terça-feira, 10 de janeiro de 2023

GOLPE ABORTADO

'Golpe abortado'

Por Frei Betto* 

Invasão de terroristas nesse domingo (8/1/2023) em Brasília, onde milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram protestar contra a vitória na eleição de 2022 do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inconformados com a derrota em 2022 do ex-presidente, bolsonaristas radicais (terroristas/golpistas) invadiram e depredaram prédios públicos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional [Câmara e Senado]. As forças de Segurança Nacional conseguiram coibir milhares de manifestantes e prender centenas de invasores e vândalos que destruíram o patrimônio público na Praça dos Três Poderes na Capital do País. Lula venceu a disputa no segundo turno, em 2022, sendo ele eleito de forma legitima com 60.345.999 votos, o que representou, à época, 50,9%, contra os 58.206.354 votos em Bolsonaro que resultou em 49,1%. Avaliações das urnas eletrônicas eleitorais demonstraram que elas são seguras e todas passaram por auditorias de especialistas no Brasil e  analistas internacionais. As urnas eletrônicas são criptografadas, geram boletins impressos no início das votações, de 'zero votos' [zerésima] aos candidatos, e, em seguida, são realizadas a apuração e totalização do resultado da eleição que é proclamada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Nunca houve registro de fraude eleitoral desde a adoção do voto eletrônico, em 1996. Foto: Evaristo Sa/AFP.

Ao destruir os palácios dos três poderes no domingo, 8 de janeiro, em Brasília, os terroristas bolsonaristas mostraram as caras e as garras. Trumpistas miméticos, reproduziram aqui em dimensões mais amplas o vandalismo ocorrido no Capitólio, em Washington, há dois anos, numa demonstração cabal de que seu lema é “ditadura sim, democracia não!”.

A segurança falhou por cumplicidade do governador de Brasília, Ibaneis Rocha, e seu secretário de Segurança, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres. A Polícia Militar da capital federal, responsável pela defesa do patrimônio nacional, facilitou a ação dos criminosos e só prendeu alguns vândalos após Lula decretar intervenção federal na segurança pública de Brasília.

As Forças Armadas se omitiram, em evidente postura de apoio tácito ao terrorismo. Aliás, as “incubadoras de terroristas”, como bem qualificou o ministro da Justiça, Flávio Dino ao se referir aos acampamentos bolsonaristas diante de quartéis, afinal chocaram o ovo da serpente. A Justiça brasileira cometeu o grave erro de, nos primórdios da redemocratização do país, em meados de 1980, não punir com rigor os assassinos e torturadores a serviço da ditadura militar que se apossou do país durante 21 anos (1964-1985). Tivesse seguido o exemplo da Argentina, do Uruguai e do Chile, o Brasil teria separado o joio do trigo.

sábado, 29 de janeiro de 2022

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022

 Panorama visto da ponte

A eleição de outubro caminha mesmo para o embate Lula versus Bolsonaro

Por Luis Felipe Miguel*

Em dezembro 2021, pesquisa Datafolha presencial com 3.666 pessoas apontou que Lula tem 48% das intenções de voto no 1º turno, seguido de Bolsonaro (22%), Moro (9%) e Ciro (7%). Foto: em montagem, o ex-presidente Lula, o presidente Jair Bolsonaro, Sergio Moro e Ciro Gomes. Miguel Schincariol/AFP e Pedro Ladeira/Folhapress.

A candidatura de Lula segue de vento em popa. A estratégia escolhida pelo ex-presidente é – para usar uma palavra neutra – discutível, sobretudo quanto a seus efeitos pós-eleitorais, mas este é tema para outra reflexão. Desde que recuperou os direitos políticos, ele soube se posicionar como a antítese do pesadelo bolsonarista, tornando-se praticamente a opção única do centro para a esquerda. Embora venha mais uma campanha muito pesada, das usinas de fake news às minisséries da TV Globo, larga como franco favorito.

Já para Bolsonaro, o melhor caminho seria talvez desistir de uma reeleição improvável e tentar um mandato parlamentar pelo Rio de Janeiro, garantindo imunidade. Mas tal passo é contraditório com a persona política que ele criou e com a manutenção de sua base fanatizada (além de exigir a desincompatibilização do cargo). Deve, portanto, seguir o caminho de Trump: tumultuar o processo ao máximo, apostar em manobras de alto risco e manter, sempre, uma alta capacidade de disrupção, a fim de inibir medidas legais contra ele por parte de um futuro governo democrático.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Depois de castigarem a Bahia, chuvas fortes podem se intensificar em Minas Gerais

Chuvas fortes podem se intensificar em MG

Segundo o alerta da empresa Metsul, Belo Horizonte é a capital com maior risco para chuvas nos últimos dias de 2021 e começo de 2022

Ponte não resistiu à força da correnteza das inundações no município de Jucuruçu e parte da estrutura foi levada pelas águas. Foto: Manu Dias/Governo da Bahia

Ponte não resistiu à força da correnteza das inundações no município de Jucuruçu e parte da estrutura foi levada pelas águas. Foto: Manu Dias/Governo da Bahia

Por jornal O Tempo/BH - 28/12/21: 18h21
Depois de castigarem a Bahia, causando inundações e deixando mais de cem municípios em estado de emergência, as chuvas devem chegar com mais intensidade na região Sudeste, principalmente em Minas Gerais. O alerta é da empresa de meteorologia Metsul, feito nesta terça-feira (28).

Segundo o instituto, o corredor de umidade, responsável pelo excesso de precipitações no estado baiano, e também no Tocantins, vai estar mais ao Sul nos próximos dias, ocasionando volumes de chuva muito altos na região sudeste. “O Estado com maior risco é Minas Gerais, entretanto áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo também podem sofrer com precipitação excessiva”, diz o comunicado publicado no site da empresa.

domingo, 25 de abril de 2021

COVID-19: A EPIDEMIA SILENCIOSA DA DOR QUE ‘ESCONDE O TERROR E O SOFRIMENTO DOS QUE MORRERAM SOZINHOS’

Morte “higiênica” e “escondida” por covid-19 agrava a epidemia silenciosa da dor

Duas pesquisas apontam que cada óbito afeta uma média de nove parentes diretos, gerando uma nova onda de desafios para a saúde da população
Enfermeira atende um paciente internado na UTI do Complexo Hospitalar de Navarra, na Espanha, em 15 de abril. Foto: Jesús Diges / EFE

El País, 24 abr 2021 - Raúl LimónOs mortos por covid-19 se tornaram um número a mais. Suas cifras, sem imagens e sem referências biográficas, acompanham diariamente as de contagiados, hospitalizados, internados em UTIs e vacinados. É o que o antropólogo Alberto del Campo, da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (sul da Espanha), qualifica como “morte higiênica”, que, entre outras coisas, “esconde o terror e o sofrimento dos que morreram sozinhos”, segundo ele. Mas essas mortes têm consequências que vão além dela própria. Dois estudos diferentes, um da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e outro da Estadual da Pensilvânia (EUA), concordam em calcular que, de cada paciente morto por covid-19, há um impacto direto sobre nove parentes próximos (avós, pais, irmãos, cônjuges e filhos), que são parte de uma crise sanitária, social e econômica mais ampla que a atribuída diretamente ao coronavírus. Segundo a conclusão do estudo norte-americano, publicado na revista PNAS, “poderiam conduzir indiretamente a uma maior mortalidade devido a causas não relacionadas com a pandemia: agravamento de condições crônicas não tratadas, abuso de álcool, autolesão, violência doméstica e outros fatores”.

Para o antropólogo sevilhano, “a higienização da morte não é uma estratégia inocente, como tampouco é inocente a forma como o poder tenta camuflar a calamidade da pandemia, como se de uma catástrofe natural se tratasse. Se for apresentada como inevitável, então não há responsáveis”.

Del Campo reuniu em seu livro Pensar la pandemia (editora Dykinson, 2021) uma dúzia de trabalhos sobre os efeitos da covid-19 além da saúde e a economia. Em um destes estudos, Alejandro González Jiménez-Peña, especialista em filosofia da morte, acrescenta uma razão antropológica adicional para esta camuflagem da morte: “Antigamente ela era silenciada, era um tabu até ontem, antes da pandemia, e poderíamos continuar dizendo que é um tabu hoje em dia, apesar da pandemia”.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

EVOLUÇÃO HUMANA

 E se nós formos os neandertais?

As últimas descobertas genéticas reabrem o debate sobre a possibilidade de que esta espécie não tenha se extinguido, mas foi integrada aos ‘sapiens’
Menina observa uma figura que recria a fisionomia atribuída ao homem de neandertal. Fonte: Museo del Neandertal
El País, Guillermo Altares – 10 Abr 2021 

O debate sobre a capacidade cognitiva dos neandertais, a espécie humana mais próxima da nossa, desaparecida há cerca de 40.000 anos, parece cada vez mais convergente na comunidade científica: eram tão inteligentes, habilidosos, solidários e criativos quanto nós, os homo sapiens. Mas, agora, as novas descobertas genéticas abrem um debate ainda mais desafiador: e se, na realidade, eles não tiverem se extinguido? Impulsionados por novas análises de DNA fóssil, alguns especialistas apontam que os neandertais continuam por aqui porque somos nós, já que ocorreu uma integração entre as duas espécies.

Quanto mais material genético conseguem extrair e analisar da pré-história remota —algo nada simples, porque quanto mais antigo o DNA, mais difícil é obter resultados confiáveis— fica mais evidente que neandertais e humanos mantiveram cruzamentos constantes. A revista Nature revelou na quarta-feira as análises de DNA de quatro indivíduos europeus de 45 mil anos atrás: todos eles tinham ancestrais, mais ou menos diretos, neandertais. E não é a primeira vez que isso acontece: os outros dois genomas do homo sapiens daquela época analisados também revelam hibridização entre as espécies, num caso, aliás, muito recente (o seu tataravô pertencia à outra espécie).

Se os cruzamentos entre os neandertais e o homo sapiens fossem raros e bem localizados no tempo e no espaço, esses resultados seriam o equivalente científico a encontrar uma agulha no imenso palheiro da pré-história. O fato de ancestrais diretos aparecerem repetidamente indica um padrão. Não está claro quantas ondas migratórias humanas vieram da África para a Europa e Ásia, ou quando ocorreram. Nem o que aconteceu com os seres humanos —neandertais e denisovanos— que estavam lá quando nossa espécie chegou. Mas é evidente que mantiveram muito mais do que relações de amizade, como mostram os resultados obtidos pela equipe de Svante Pääbo, o geneticista sueco que revolucionou a investigação da evolução humana graças à análise de DNA antigo e que obteve o primeiro genoma completo de um neandertal.

MÁ GESTÃO DA PANDEMIA NO BRASIL

Desmatamento na Amazônia, má gestão da pandemia no Brasil e agravamento da crise de covid-19 devido à escassez nos hospitais são destaques no noticiário alemão

Jornal satiriza pedido de Ricardo Salles por US$ 1 bi do exterior: "Agora o preço da floresta amazônica está sobre a mesa". Foto AP, via DW.
Deutsche Welle (DW) [empresa pública de radiodifusão da Alemanha], 21 abr. 2021

Die Süddeutsche Zeitung - "Uma combinação perigosa de inação e irregularidades" (15/04)

O Brasil tem cerca de 3% da população mundial, mas registra 12% de todas as mortes por covid-19. As razões para isso são complexas, conforme analisou a equipe da pesquisadora Márcia Castro, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Isso inclui o fato de que o Sars-Cov-2 inicialmente circulou despercebido no Brasil por mais de um mês. Grandes desigualdades sociais e econômicas no país também afetam o setor da saúde, contribuindo para o fato de algumas regiões terem sido particularmente atingidas. Além disso, a gestão de crises é insuficiente. As cidades impuseram poucas medidas uniformes. O uso da máscara foi em parte politizado. "Uma combinação perigosa de inação e irregularidades", escrevem os autores do estudo. Não houve muita melhora até agora, afirmam os pesquisadores. E a campanha de vacinação caminha devagar.

Pierre Van Heddegem, gerente de operações da organização Médicos sem Fronteiras para a ajuda da covid-19 no Brasil, diz: "A devastação que nossas equipes viram inicialmente na Amazônia agora se tornou realidade na maior parte do Brasil." Ele também aponta para a falta de planejamento e coordenação por parte das autoridades competentes: "Os pacientes morrem sem acesso a ajuda médica, os profissionais de saúde estão exaustos e sofrem de graves tensões psicológicas e emocionais."

 

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Brasil: ‘O LADO MEQUETREFE DE UMA SOCIEDADE...’

A cafajestagem bolsominion
Por Paulo Brondi
Publicado no Blog do Juca Kfouri – Folha de S. Paulo,19/02/2020 12h19
Bolsonaro é um cafajeste. Não há outro adjetivo que se lhe ajuste melhor.
Figura HQ, publicada na Edição do Esquerda Diário, sexta-feira 9 de fevereiro de 2018.
Cafajestes são também seus filhos, decrépitos e ignorantes. Cafajeste é também a maioria que o rodeia.
Porém, não é só. E algo que se constata é pior. Fossem esses os únicos cafajestes, o problema seria menor.
Mas, quantos outros cafajestes não há neste país que veem em Bolsonaro sua imagem e semelhança?
Aquele tio idiota do churrasco, aquele vizinho pilantra, o amigo moralista e picareta, o companheiro de trabalho sem-vergonha…
Bolsonaro, e não era segredo pra ninguém, reflete à perfeição aquele lado mequetrefe da sociedade.
Sua eleição tirou do armário as criaturas mais escrotas, habitués do esgoto, que comumente rastejam às ocultas, longe dos olhos das gentes.
Bolsonaro não é o criador, é tão apenas a criatura dessa escrotidão, que hoje representa não pela força, não pelo golpe, mas, pasmem, pelo voto direto. Não é, portanto, um sátrapa, no sentido primeiro do termo.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva