30% de eleitores indecisos podem definir o rumo dos candidatos à prefeitura de MoC
Por França Neto
MONTES CLAROS – Ao analisar as últimas pesquisas de
intenções de voto, a eleição para prefeito chega à reta final marcada pela
indecisão do eleitor montesclarense e pela indefinição dos candidatos a
prefeito que vão para o segundo turno na cidade.
Intenções de Voto: MDA/Estado de Minas e DataTempo CP2. |
Pelo altíssimo índice de indecisos, significa, por exemplo, que quase todos os candidatos a prefeito na cidade têm potenciais chances
de se chegar ao segundo turno. Humberto Souto (PPS), que oscila entre 14% e 12%
nas pesquisas, tem amplas chances de disputar outro turno da eleição. Outro
exemplo, se o candidato Mineirinho (PSOL), que tem apenas 1% das intenções de voto para prefeito, conquistar
a preferência dos 29,4% de eleitores indecisos (MDA/EM), ou, dos 25,6%, ele teria então a vaga assegurada na próxima fase da disputa eleitoral em
Montes Claros.
Em relação aos candidatos majoritários/líderes nas
pesquisas, Jairo Ataíde (DEM), Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB) podem
ampliar suas vantagens nas intenções de voto para prefeito. Por exemplo, se um
desses candidatos conquistar os totais de indecisos, ele poderá liquidar a
fatura já no primeiro turno da eleição, com 50% mais um dos votos válidos, evitando,
assim, um eventual segundo turno. Sendo assim, 30% de eleitores que estão indecisos podem definir o rumo
dos candidatos à prefeitura de Montes Claros.
Portanto, após encerrar na quarta-feira (4/10) o
horário de propaganda eleitoral na TV e no Rádio, os candidatos a prefeito de
Montes Claros têm intensificado suas campanhas para atrair os votos dos
indecisos. Além do mais, eles tentam, neste sábado (6/10), por meio de
carreatas e propagandas nas ruas, colocar um ponto final na principal dúvida
que ainda paira na cidade: quem vai para o segundo turno (se houver...) da eleição para prefeito de Montes Claros?
Enfim, talvez essa dúvida seja provocada pela ‘guerra
de pesquisas’ em Montes Claros, onde cada candidato apresenta a sua pesquisa ‘encomendada/
paga’, como se ele tivesse liderando as intenções de voto a prefeito na cidade.
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