Editorial


EDITORIAL - FN Café NEWS, quinta-feira, 18 de julho de 2013
Para a classe política acuada e sem legitimidade moral-representativa, a população propõe: Renúncia Já!
Por França Neto*
Do jeito que a onda de protestos de ruas  vai e vem, pedidos de renúncias e impeachments, por meio de "Fora!", podem ressurgir, com toda verve popular, na pauta da agenda nacional e política deste ano. Foto: Portal Uai/arquivo 2013.
Com o recrudescimento dos atos de protestos de ruas, por meio de manifestações, de forma violenta, com destruições, depredações, ocupações e invasões de prédios público-privados, observados, na madrugada desta quinta (18) no Rio de Janeiro, o poder político e toda mega-lógica da organização financeiro-capitalista [TV, repartições públicas, bancos e shopping] estão novamente acuados, sob um dilema crucial, proposto, de maneira geral, pela população: Renúncia Já!

A repercussão da onda de protestos no País pode coloca em xeque a reeleição de diversos governantes no Brasil, inclusive acenando para um possível impeachment de alguns deles, além de ‘melar’ a realização de dois eventos importantes no País: ‘Copa do Mundo e Olimpíadas’.

Assim, o sistema político-capilista vigente no País, configurando-se atualmente como uma ‘rede de ruínas’, não atende mais ao interesse da esmagadora maioria da população brasileira, pois há literamente uma falência múltipla de seus órgãos e de suas instituições que permanecem insensíveis, uma espécie de coma profundo, ante aos anseios dos cidadãos por mais escola e saúde de qualidade, mobilidade urbana/transporte, segurança, emprego e habitação.

No caso do sistema político-representativo brasileiro, este faliu completamente num prospecto de legitimação e/ou legitimidade da nossa recente democracia, com 122 anos de proclamação/instituição da República, bem como 21 anos após eleições diretas para cargos eletivos majoritários no País: presidente.

Robert Dahl (cientista-político) assinala um governo como legítimo quando “o povo acredita que seus atos, procedimentos, decisões, políticas, estruturas, autoridades ou líderes são apropriados, moralmente justos (...)”.

Destarte ao pensamento dahliano, percebe-se que o sistema político-partidário não tem mais legitimidade, pois a visão da ampla maioria da população brasileira não acredita mais nos seus atos e procedimentos, ou mesmo, nas suas ações e decisões políticas. Talvez fosse melhor, neste momento, para todos ocupantes de cargos eletivos (presidente da República/vice, governadores/vice, deputados (federal e estadual), vereadores e prefeitos/vice) que tivessem a grandeza na alma de renunciar de suas funções e convocar novas eleições, sem a participação deles, como atuais mandatários políticos (sem legitimidade e em descrédito na aprovação popular).

Enfim, não é vandalismo nenhum, para qualquer cidadão de bem no País, propugnar hoje no Brasil a seguinte proposta radical e justa aos políticos vigentes: RENUNCIEM JÁ!

*Jornalista e Editor do FN Café NEWS

___________________________&&&&_________________________
EDITORIAL - FN Café NEWS


Car@s Amig@s,

O FN Café News é um blogsite jornalístico-cultural-educacional, cuja  finalidade precípua é  promover, de forma dinâmica e interativa pelo mundo virtual, a disseminação da informação, pesquisa, educação, da literatura e das políticas públicas; e a legitimidade do jornalismo responsável e ético na sociedade, sempre comprometido com o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural.

Seus espaços na web propiciam momentos significativos na busca do conhecimento, por meio das interações em seções, como: Notícias, Editorial; Artigos, Publicações em Congressos, Educação, Crônicas & Poesias; e mais: o espaço de defesa e preservação do Rio São Francisco: o Velho Chico. Além disso, proporciona a leitura e pesquisa exploratória em diversos espaços, tais como: ‘Jornais na Internet’, ‘Jornalismo: Debate’, ‘Blogs Jornalísticos’, ‘Cultura - Cinema - Literatura – Teatro’, ‘Museus pelo Mundo’, ‘Mapas na Internet’ e ‘Pesquisa no FN Café News e na Web’.

Portanto, sejam bem-vindos e fiquem à vontade, lendo, participando, criticando e dando sugestões, neste veículo de comunicação moderno e inteligente da Idade Mídia.

Obrigado pela sua fiel audiência nos acessos e nas visitas, sempre amiga e participativa.

Continuem com a gente!

Abraços,

FN Café News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva