BELÉM-PA Começa hoje (4ª feira, 3/11), em Belém-PA, o III Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa Deficiente, que se estende até o próximo sábado (6/11), com cursos, conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos. O III Fórum se articula ainda com outros eventos paralelos, como o V Seminário Nacional de Promoção de Inclusão Mediada pelas Tecnologias Assistivas e o VI Simpósio Paraense de Paralisia Cerebral.
Em seus objetivos, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da Educação e Saúde pretendem discutir, de forma crítica, enfoques, como: (1) criar um espaço de debate nacional sobre as novas tecnologias na educação especial e (Re) Habilitação, para debater novas alternativas sobre a inclusão social e escolar de pessoas com deficiência; (2) reunir pesquisadores envolvidos com a temática da Tecnologia Assistiva no Brasil; (3) reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas da saúde e da educação, familiares e pessoas com deficiência para debater sobre a inclusão social das pessoas deficientes; (4) traçar alternativas de recursos de tecnologia assistiva para favorecer a inclusão social e escolar das pessoas deficientes; (5) divulgar e discutir o conhecimento produzido sobre a Tecnologia Assistiva no Brasil; e, (6) proporcionar um espaço de Reflexão para que profissionais, acadêmicos, pais e familiares, possam debater as alternativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas deficiente.
O público alvo do III Fórum é constituído por professores-pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento – Educação / Saúde que se dedicam à educação e ao tratamento das pessoas com deficiência, tais como: Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Informática, Engenharia, Arquitetura, Engenharia de Design, Assistentes sociais, Educação Física, etc.
No sábado (6/11), dedicado à apresentação dos trabalhos científicos, os pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Silvana Diamantino França (professora), José França Neto (professor), Gisele Oliveira (acadêmica de Pedagogia), Rosana Pereira Soares (acadêmica de Pedagogia) e Ana Paula da Mota França (acadêmica de Letras/Português), debatem o artigo científico, intitulado Inclusão Escolar: concepções e percepções de professores e alunos em licenciatura da Unimontes, sob a forma de comunicação oral que será apresentada na “sessão coordenada 5”: ‘Redes de Relações na Educação Inclusiva’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS