sexta-feira, 12 de novembro de 2010

BH: novo terminal rodoviário



Estação BHBus São Gabriel em BH. Diário S. Gabriel/Pucminas
BELO HORIZONTE - A nova rodoviária da cidade será mesmo construída em julho de 2011, nas imediações do terreno da estação  BHBus (ônibus coletivos que realizam o transporte de passageiros de  bairro a bairro), localizado no Bairro São Gabriel, região Nordeste da Capital mineira. A expectativa do prefeito Marcio Lacerda (PSB) é de que as obras do futuro terminal rodoviário de BH sejam inauguradas em dezembro de 2012. A previsão também é de que a nova rodoviária terá hotel, shopping, supermercado e acesso rápido à estação de metrô.
Atual rodoviária de BH. Portal PBH, novembro de 2010.
Já a atual rodoviária será destinada ao embarque e desembarque dos ônibus metropolitanos e às viagens dos coletivos que levam e trazem passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. O Terminal Rodoviário de Belo Horizonte foi inaugurado em 1971, cuja capacidade hoje é para atender a uma demanda de 17 milhões de passageiros por ano. Entre embarques e desembarques, o complexo arquitetônico de 45,5 mil metros quadrados recebe diariamente, em média, 40 mil pessoas.
A obra de construção do complexo rodoviário para embarque e desembarque de passageiros tem um custo previsto de R$ 150 milhões, além das desapropriações de moradias atrás da estação BHBus, que terão ainda de desembolsar um gasto com a remoção de 220 famílias que ocupam parte da área onde será construída a nova rodoviária
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou na última quarta-feira (10/11), no Diário Oficial do Município (DOM), o processo de licitação para a escolha da empresa ou consórcio responsável pela construção e exploração da nova rodoviária. Além disso, estabeleceu regras para a concessão, através do Decreto 14.178, publicado dia 8/11 no DOM, que fixa o prazo do contrato de 30 anos, podendo ser renovado por até igual período.
Segundo engenheiros e técnicos da PBH, o projeto executivo para o novo terminal já está pronto e é considerado arrojado, pois, além dos 80 boxes para ônibus e de amplo estacionamento para veículos, o estudo prevê um hotel com 200 quartos, um shopping e um supermercado. Todo o complexo está orçado em R$ 150 milhões.
Ainda, em relação à licitação da obra, Célio Freitas – diretor de Planejamento da BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital e que está responsável pelo gerenciamento da execução do projeto, disse que: “nossa intenção, caso tudo dê certo, é abrir os envelopes (com as propostas dos concorrentes) em 10 de janeiro. O proponente tem seis meses para fazer as mudanças necessárias no projeto executivo. Em dezembro de 2012, teremos uma rodoviária nova na capital. Nosso compromisso com as famílias que serão removidas é reassentá-las no próprio Bairro São Gabriel”, concluiu o diretor.

Vantagens da Nova Rodoviária da Capital e Novas Construções de Terminais de Embarque e Desembarque na RMBH
De acordo com a PBH, a nova rodoviária trará vários benefícios para os moradores da cidade, como a melhoria no trânsito na Região Central, pois o futuro terminal será construído nas proximidades do Anel Rodoviário, evitando a aglomeração de ônibus de viagens no perímetro interno da Avenida do Contorno. Outra vantagem, segundo técnicos e engenheiros da Prefeitura, é a organização do embarque e desembarque dos passageiros que dependem dos coletivos metropolitanos, pois a atual rodoviária será destinada aos veículos que seguem para as cidades que formam a Grande BH.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a rodoviária do São Gabriel não será a única estratégia para melhorar o trânsito no Centro da capital. A Prefeitura de Contagem também está trabalhando para construir, num terreno às margens da Via Expressa, perto do Bairro Eldorado, um terminal que atenderia os passageiros daquela cidade e de municípios vizinhos. Estudos indicam que 20% das pessoas que viajam no atual terminal de BH vêm de Contagem, Betim e Esmeraldas.
Além do mais, as construções da rodoviária no São Gabriel e em Contagem colocaram fim a uma polêmica antiga: a transferência do atual terminal da capital para o Bairro Calafate,  na Região Oeste de BH. Por diversas vezes, moradores desta região reclamaram da antiga proposta da prefeitura, alegando que o trânsito no bairro, principalmente na Via Expressa e na Amazonas, ficariam caótico. A futura rodoviária, por sua vez, será erguida perto do Anel Rodoviário e da Cristiano Machado.

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