Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Pesquisa Vox Populi de intenções de voto para prefeito de Montes Claros

Pesquisa Vox Populi encomendada pelo PT dá empate técnico entre Jairo Ataíde, Paulo Guedes e Ruy Muniz na disputa para prefeito em Montes Claros
Cenário de intenções de voto está bastante embolado

Jairo lidera com um ponto percentual de vantagem sobre o segundo colocado, segundo o Vox
MONTES CLAROS* – O Partido dos Trabalhadores (PT) encomendou uma pesquisa junto ao Instituto Vox Populi nesta sexta (21/9), em Belo Horizonte, que traça cenário bastante complexo e embolado na disputa pela Prefeitura de Montes Claros, e diferente da última pesquisa do Instituto MDA/Estado de Minas que foi divulgada na quinta-feira (20/7) pelo FN Café NEWSA pesquisa do Vox Populi aponta um empate técnico entre três candidatos que vêm se destacando até agora na liderança pela intenção de votos.

Paulo Guedes X Ruy Muniz: disputa apertada pela segunda colocação.
De acordo com os novos números do Vox Populi, o deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM) ainda lidera, por meio da pesquisa estimulada, a disputa para prefeito da cidade, com 25% das intenções de voto. Entretanto, o deputado estadual Paulo Guedes (PT), com 24% de preferências de voto, o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), com 22% , seguem no encalço do deputado federal pela disputa da liderança da intenções de voto na cidade.

Vox Populi traz, ainda, o ex-deputado federal e ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (PPS), com 9% das intenções de voto. Mineirinho do PSOL tem 1%. Filipe Gusmão (PSTU), que foi afastado da disputa nesta semana por decisão da Justiça Eleitoral, não pontuou  segundo o Vox.

Pela intenção espontânea de votos, o resultado é o seguinte: Jairo Ataíde, 20%; Paulo Guedes e Ruy Muniz, 19%; Humberto Souto, 7%; Mineirinho e Filipe 0%


A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 14 e 19 de setembro e ouviu 750 eleitores, número que o do instituto avalia ser o necessário para obter representatividade para o conjunto do município. A margem de erro estimada para a amostragem é de 3,6 pontos percentuais para mais ou para menos, em intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MG-00503/2012, em 14 de Setembro de 2012.

Apesar da pesquisa ser registrada no TRE-MG, tenta-se agora avaliar a credibilidade dessa sondagem do Vox Populi, a qual foi encomendada pelo PT. Esse novo cenário, na rodada de pesquisas, foi divulgado com exclusividade pelo blogsite 'Em Tempo Real', do jornalista Luís Cláudio Guedes que é primo do deputado estadual Paulo Guedes. No entanto, não se pode ignorar tal quadro, o qual fica cada vez mais embolado na disputa pela intenção de voto para prefeito de Montes Claros.

Rejeição e decisão de voto
Segundo Vox Populi, o petista Paulo Guedes tem o eleitor com opção de voto mais cristalizada: 71% dos eleitores que indicaram o seu nome disseram que não pretendem mudar de ideia, contra 65% no caso de Jairo Ataíde, 67% e 68% para Humberto Souto e Ruy Muniz, respectivamente.
Ruy Muniz tem a maior rejeição entre todos os candidatos, segundo a pesquisa Vox Populi. Perguntados em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 19% dos entrevistados citaram o nome do empresário e ex-deputado. Jairo Ataíde aparece com 16% de rejeição, bem próximo de Mineirinho do PSOL, rejeitado por 15% dos eleitores. Paulo Guedes (9%) e Humberto Souto (8%) têm as menores rejeições. O ex-prefeito Jairo, no entanto, reúne a maior expectativa de vitória entre todos os candidatos. Para 44% dos entrevistados avaliam que ele ganharia a eleição em Montes Claros. Ruy Muiz (com 19%) e Paulo Guedes (14%) ficam bem mais atrás quando a pergunta é a convicção de quem será o próximo prefeito de Montes Claros, independentemente da intenção de voto do eleitorado.


Influência de lideranças nas intenções de votos
Na survey, o Vox Populi sonda o prestígio de lideranças nacional e regional no embate, quando cita o governador Antonio Anastasia (PSDB) em pergunta sobre sua influência na decisão de voto do eleitor. Apenas 9% disseram que, sim, levaria em conta o pedido do governador em favor do seu candidato na hora de decidir em quem votar, contra 19% que responderam não votar em nome apoiado por ele e 50% que não levaria o apelo do governador em conta.
O ex-presidente Lula demonstra maior poder de persuasão junto ao eleitor de Montes Claros: 22% disseram votar com certeza no candidato apoiado por ele, ante os 13% que não votariam. Para 41% dos entrevistados, a indicação de Lula não faria muita diferença. A presidente Dilma Rousseff influenciaria positivamente 21% dos eleitores e não seria atendida em apelo para votar no seu candidato por outros 13%. Dilma não teria influência sobre 43% dos respondentes à pesquisa Vox Populi.
O nome do senador da República Aécio Neves (PSDB) não aparece nessas sondagens do Instituto sobre sua influência na intenção de voto pela prefeitura da cidade. No entanto, o senador tucano demonstrou seu prestígio na sexta-feira (21/9) junto às lideranças locais, com carreatas e comícios, na visita de apoio as campanhas de Jairo Ataíde, em Montes Claros, e do ex-prefeito Ivonei Abade, em Janaúba.

Expectativa de vitória para prefeito
O ex-prefeito Jairo, no entanto, reúne a maior expectativa de vitória entre todos os candidatos. Para 44% dos entrevistados avaliam que ele ganharia a eleição em Montes Claros. Ruy Muiz (com 19%) e Paulo Guedes (14%) ficam bem mais atrás quando a pergunta é a convicção de quem será o próximo prefeito de Montes Claros, independentemente da intenção de voto do eleitorado.

*Fonte: Em Tempo Real, do jornalista Luís Cláudio Guedes, com adaptações de texto e imagens do FN Café News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS