Alpargatas vai gerar com a nova fábrica 4,2 mil
empregos entre diretos e indiretos no Norte de Minas
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Tomada geral da nova fábrica das Havaianas, em Montes Claros, que deve produzir 100 milhões de pares de sandálias por ano. Imagens: FN Café NEWS out. 2013. |
MONTES
CLAROS (MG) – A Alpargatas S.A., maior empresa de calçados da América Latina, inaugura
nesta sexta-feira (18/10) sua nova fábrica de sandálias Havaianas da Alpargatas no Distrito
Industrial, em Montes
Claros. A nova fábrica vai
produzir cerca de 100 milhões de pares de sandálias por ano, gerando 2,2 mil
empregos diretos e 2 mil indiretos.
A solenidade inicia-se às
13 horas desta sexta, com recepção e coquetel; às 14 horas cerimônia oficial de
inauguração, com almoço uma hora depois, visitação à fábrica às 15h45 e seu
encerramento previsto para as 17 horas.
O governador Antonio
Augusto Anastasia (PSDB) chega a Montes Claros para a inauguração, acompanhado do
vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) e do secretário de Estado de
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas,
deputado Gil Pereira (PP). Além do governador, estão previstas a presença de
autoridades da região, como a bancada de deputados federais e estaduais, e
representantes do governo federal, Judiciário e Igreja. As autoridades e
representantes governamentais vão ser recepcionadas na sede da empresa pelo
presidente da Alpargatas, Márcio Utsch.
INVESTIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO
DA ALPARGATAS EM MONTES CLAROS
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Instalações da fábrica das Havaianas, em Montes Claros, em dezembro de 2012. Foto: FN Café NEWS. |
Em dezembro de 2012, o projeto total da instalação
da nova empresa ficou em quase R$ 256 milhões, sendo que, a nova fábrica também
conta com recursos do BNDES através do programa Finame/PSI no valor de R$ 44
milhões. Parte desse recursos, o Banco do Nordeste, através do FNE (Fundo
Constitucional de Financiamento do Nordeste), firmou contrato de uma operação
de cerca de R$ 140 milhões para a implantação da filial da Alpargatas no
município de Montes Claros.
Em 31 de outubro 2011, Alpargatas S.A, com sede em
São Paulo, anunciou a construção de uma nova fábrica em Montes Claros, na
região norte de Minas Gerais. De acordo
com a empresa, a unidade produzirá sandálias Havaianas, um dos destaques do
portfólio de marcas da companhia, além de servir como um centro de distribuição
para a comercialização dos produtos. A empresa deve investir na nova planta R$
177 milhões nos próximos quatro anos, gerando mais de dois mil e duzentos
empregos diretos e três mil indiretos.
Em sua capacidade total, a nova planta fabricará
cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que corresponde a um
aumento de 30 % na atual produção. Em 2010, a Alpargatas fabricou e vendeu 244
milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios.
“A escolha de Montes Claros foi feita por conta da
proximidade da região com grandes centros consumidores, em particular as
regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada. Dessa forma,
favoreceremos nossas áreas de distribuição e a logística e aumentaremos nossa
eficiência, além de gerar emprego e renda para a região”, afirma Márcio Utsch,
presidente da Alpargatas S.A.
A decisão de construir uma nova planta no Brasil
faz parte de um amplo plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita
bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6
bilhões. “Estamos sempre buscando maneiras de atender melhor os nossos mercados
e nossas sandálias ‘Made in Brazil’ tem apelo aqui e internacionalmente. Aliamos
a isso a nossa preferência por investir no Brasil”, afirma Utsch.
Atualmente, a Alpargatas tem quatro fábricas no
Brasil – Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos
das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland – e em Campina Grande (PB) e
Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. Apenas no Brasil, a
Alpargatas emprega hoje 12 mil pessoas. A companhia também tem oito fábricas de
artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado
argentino.
TRAJETÓRIA DAS HAVAIANAS

Uma curiosidade! Quando as Havaianas já eram um
sucesso, muita gente começou a copiá-las. Com isso, as propagandas das
Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias
fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no
dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.
Já no início dos anos 90, os próprios consumidores
ditaram a moda, virando a parte branca das Havaianas para baixo e deixando a
colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de uma só cor.
Desse movimento, surgiram as sandálias monocolores: as Havaianas Top nas cores
preta, azul real, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores, hoje a linha Top
está disponível em mais de 15 cores diferentes.
Em 2007, começou uma importante fase da expansão
internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua bandeira nos
EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da Europa, que ganhou
sede em Madri.
Símbolo do alto-astral brasileiro em qualquer parte
do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das grandes
revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais
concorridas do planeta.
Adilson Barreto Dos Santos, via Facebook:"Parabéns para montes claros por essa conquista coisa que montalvania fica so no comentario
ResponderExcluirCynthia Alencar, via Facebook: "O Paulo Guedes está neste momento participando da inauguração".
ResponderExcluirDulce Ramos, via Facebook:
ResponderExcluir"NOSSA QUE NOTICIA BOA NÉ? Parabéns
Montalvania nao tem nd .... moc e bem melhor
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