No Carnaval/2010, em Minas, além de mostrar potencial das cidades históricas, como Ouro Preto e Diamantina, e o lazer-folia em Pirapora (Norte do Estado), ressurgiu o desfile das escolas de samba em Belo Horizonte com toda pujança dos foliões e carnavalescos das grandes agremiações da Capital. Esse ressurgimento marcou, também, a volta do desfile de blocos em Montes Claros.
Assim, a folia correu à solta no território mineiro. Em BH, por exemplo, a Mocidade Independente Bem-te-vi levou para a avenida um enredo que contou a história do Palácio da Liberdade. Além disso, desfilaram-se, no Grupo A, ‘Unidos da Onça’, ‘Chame-chame’, ‘Acadêmicos de Venda Nova’, Canto da Alvorada’ e ‘Ares Unidos Guarani’. No Grupo B, a ‘Galoucura’ foi o destaque. Os foliões de Sabará vão à rua com o desfile de blocos, destacando-se ‘banda móvel Sabará-Folia ‘, ‘Farol’ e ‘Mundo Velho’; os bailes regionais em General Carneiro, Alvorada, Nossa Senhora de Fátima, Roça Grande e Ravena; e os shows do Sol Nascente e Mama África, animando mais de 10 mil pessoas que se espalhavam pelas ruas do centro histórico sabarense.
Diferente de blocos e escolas de sambas, o carnaval de Pirapora foi marcado pelo lazer-folia neste ano. É momento em que o folião se desfruta, à tarde, nas praias do Rio São Francisco – Velho Chico, ou mesmo entre passeios pelo vapor Benjamim Guimarães, e, à noite, vai ao embalo de trios elétricos.
Fotos: França Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS