Associações religiosas do século XVIII
influenciaram a arte e a cultura mineiras
Igrejas construídas pelas irmandades de São
Francisco e Nossa Senhora do Carmo em Mariana. Foto:
Izabel Chumbinho/ Agência Minas 28 março 2013;
|
Além de importantes pilares da fé no Estado,
irmandades, ordens terceiras e confrarias também contribuíram para disseminar a
cultura e a educação.
Associações religiosas do século XVIII
influenciaram a arte e a cultura mineiras. Com forte presença na cultura mineira, sobretudo no
século XVIII, as organizações religiosas (irmandades, ordens terceiras e
confrarias) foram responsáveis pela construção e manutenção de boa parte das
igrejas históricas e pelo patrocínio de quase toda atividade artística durante
o período colonial, dando contribuições inestimáveis à vida intelectual e
cultural de Minas Gerais.
Até hoje, o papel destas organizações religiosas
como uma das bases da estruturação da sociedade mineira é visível em um amplo
legado histórico e cultural de Minas que, na Semana Santa ou em qualquer época
do ano, vale a pena a visita.
De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio
Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), as associações reuniam homens
e mulheres de diferentes classes sociais, das camadas mais abastadas às mais
pobres, que se associavam em torno de um santo de devoção em busca de proteção
e graças divinas. “O principal objetivo destas associações era de se ajudarem
mutuamente, praticarem a caridade e adorarem a um santo em comum. Na morte, o irmão
recebia um funeral digno e era enterrado na igreja”, explica o analista de
Gestão e Proteção do Iepha, Carlos Henrique Rangel.
As irmandades também prestavam assistência a seus
associados, particularmente na hora da morte e cuidavam para que seus membros
tivessem enterros solenes, marcados pela pompa fúnebre que expressavam
prestígio social.
A formação das irmandades começou com a instalação
das primeiras freguesias e paróquias. A partir de 1720-1740, essas corporações
surgiam para apoiar e promover a construção de igrejas, polarizando interesses
de grupos sociais diferentes. Cada irmandade reunia determinado grupo social ou
camada. Existiam irmandades e ordens terceiras de negros, brancos e mestiços,
que competiam religiosa, social e esteticamente.
Templo da Igreja Matriz, em Matias Cardoso (MG), datado do final do Século XVII é considerado o mais antigo de Minas Gerais. Fotos: França Neto em julho 2009/FN Café NEWS |
“Essa adoração culminava na construção de igrejas
dedicadas ao santo de devoção. Quando ainda não possuíam igreja, as irmandades
possuíam um altar lateral em igrejas de outras irmandades”, destaca Carlos
Henrique. A Mesa de Consciência e Ordens, criada em Lisboa em 1532, era a
responsável por fiscalizar as anuidades cobradas, os bens e os livros internos,
a ereção e a construção de templos.
Ainda no século XIX, associações continuaram a ser
importantes instituições religiosas. No Império, apesar da diminuição de sua
representação social, elas mantiveram a essência: a devoção a um santo e a
assistência a seus membros.
Incentivo à cultura e à educação
Foram as ordens terceiras religiosas e irmandades
os maiores patrocinadores de quase toda a atividade artística da capitania. A
rivalidade entre duas grandes ordens terceiras, do Carmo e São Francisco,
resultou em praticamente metade da obra de Aleijadinho e do Mestre Ataíde.
Alguns exemplos de construções erguidas a partir das associações religiosas são
a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco, ambas em
Mariana.
A Festa de Nossa do Rosário, organizada desde o
século XVIII pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de
Chapada do Norte, é outro legado cultural das irmandades mineiras.
Também no terreno da música e educação musical,
essas associações deixaram frutos. Em determinado período do século XVIII,
existia em Minas maior número de músicos ilustres do que na própria corte
portuguesa, segundo estudos de Curt Lange, citado por Fritz Teixeira de Salles.
“As irmandades conheceram o seu auge durante o
século XVIII, financiando as artes para os templos, a fatura de imagens e
altares forros. Permitiram o surgimento de grandes artistas dedicados a
servi-las, culminando em uma manifestação artística barroca e rococó típica de
Minas Gerais”, explica Carlos Henrique Rangel.
As contribuições das irmandades também refletiram
na educação: à época de seu surgimento, as irmandades foram responsáveis pela
instrução, por meio de um convívio disciplinado, pelos sermões proferidos nas
grandes festas religiosas e no contato direto com os sacerdotes, em uma
sociedade onde a educação formal ainda não era institucionalizada.
Invocações prediletas
Os fiéis se uniam em torno da adoração a um santo
padroeiro de devoção, que representava um grupo social ou raça. De acordo com o
livro "Associações Religiosas no Ciclo do Ouro", de Fritz Teixeira de
Salles, as invocações prediletas dos cidadãos brancos no interior de Minas eram
Nossa Senhora do Carmo, São Francisco, Nossa Senhora da Conceição, Pilar,
Santíssimo Sacramento, Arcanjo São Miguel, São Pedro dos Clérigos, Senhor dos
Passos e Santana.
Os cidadãos pardos preferiam a Nossa Senhora do
Amparo, São Francisco de Paula, São José dos Bem Casados, São Gonçalo e Pardos
do Cordão, enquanto os negros, além de escravos e crioulos, invocavam Rosário,
São Benedito, Mercês, Santa Efigênia e Nossa Senhora dos Remédios.
Investimento em obras de restauração e revitalização
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Brejo do Amparo, em Januária, foi contemplada. Divulgação/Iepha MG |
Em fevereiro deste ano, o presidente do Iepha,
Fernando Viana Cabral, assinou ordem de serviços para obras de restauração e
conservação de igrejas em Minas Gerais, muitas delas erguidas a partir das
associações religiosas.
Lançado pelo governador Antonio Anastasia em
2011, o programa Minas Patrimônio Vivo é um dos mais completos no tocante à
proteção do patrimônio cultural de Minas Gerais.
Em 2013 serão investidos R$ 5.686.405,49 na
recuperação de 16 bens culturais tombados – a maioria igrejas, como a Igreja
Matriz de Santana, em Congonhas do Norte. O prazo de conclusão dos contratos é
de três a cinco meses para projetos e de seis a 18 meses para obras.
Iepha lança mais uma etapa do programa Minas
Patrimônio Vivo
Nesta etapa do programa, serão investidos R$
5.686.405,49 na recuperação de 16 bens culturais tombados
O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio
Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Fernando Viana Cabral,
assinou, na tarde desta sexta-feira (22), a ordem de serviços para início das
obras e projetos do programa Minas Patrimônio Vivo.
Lançado pelo governador Antonio Anastasia em
2011, o programa, um projeto estruturador do Estado executado pela Secretaria
de Estado de Cultura (SEC) por meio do Iepha, é um dos mais completos no
tocante à proteção do patrimônio cultural de Minas Gerais.
Nesta etapa serão investidos R$ 5.686.405,49 na
recuperação de 16 bens culturais tombados. O prazo de conclusão dos contratos é
de três a cinco meses para projetos e de seis a 18 meses para obras.
Fernando Cabral anunciou os bens culturais
contemplados na primeira etapa de 2013 do programa. “Minas Gerais tem mais da
metade do patrimônio histórico em termos culturais de nosso Brasil, mercê de
nossa história, da nossa cultura e da nossa trajetória. Hoje, estamos dando mais
um passo rumo à preservação desse rico patrimônio. Sabemos que temos muito
ainda a fazer, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou o presidente do
Iepha.
Presente à cerimônia, a secretária-adjunta de
Cultura, Maria Olívia de Castro e Oliveira, ressaltou os esforços do governo
para recuperação do patrimônio cultural do Estado e a grande riqueza que esses
bens representam para a história de Minas Gerais.
Obras e projetos contratados na primeira fase de
2013
- Conclusão da obra de restauração arquitetônica da
Igreja Divino Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia.
- 1ª etapa da obra de restauração arquitetônica da
Igreja Matriz de Santo Antônio, em Itacambira.
- 2ª Etapa das obras de conservação-restauração dos
elementos artísticos integrados da Igreja Matriz de Santana, Congonhas do
Norte.
- Conservação-restauração dos elementos artísticos
integrados da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, distrito de Alto Maranhão, em
Congonhas.
- Elaboração de projeto executivo de restauração
arquitetônica da Igreja de Santa Isabel da Hungria, em Caxambu.
- Conservação-restauração dos elementos artísticos
integrados, retábulo-mor e restauração e remontagem do forro da capela-mor da
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Lapa, distrito de Ravena, em
Sabará.
- Projeto executivo de conservação-restauração, com
inclusão de análises científicas e documentação por imagem, dos elementos
artísticos integrados da Igreja de Santo Antônio, em Santo Antônio do
Pirapetinga, distrito de Bacalhau, em Piranga.
- 1ª etapa de obra de restauração do Sobrado Dario
Magalhães, em Minas Novas.
- Projeto executivo de restauração da Igreja de
Nossa Senhora do Rosário, distrito de Brejo do Amparo, em Januária.
- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz
de Nossa Senhora dos Prazeres, distrito de Milho Verde, no Serro.
- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz
de São Gonçalo, distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, no Serro.
- Projeto executivo de restauração da Igreja Matriz
de Nossa Senhora da Aparecida, distrito de Córregos, em Conceição do Mato
Dentro.
- Projeto executivo de restauração da Capela do
Senhor dos Passos, distrito de Córregos, em Conceição do Mato Dentro.
- Projeto executivo de restauração da Igreja de São
Francisco de Assis, distrito de Costa Sena, em Conceição do Mato Dentro.
- Projeto executivo de restauração arquitetônica e
projeto de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da
Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Minas Novas.
- Projeto executivo de restauração arquitetônica e
projeto de conservação-restauração dos elementos artísticos integrados da
Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Minas Novas.
O Iepha também promove a restauração de esculturas
religiosas que possuem relevância histórica para as comunidades às quais
pertencem. E membros da comunidade - estudantes, profissionais e curiosos –
podem visitar as dependências do Iepha para acompanhar este trabalho.
As visitas ao ateliê de conservação e restauração
são sempre às sextas-feiras, de 9h às 17h, sendo que grupos maiores devem
agendar a visita pelo e-mail restauracaoacervo@iepha.mg.gov.br.
Quem não está em Belo Horizonte também pode
acompanhar o processo através do blog Restauração de Acervos, que pode ser acessado no site do Iepha.
Quinzenalmente serão postadas fotos e comentários sobre o processo de
restauração.
Em 2012, foram restauradas 19 imagens religiosas,
como a de Nossa Senhora do Carmo, da Igreja Matriz de Santo Antônio, de
Conceição do Mato Dentro. De modo geral, as peças apresentam sujidades
generalizadas e aderidas, craquelês, desprendimentos de policromia em áreas
pontuais e perda de suportes.
Clique aqui para conhecer as obras recuperadas em
2012.
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