Páginas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO BÁSICA – BNCC: Base Nacional Comum Curricular

Ministro da Educação afirma que Base Comum vai originar mudanças significativas para o ensino no Brasil
Novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro,  pretende com uma  nova  base curricular "construir uma mudança significativa na Educação Básica brasileira. Foto : NBR/TV Governo Federal.
Com ACS/MEC e Adaptações FN Café NEWS
ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse  que “a Base Nacional Comum é a base sobre a qual podemos construir uma mudança significativa na educação”. A fala de Janine Ribeiro ocorreu, durante a apresentação do documento de referência para discussão da base nacional curricular da educação básica, na quarta-feira passada (16/9), em Brasília (DF). O documento, disponível para consulta pública na Internet, apresenta os conteúdos para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante.

Para o ministro, a consulta pública é um importante instrumento de participação democrática, que permitirá à sociedade brasileira contribuir para a construção dos currículos dos ensinos fundamental e médio. “É um documento de discussão, e é muito importante que cada componente curricular seja amplamente discutido por todos que trabalham com esses componentes, sejam professores, pesquisadores, mas também por todos os membros da sociedade”, disse Janine Ribeiro.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"DEMANDAS POTENCIAIS PARA O SETOR ENERGÉTICO NO NORTE DE MINAS..."

Sedinor apresenta Planejamento Estratégico de Integração para desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais
Secretário da Sedinor, Paulo Guedes, discorre em workshop falando sobre as demandas potenciais para o setor energético no Norte de Minas. Foto: Sedinor.
Com Ascom Sedinor/ Adaptações FN Café NEWS
MONTES CLAROS (MG) - O secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes, apresentou, nesta sexta-feira (11/09), em Montes Claros, o Planejamento Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (PESI – NNE). O documento, elaborado em parceria com a Sudene, traz um diagnóstico completo dos municípios e aponta demandas e potencialidades para o desenvolvimento regional.

O lançamento foi feito durante o workshop “Energia Fotovoltaica no Norte de Minas”, promovida pela Sedinor e seu órgão operacional, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). O evento marcou o início das ações que serão desencadeadas nas regiões Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir as diretrizes do PESI.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O GRITO DOS EXCLUÍDOS em 7 de Setembro...

Índia Xakriabá é presa pela PM no dia da ‘Independência’ em Montes Claros (MG)
Integrantes do movimento afirmam que ação da Polícia Militar foi exagerada
Índia Xakriabá alegou que não tinha intenção de derrubar a grade.  Foto: Valdivan Veloso/G1.
Com o G1 Grande Minas/Adaptações FN Café NEWS [ATUALIZAÇÃO 9h22 de 8 set. 2015]
MONTES CLAROS (MG) - Uma índia Xakriabá foi detida na manhã desta segunda-feira (7) durante a manifestação “O grito dos Excluídos”  em Montes Claros, Norte de Minas, após o desfile de 7 de setembro. O grupo protestava e reivindicava melhorias na educação, saúde e segurança no município.
Vídeo disponibilizado pelos manifestantes, no Whatsapp, mostra a ação da PM de detenção da índia Xakriabá em Montes Claros no dia da ‘Independência’: 7/9/2015
De acordo com a Polícia Militar, a índia, que estuda em Montes Claros, estava exaltada e chutou um alambrado que separava um espaço reservado ao palco, montado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, onde aconteceu os desfiles em homenagem a Independência. Ainda de acordo com a PM, o alambrado caiu e atingiu policiais. Juvana Xakriabá foi conduzida à delegacia.

“Nós fazíamos nossas reivindicações, que são diárias, e o prefeito (Ruy Muniz) acenava como se estivesse zombando da gente. Acredito que tenha ocorrido um equívoco, pois muitos jovens pulavam no local”, afirma a integrante do movimento, Sônia Gomes Oliveira.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

FIM DO FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHA NAS ELEIÇÕES...

Senado aprova reforma política que proíbe doação de empresas nas campanhas
Plenário do Senado Federal, em Brasília-DF, durante a votação nesta quarta-feira (2/9) do 'Fim do Financiamento Privado de Campanha em Eleições'. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.
Com Agência Senado/Adaptações FN Café NEWS
BRASÍLIA -  O Senado aprovou nesta quarta-feira (2), com  36 votos favoráveis e 31 contrários,  a proibição das doações de empresas às campanhas políticas. Ficou autorizado, por outro lado, o repasse de dinheiro de pessoas físicas aos partidos e candidatos. A doação, no entanto, está limitada ao total de rendimentos tributáveis do ano anterior à transferência dos recursos. Essas normas fazem parte da reforma política reunida no PLC 75/2015.

O placar apertado refletiu a polêmica durante a discussão do modelo de financiamento de campanha. O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu o fim das doações de empresas, prática que ele considera inconstitucional. “Nós temos uma bela oportunidade de pôr fim a essa presença ilegal, inconstitucional e imoral, que é o envolvimento de empresários no financiamento de campanha. Empresa visa lucro e a política não pode ser uma atividade do lucro”, avaliou o senador Viana