Quase 2,5 milhões de consumidores
reclamaram aos Procons em 2014
BRASÍLIA (DF)* – Em 2014, os Procons realizaram 2.490.769
atendimentos referentes a reclamações de consumidores em todo o País. Do total,
62,7% foram reclamações e denúncias. Os outros 37,3% são consultas e
orientações prestadas. O levantamento aponta também que 76% dos problemas
registrados foram solucionados pelos fornecedores.
Procons no País. Fonte: Planalto.gov.br. |
Os dados integram o Boletim
Sindec 2014 e reúnem informações
sobre as demandas dos consumidores apresentadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de
Defesa do Consumidor (Sindec). O sistema integra atendimento realizado por
Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários
destes Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema abrange 641 unidades
espalhadas por 440 cidades brasileiras.
O Boletim apresenta, dentre outras informações, uma breve
análise sobre os assuntos com mais reclamações em âmbito nacional e estadual e
ranking com empresas mais demandadas em cada estado. No relatório também é
possível comparar o volume de atendimento com respectivo índice de solução
entre empresas de um mesmo setor econômico.
Consumidor.gov.br
No site consumidor.gov.br foram registrados 50 mil atendimentos.
Atualmente, a plataforma conta com mais de 60 mil usuários cadastrados e 230
empresas credenciadas. O consumidor.gov.br é um serviço público para solução
alternativa de conflitos de consumo na internet, monitorado pelos órgãos de
defesa do consumidor e pela Secretaria
Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça
*ACS do Ministério
da Justiça
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