Secretário recebe prefeitos na Sedinor e reafirma compromisso do governo MG com o
desenvolvimento do Norte de Minas
e a redução das desigualdades sociais no Estado
Prefeitos do Norte Minas têm encontro na Sedinor em BH, com secretário Paulo Guedes (PT). Foto: Carla Moraes/Sedinor. |
Com ACS/Sedinor/ Adaptações FN Café NEWS
BELO HORIZONTE (MG) Comitiva de 16 prefeitos do Norte de Minas se reúne com o secretário de estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes (PT), nesta quarta-feira (1/4), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na Capital Mineira.
Ao receber a comitiva no gabinete da Sedinor, o secretário Paulo Guedes reafirmou o compromisso do novo governo de priorizar ações voltadas para o desenvolvimento da região e a consequente redução das desigualdades sociais no Estado.
BELO HORIZONTE (MG) Comitiva de 16 prefeitos do Norte de Minas se reúne com o secretário de estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes (PT), nesta quarta-feira (1/4), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na Capital Mineira.
Ao receber a comitiva no gabinete da Sedinor, o secretário Paulo Guedes reafirmou o compromisso do novo governo de priorizar ações voltadas para o desenvolvimento da região e a consequente redução das desigualdades sociais no Estado.
Para Paulo Guedes, com uma gestão mais dinâmica e
focada na realidade de cada município, é possível promover as transformações
sociais que a região tanto precisa. Para isso, pretende fortalecer e ampliar os
programas Água para Todos, Leite pela Vida, Combate à Pobreza Rural, Brasil
Alfabetizado e Artesanato em Movimento entre outras ações do Sistema
Sedinor/Idene.
O programa Água para Todos, desenvolvido em
parceria com o Governo Federal, é considerado pelo secretário Paulo Guedes como
a principal ação de convivência com a seca no semiárido, mas, mesmo com um
orçamento de R$ 550 milhões na Secretaria, apresenta baixa execução e problemas
ocasionados pela falta de fiscalização da Sedinor, nos últimos anos. As ações
desenvolvidas pelo programa abrangem 184 municípios localizados nas regiões
Norte e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com a meta de beneficiar 250 mil
famílias por meio de 33.183 cisternas de polietileno; 9.661 cisternas de placas
de consumo; 502 cisternas de placas de produção; 133 barreiros; 516 sistemas
simplificados de abastecimento de água; 1.736 sistemas de barraginhas; e 962
pequenas barragens. Além dessas tecnologias, o Água para Todos também engloba
recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a
implantação/ampliação de sistemas de abastecimento de água em parceria com a
Copasa.
Para o secretário Paulo Guedes, com a execução de todas essas ações será possível amenizar consideravelmente o problema crônico de abastecimento de água no semiárido mineiro e acabar, definitivamente, com o abastecimento por meio de caminhões-pipa. “As prefeituras, que já enfrentam problemas diversos por falta de recursos financeiros, são obrigadas a gastar milhões com caminhões-pipa, que é uma ação paliativa. Vamos unir forças para buscar soluções definitivas para o abastecimento de água na região”, declarou Paulo Guedes. Ele afirmou, também, que está buscando a inclusão dos municípios que ainda estão fora do programa. É o caso de Arinos e Formoso, no Noroeste de Minas, e de municípios do Vale do Rio Doce que, em 2013, passaram a integrar a área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene.
Sobre o programa Leite pela Vida, o secretário informou que pretende dobrar o volume distribuído, passando dos atuais 75 mil litros para 150 mil litros/dia, levando o leite, inclusive, para a merenda escolar. “Para isso, pretendemos elevar o volume de cota dos produtores, que hoje é de apenas R$ 4 mil, por semestre, o que representa menos de 23 litros, por dia. Além de ampliar o número de beneficiários, vamos garantir a melhoria na renda dos agricultores familiares da região”, declarou Paulo Guedes.
No Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), além de viabilizar novos investimentos comunitários, o Sistema Sedinor/Idene pretende acompanhar o funcionamento de todas as unidades produtivas e buscar reparar possíveis falhas de implantação e gestão ocorridas nos últimos anos. “Sabemos que existem unidades que foram instaladas e que não estão funcionando. É preciso garantir que esses investimentos cumpram a sua finalidade”, afirmou o secretário.
O programa Brasil Alfabetizado, que tem como principal objetivo contribuir para a superação do analfabetismo nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos, também será fortalecido na nova gestão da Sedinor. “Um dos problemas observados no programa é o baixo índice de alfabetização. Atualmente, apenas cerca de 20% dos alunos que concluem o curso são considerados alfabetizados. Isso ocorre, principalmente, pela falta de fiscalização das atividades. Vamos tentar corrigir estas falhas”, destacou Paulo Guedes que garantiu, ainda, que outras ações do sistema Sedinor/Idene, como o Artesanato em movimento, receberão atenção especial nesta nova gestão.
O secretário também afirmou que pretende apoiar os municípios na busca de soluções para os problemas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura entre outros. Paulo Guedes citou o exemplo do ICMS Ecológico que, segundo ele, precisa ter seus critérios de distribuição revisados de forma a beneficiar os municípios que realmente preservam. “O Norte de Minas, com 56% de cobertura vegetal, é considerado o pulmão de Minas Gerais, mas não recebe nenhum incentivo do governo para preservar as suas matas. É preciso buscar uma distribuição mais justa desses recursos no Estado”, declarou Paulo Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS