Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

MEC revoga critério de desempate no Enem





O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira que a antecedência nas inscrições não vai ser mais utilizada como critério de desempate no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em universidades federais de todo o País, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site do SiSU, que cadastra alunos com a nota do Enem em universidades públicas, apresentou  problemas de lentidão desde sexta-feira.

No entanto, segundo o MEC, prevalecem no SiSU os critérios de desempate em: redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, que são disciplinas avaliadas no Enem.

Ainda, o SiSU registrou, hoje (até às 19h15), 484 mil inscrições de alunos para os 974 cursos de graduação oferecidos por 51 instituições de ensino superior que participam do SiSU. Do total, 112 mil se inscreveram nesta segunda-feira.

As inscrições no SiSU podem ser feitas até quarta-feira (03/01), das 6h às 23h59. Diariamente, entre zero hora e 6h, o sistema calcula as notas de corte (notas mínimas) por curso.

O MEC divulgou nesta segunda-feira o mapa de candidatos inscritos no Sisu, mostrando o ranqueamento nos 27 estados brasileiros de inscrições efetuadas.

Ranking de Inscritos por UF
Posição em 01/02/2009 - 19h
UF
Candidatos
AC
501
AL
2.593
AM
18.627
AP
498
BA
40.858
CE
6.610
DF
4.417
ES
6.087
GO
9.134
MA
38.251
MG
44.729
MS
3.870
MT
22.717
PA
9.149
PB
10.310
PE
36.512
PI
20.979
PR
25.710
RJ
56.255
RN
10.029
RO
4.093
RR
1.249
RS
30.717
SC
5.696
SE
3.026
SP
67.071
TO
5.187
TOTAL
484.875

Fonte: MEC/SiSU


O QUE É SISU
O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2009.

Quais as instituições e cursos participantes da seleção unificada?
A lista das instituições participantes do SiSU e dos cursos oferecidos pode ser consultada neste portal por meio do item "Vagas" ou do campo de busca. O candidato poderá fazer sua consulta por estado, instituição ou curso.

Quem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada?
Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que fizeram o Enem 2009. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.


ENTENDA O ENEM
Existe uma nota global do Enem? – Não, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não calcula uma média global de desempenho, apenas apresenta as médias separadamente.
A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional.
Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação, as instituições vão utilizar o conjunto de notas do Enem segundo critérios específicos de agregação e peso.

Como é calculada a nota do Enem em TRI? – Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

O que representa a nota? – Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros). Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

Escala – Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados.
Na prova de ciências da natureza e suas tecnologias, a análise TRI apontou que a menor média de proficiência observada foi 263,3. Esse número representa o início da escala para essa área, ou seja, o nível mais baixo de proficiência possível de mensuração pelas questões da prova. A maior proficiência foi 903,2.
Para ciências humanas e suas tecnologias, as notas variam entre 300,0 e 887,0. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, as médias ficam entre 224,3 e 835,6. No caso de matemática e suas tecnologias, as notas vão de 345,9 a 985,1.
Assessoria de Comunicação Social do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS