67,5% dos docentes da educação básica não têm habilitação
específica na área em que dão aula
Um em cada cinco professores que lecionam nos anos finais
dessa etapa de ensino não tem curso superior; no ensino médio, os sem
habilitação na área são 51,7%
Com Agência Estado
Professor licenciado em sala de Aula. Foto Dendê News.Com |
SÃO PAULO - Mais da metade dos
professores do País não possui licenciatura para dar aulas nas disciplinas que
leciona nas últimas séries da educação básica, ou, em pedagogia para atuar nas
séries iniciais do ensino fundamental, conforme prevê a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB). É o que mostra um levantamento da ONG Todos pela
Educação para o Observatório do PNE (Plano Nacional da Educação), com dados do
Censo Escolar de 2013. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o
índice chega a 67,5% e no ensino médio a 51,7%.
Segundo a gerente da área técnica do
Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, esses números englobam os
professores que não têm ensino superior, os que possuem apenas bacharelado e
também os que têm licenciaturas, mas em áreas diferentes das quais lecionam. Ou
seja, retratam desde o professor que acabou de ser alfabetizado e que repassa o
seu conhecimento até aquele que é formado em História, mas dá aulas de Artes,
por exemplo.
A mostra considera que professores com
formação na disciplina em que atuam são aqueles cuja formação superior é em
licenciatura na mesma matéria da disciplina. Para professores de Artes, por
exemplo, considera-se aqueles formados em Educação Artística, Artes Visuais,
Dança, Música ou Teatro. Para professores de Ciências, considera-se os
professores formados em Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Física ou
Química.
O levantamento aponta que um em cada
cinco (21,5%) professores não possui nenhum curso de graduação nos anos finais
do ensino fundamental. No ensino médio, o número cai para 4,7%. O total dos que
têm ensino superior, mas não têm licenciatura, ou seja, profissionais como
engenheiros e advogados que acabam se tornando professores, é de 35,4% nos anos
finais do ensino fundamental e 22,1% no ensino médio.
Prejuízo. Para especialistas em educação, a falta
de habilitação dos professores na área em que lecionam pode prejudicar o
ensino. "Professor que não tem licenciatura na área não tem as técnicas
para ensinar o conteúdo. Não basta ser bom em Matemática, por exemplo, tem de
saber como ensinar Matemática e isso é algo que se aprende durante a formação
específica", afirma o diretor acadêmico do Instituto Singularidades.
"Isso é pior quando se considera que há um número expressivo de
professores que nem sequer tem ensino superior. Isso é um problema do País, não
temos obra qualificada suficiente para atender demandas básicas como
essa."
Para Paula Louzano, especialista em
educação pela Universidade de Harvard, o problema não é de falta de pessoas
formadas em licenciatura no País. "Um terço das matrículas da educação
superior no Brasil são para formação dos professores. Não é falta de
professores formados. Em áreas específicas pode acontecer isso, mas de forma
geral não é esse o problema. O problema é que muitos formados não querem ser
professores."
Habilitação. O levantamento mostra que o Norte e o
Nordeste do País têm os piores índices de professores formados e habilitados
nas áreas em que lecionam. Sul e Sudeste lideram a lista. "Locais com pior
desempenho na educação são aqueles em que há o maior porcentual de professores
sem licenciatura na área que atuam. Essas desigualdades são vistas em outros
indicadores educacionais, como os de investimento e infraestrutura, por
exemplo. É preciso que o País invista mais nessas áreas para diminuir essas
diferenças", afirma a gerente técnica do Todos pela Educação.
Só no Nordeste o número de professores
sem licenciatura para lecionar as disciplinas em que dão aula nos anos finais
do ensino fundamental chega a 82,4%. No ensino médio o número é de 66%. O
Estado da Bahia é o que possui mais professores sem licenciatura na área no
ensino médio: 89,3%.
No Norte, o índice é de 81,9% no ensino
fundamental e de 55% no ensino médio. É nessa região em que há o pior índice
por Estado no ensino fundamental: no Acre, 89,9% dos professores não têm
licenciatura na área em que atuam.
No Sul, o número de professores sem
licenciatura correlata à disciplina é de 49% no fundamental e 41,9% no médio.
Já no Sudeste o porcentual é de 47,1% e 42%, respectivamente.
São Paulo. Em São Paulo, o total de professores sem
habilitação na área é de 38,1% no ensino fundamental e 44,3% no ensino médio.
Para Alejandra, o número é maior no ensino médio porque nessa etapa do ensino
há disciplinas mais específicas que em outras etapas da educação básica, como
Química, Física e Biologia, que exigem licenciaturas nas respectivas áreas.
"No ensino fundamental há a disciplina de Ciências, que permite que o
professor seja formado em Química, Física ou Biologia, é mais aberto."
Segundo Oliveira, essa diferença se dá
porque o PNE exigiu habilitação para professores por etapas de ensino.
"Primeiro houve cobrança do ensino fundamental 1, depois do ensino
fundamental 2 e por último do ensino médio. As escolas se prepararam primeiro
para habilitar os professores do fundamental."
Disciplinas. No ensino fundamental, Artes (92,3%) e
Filosofia (90%) são as disciplinas em que há mais professores sem licenciatura
na área. Filosofia não é uma disciplina obrigatória nessa etapa da educação,
mas como já é cobrada nos principais vestibulares, já faz parte da grade das
escolas de ensino fundamental.
Já em Língua Portuguesa, que é a matéria
que tem o melhor índice de professores habilitados, mais da metade dos
professores não têm licenciatura na área: 53,3% contra 46,7% que têm.
No ensino médio, as disciplinas em que há
mais professores sem licenciatura na área são Física (80,8%) e Filosofia
(78,8%).
LDB: ensino na Educação Básica
Dos mais de 2 milhões de professores que
dão aula na educação básica (ensinos fundamental e médio) do Brasil, um em cada
cinco (21,9%) não possuem ensino superior, de acordo com dados do Censo Escola
2012 levantados pela ONG Todos pela Educação.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
(LDB) define que todo professor deve ser formado em pedagogia ou em uma
licenciatura para poder dar aula. Desde 2010, a quantidade de professores
diplomados cresceu quase 10% (68,9%, em 2010, a 78,1%, em 2012), mas a meta de
atingir 100% dos professores com ensino superior em todo o País, estipulada no
texto original do Plano Nacional de Educação, não deve ser alcançada, segundo o
Observatório do PNE.
Celia Morais, via Facebook - Janaúba (MG): "ISSO É UM ABSURDO. DEPOIS RECLAMAM QUE A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAÍS VAI MAL".
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