Obras de instalações da nova fábrica da Alpargatas em Montes Claros entram a todo vapor em 2013, para produção de sandálias Havaianas em 2014. Foto: tvcanal20/Moc dez. 20102.
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Sandálias Havaianas serão produzidas em 2014 na nova fábrica em Montes Claros (MG). Fotos: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012. |
Na
quarta-feira (26/12), o Banco do Nordeste através de recursos do FNE (Fundo
Constitucional de Financiamento do Nordeste) firmou contrato de uma operação de
cerca de R$ 140 milhões para a implantação da filial da Alpargatas no município
de Montes Claros.
O projeto
total da instalação da nova empresa ficou em quase R$ 256 milhões, sendo que, a
nova fábrica também conta com recursos do BNDES através do programa Finame/PSI
no valor de R$ 44 milhões.
Em 31 de outubro 2011, Alpargatas S.A, com sede em
São Paulo, anunciou a construção de uma nova fábrica em Montes Claros, na
região norte de Minas Gerais. De acordo
com a empresa, a unidade produzirá sandálias Havaianas, um dos destaques do
portfólio de marcas da companhia, além de servir como um centro de distribuição
para a comercialização dos produtos. A empresa deve investir na nova planta R$
177 milhões nos próximos quatro anos, gerando mais de dois mil e duzentos
empregos diretos e três mil indiretos.
Em sua capacidade total, a nova planta fabricará
cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que corresponde a um
aumento de 30 % na atual produção. Em 2010, a Alpargatas fabricou e vendeu 244
milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios.
“A escolha de Montes Claros foi feita por conta da
proximidade da região com grandes centros consumidores, em particular as
regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada. Dessa forma,
favoreceremos nossas áreas de distribuição e a logística e aumentaremos nossa
eficiência, além de gerar emprego e renda para a região”, afirma Márcio Utsch,
presidente da Alpargatas S.A.
A decisão de construir uma nova planta no Brasil
faz parte de um amplo plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita
bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6
bilhões. “Estamos sempre buscando maneiras de atender melhor os nossos mercados
e nossas sandálias ‘Made in Brazil’ tem apelo aqui e internacionalmente. Aliamos
a isso a nossa preferência por investir no Brasil”, afirma Utsch.
Atualmente, a Alpargatas tem quatro fábricas no
Brasil – Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos
das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland – e em Campina Grande (PB) e
Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. Apenas no Brasil, a
Alpargatas emprega hoje 12 mil pessoas. A companhia também tem oito fábricas de
artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado
argentino.
Marcas de sandálias havaianas vão entrar na escala de produção da nova unidade da Alpargatas em Montes Claros. Foto: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012. |
HAVAIANAS
O design das legítimas Havaianas foi
inspirado em uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado formado
por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. Em 1962, a São Paulo
Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa
ao mercado brasileiro. O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura
da palmilha e remete à sua inspiração.
Uma curiosidade! Quando as Havaianas já
eram um sucesso, muita gente começou a copiá-las. Com isso, as propagandas das
Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar
sandálias fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra
foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má
qualidade.
Já no início dos anos 90, os próprios
consumidores ditaram a moda, virando a parte branca das Havaianas para baixo e
deixando a colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de
uma só cor. Desse movimento, surgiram as sandálias monocolores: as Havaianas
Top nas cores preta, azul real, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores,
hoje a linha Top está disponível em mais de 15 cores diferentes.
Em 2007, começou uma importante fase da
expansão internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua
bandeira nos EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da
Europa, que ganhou sede em Madri.
Símbolo do alto-astral brasileiro em
qualquer parte do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das
grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais
concorridas do planeta.
Hoje a marca está presente em mais de 150
mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece
produtos que vão muito além das clássicas sandálias.
Ao FN Café News,gostaria de saber qual a minha chance de fazer parte do quadro de funcionarios,pois moro em São Paulo,mais tenho parente em montes claros,aguardo resposta desde ja muito obrigado.
ResponderExcluirEntre contato com Alpargatas S.A. em São Paulo, pois vc deverá obter melhores informações. Aqui, trata-se apenas de uma informação jornalística.
ExcluirAbraço,
FN Café News