de prisão e de busca e apreensão de envolvidos em desvio de recursos da Prefeitura de Santa Cruz de Salinas, no Norte Minas, estimados em R$ 400 mil. Entre os acusados está o ex-prefeito  Albertino Teixeira, que administrou a cidade entre 2008/2012,  e o atual presidente da Câmara, vereador  Manoel Teixeira.

As pessoas com mndato de prisão contra elas são acusadas dos crimes de formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, peculato e desvio de verbas públicas, que eram destinadas a convênios para a construção de rede água, de esgoto e drenagem no município; e coleta de lixo das residências, capinação e limpeza das vias urbanas” e a “construção de unidades de saúde rural”.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Prefeitos de MG cassados por compra de voto e abuso de poder político terão que devolver mais R$ 281,8 mil aos cofres públicos

Advocacia-Geral cobra mais de R$ 2,7 milhões de prefeitos cassados no Brasil pelo custo de novas eleições
A Advocacia-Geral da União (AGU) cobra de volta mais de R$ 2,7 milhões aos cofres públicos gastos pela Justiça Eleitoral com novas eleições geradas por cassação de prefeitos em diversos municípios do país. A quantia duplicou um ano e meio após o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowisk, assinarem acordo de cooperação técnica que garante o repasse de informações entre os órgãos sobre os prefeitos que foram cassados por atos ilícitos cometidos durante o processo eleitoral.

sábado, 4 de maio de 2013

Brasil se prepara para Fórum Nacional de Educação em fevereiro 2014

Municípios realizam encontros preparatórios à Conferência Nacional de Educação
Coletiva de imprensa para divulgar Semana de Mobilização da CONAE/2014 em Pernambuco. Foto: Camila Figueiredo
BRASÍLIA* – Os municípios brasileiros já estão engajados no processo de construção da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014. As conferências municipais são a primeira instância de debates para a elaboração de propostas a serem encaminhadas às etapas estadual e nacional.

As primeiras conferências municipais ordinárias foram realizadas em João Pessoa (PB) e Itupiranga (PA) e, nos dias 10 e 11 de maio, a cidade de Anápolis recebe a primeira conferência intermunicipal de Goiás. O encontro terá a participação de 800 representantes de 29 municípios

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Liberdade de Imprensa: Brasil está na 91ª posição em uma lista de 196 países

Brasil cai em ranking da liberdade da imprensa feito por ONG

Liberdade de imprensa é ainda parcialmente livre, segundo entidade internacional
FOLHA DE SÃO PAULO
O Brasil perdeu dois pontos no ranking da liberdade de imprensa produzido pela ONG norte-americana Freedom House divulgado na quarta-feira (1º).

No novo levantamento, o país aparece com 46 pontos em um sistema que vai de 0 a 100, sendo que quanto mais baixa a pontuação mais livre é considerada a imprensa.

Essa é a pior colocação do país desde que o ranking começou a ser produzido, em 2002.
A imprensa brasileira é classificada como parcialmente livre pela entidade. Com isso, o Brasil está na 91ª posição em uma lista de 196 países.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Em discurso do Dia do Trabalho, presidente afirma que a luta contra a inflação ‘é constante, imutável e permanente’

Dilma diz que não descuida da inflação e lança cruzada pela educação
Dilma Rousseff, durante pronunciamento feito em rádio e TV, nesta 4ª feira, dia do Trabalho. Fonte: Presidência da República/Blog do Planato - 1º de maio 2013.
João Domingos, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff aproveitou o discurso em comemoração ao Dia do Trabalho, feito em rede de rádio e TV, para dizer que a luta contra a inflação "é constante, imutável e permanente". E que, a partir de agora, vai privilegiar como nunca a educação, "o instrumento que mais amplia o emprego e o salário." A inflação virou ativo nos discursos de oposição.

Para tanto, afirmou a presidente no programa de cerca de 12 minutos, continuará insistindo para que todos os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados na educação. Disse que acabou de assinar um projeto de lei prevendo o repasse do dinheiro para a educação. Na terça-feira, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, provável candidato à Presidência da República, mandou à Assembleia Legislativa proposta que vincula todos os royalties do petróleo à educação.

Vinculação integral dos royalties à educação pode dar um salto qualitativo para o desenvolvimento do Brasil

Governo enviará ao Congresso nova proposta sobre royalties do petróleo para a educação

Recursos do pré-sal podem dar uma injeção de ânimo na valorização e formação de professores no Brasil. FN Café News/maio 2013.
O governo federal enviará nova proposta de medida provisória para destinar os royalties do petróleo para a educação. A afirmação foi feita pela presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta segunda-feira, 29, durante entrega de ônibus escolares em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

O governo federal vai se antecipar na formulação do texto, já que a MP 592/12 perderá a validade em 12 de maio. O primeiro texto foi enviado em dezembro ao Congresso Nacional.