Alpargatas vai gerar com a nova fábrica 4,2 mil
empregos entre diretos e indiretos no Norte de Minas
Tomada geral da nova fábrica das Havaianas, em Montes Claros, que deve produzir 100 milhões de pares de sandálias por ano. Imagens: FN Café NEWS out. 2013. |
MONTES
CLAROS (MG) – A Alpargatas S.A., maior empresa de calçados da América Latina, inaugura
nesta sexta-feira (18/10) sua nova fábrica de sandálias Havaianas da Alpargatas no Distrito
Industrial, em Montes
Claros. A nova fábrica vai
produzir cerca de 100 milhões de pares de sandálias por ano, gerando 2,2 mil
empregos diretos e 2 mil indiretos.
A solenidade inicia-se às
13 horas desta sexta, com recepção e coquetel; às 14 horas cerimônia oficial de
inauguração, com almoço uma hora depois, visitação à fábrica às 15h45 e seu
encerramento previsto para as 17 horas.
O governador Antonio
Augusto Anastasia (PSDB) chega a Montes Claros para a inauguração, acompanhado do
vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e do secretário de Estado de
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas,
deputado Gil Pereira (PP). Além do governador, estão previstas a presença de
autoridades da região, como a bancada de deputados federais e estaduais, e
representantes do governo federal, Judiciário e Igreja. As autoridades e
representantes governamentais vão ser recepcionadas na sede da empresa pelo
presidente da Alpargatas, Márcio Utsch.
INVESTIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO
DA ALPARGATAS EM MONTES CLAROS
Instalações da fábrica das Havaianas, em Montes Claros, em dezembro de 2012. Foto: FN Café NEWS. |
Em dezembro de 2012, o projeto total da instalação
da nova empresa ficou em quase R$ 256 milhões, sendo que, a nova fábrica também
conta com recursos do BNDES através do programa Finame/PSI no valor de R$ 44
milhões. Parte desse recursos, o Banco do Nordeste, através do FNE (Fundo
Constitucional de Financiamento do Nordeste), firmou contrato de uma operação
de cerca de R$ 140 milhões para a implantação da filial da Alpargatas no
município de Montes Claros.
Em 31 de outubro 2011, Alpargatas S.A, com sede em
São Paulo, anunciou a construção de uma nova fábrica em Montes Claros, na
região norte de Minas Gerais. De acordo
com a empresa, a unidade produzirá sandálias Havaianas, um dos destaques do
portfólio de marcas da companhia, além de servir como um centro de distribuição
para a comercialização dos produtos. A empresa deve investir na nova planta R$
177 milhões nos próximos quatro anos, gerando mais de dois mil e duzentos
empregos diretos e três mil indiretos.
Em sua capacidade total, a nova planta fabricará
cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que corresponde a um
aumento de 30 % na atual produção. Em 2010, a Alpargatas fabricou e vendeu 244
milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios.
“A escolha de Montes Claros foi feita por conta da
proximidade da região com grandes centros consumidores, em particular as
regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada. Dessa forma,
favoreceremos nossas áreas de distribuição e a logística e aumentaremos nossa
eficiência, além de gerar emprego e renda para a região”, afirma Márcio Utsch,
presidente da Alpargatas S.A.
A decisão de construir uma nova planta no Brasil
faz parte de um amplo plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita
bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6
bilhões. “Estamos sempre buscando maneiras de atender melhor os nossos mercados
e nossas sandálias ‘Made in Brazil’ tem apelo aqui e internacionalmente. Aliamos
a isso a nossa preferência por investir no Brasil”, afirma Utsch.
Atualmente, a Alpargatas tem quatro fábricas no
Brasil – Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos
das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland – e em Campina Grande (PB) e
Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. Apenas no Brasil, a
Alpargatas emprega hoje 12 mil pessoas. A companhia também tem oito fábricas de
artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado
argentino.
TRAJETÓRIA DAS HAVAIANAS
O design das legítimas Havaianas foi inspirado em
uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado formado por um fino
solado de palha de arroz e tiras de tecido. Em 1962, a São Paulo Alpargatas
utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa ao mercado
brasileiro. O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha
e remete à sua inspiração.
Uma curiosidade! Quando as Havaianas já eram um
sucesso, muita gente começou a copiá-las. Com isso, as propagandas das
Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias
fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no
dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.
Já no início dos anos 90, os próprios consumidores
ditaram a moda, virando a parte branca das Havaianas para baixo e deixando a
colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de uma só cor.
Desse movimento, surgiram as sandálias monocolores: as Havaianas Top nas cores
preta, azul real, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores, hoje a linha Top
está disponível em mais de 15 cores diferentes.
Em 2007, começou uma importante fase da expansão
internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua bandeira nos
EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da Europa, que ganhou
sede em Madri.
Símbolo do alto-astral brasileiro em qualquer parte
do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das grandes
revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais
concorridas do planeta.
Adilson Barreto Dos Santos, via Facebook:"Parabéns para montes claros por essa conquista coisa que montalvania fica so no comentario
ResponderExcluirCynthia Alencar, via Facebook: "O Paulo Guedes está neste momento participando da inauguração".
ResponderExcluirDulce Ramos, via Facebook:
ResponderExcluir"NOSSA QUE NOTICIA BOA NÉ? Parabéns
Montalvania nao tem nd .... moc e bem melhor
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