Anatel decide suspender
vendas de chips da Claro, Oi e TIM, a partir de 2ª
Andreza Matais e Julia
Borba*
BRASÍLIA – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu suspender a partir desta segunda-feira (23) a venda de chips de três
das maiores operadoras de telefonia móvel do país: TIM, Oi e Claro.
Mercado de telefonia móvel no Brasil. Editoria de arte/folhapress. |
Somadas, as três empresas têm cerca de
70% do mercado de telefonia móvel no país -- Claro (24,59%), Oi (18,59%) e TIM
(26,88%).
Pelo que foi apurado na grande imprensa
nacional, as vendas ficarão interrompidas até que elas apresentem um plano de
investimento para os próximos dois anos, com metas para resolver problemas na
qualidade dos serviços prestados aos consumidores.
Os técnicos da Anatel trabalhavam, nesta
manhã, com previsão de impedir a venda e a ativação de novas linhas pela TIM em
cerca de 15 Estados, pela Oi em 6 e pela Claro em 3.
A medida, que deve ser anunciada pela
Anatel nesta tarde, em coletiva à imprensa, foi motivada pelo índice de
reclamação dos consumidores sobre essas três empresas.
A Vivo, que é a maior operadora do país,
não será afetada. Todas as operadoras, porém, serão obrigadas a melhorar os
serviços.
A Anatel tomou a decisão após avaliar
dados das empresas pelos últimos seis meses. Um dos maiores problemas é que as
chamadas são interrompidas no meio do telefonema.
O plano que as empresas serão obrigadas a
apresentar deve considerar: melhora na infraestrutura; no atendimento ao
consumidor; completamento de chamada.
A Folha apurou que a Anatel deve
ingressar com medidas cautelares em cada Estado e individualizada por operadora
para suspensão dos serviços.
Há pouco mais de uma semana, a Folha
antecipou que a agência pretendia executar medida contra a TIM, devido ao
grande número de queixas dos consumidores.
A agência, no entanto, decidiu, antes de
aplicar a sanção, aprofundar estudos sobre os casos de outras empresas de
telefonia.
Na ocasião, o ministro Paulo Bernardo
(Comunicações) disse que a proibição das vendas deveria ser "o último
recurso" na tentativa de colocar uma companhia de volta nos trilhos.
As ações da TIM caíram 7,55% após a
ameaça de suspensão nas vendas.
A central de atendimento da Anatel, pelo telefone 1331, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. De acordo com a agência, nesse canal é possível registrar reclamações e denúncias contra operadoras.
O consumidor ainda pode registrar e acompanhar reclamações, denúncias e pedidos de informação sobre operadoras pela internet, no serviço de auto-atendimento.
"Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa", informa a agência.
As capitais também contam com um espaço para obtenção de informações e documentos, registro de reclamações e acompanhamento de processos protocolados na Anatel.
Consulte o site da Anatel para conferir os endereços das salas nas capitais.
ESTADOS COM VENDAS SUSPENSAS DAS OPERADORAS
CLARO:-
Santa Catarina, Sergipe, São Paulo
OI: -
Amazonas, - Amapá, - Mato Grosso do Sul, - Roraima, - Rio Grande do Sul
TIM:-
Acre, - Alagoas, - Bahia, - Ceará, - Distrito Federal, - Espírito Santo, -
Goiás, - Maranhão, - Minas Gerais, - Mato Grosso, - Pará, - Paraíba, -
Pernambuco, - Piauí, - Paraná, - Rio de Janeiro, - Rio Grande do Norte, -
Rondônia, - Tocantins
Veja como registrar queixa contra falha em serviço de telefonia
Os consumidores que tiverem queixas sobre
falhas no serviço de telefonia celular podem fazer uma reclamação para o Procon
ou para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
A central de atendimento da Anatel, pelo telefone 1331, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. De acordo com a agência, nesse canal é possível registrar reclamações e denúncias contra operadoras.
O consumidor ainda pode registrar e acompanhar reclamações, denúncias e pedidos de informação sobre operadoras pela internet, no serviço de auto-atendimento.
"Antes de efetuar reclamação sobre os serviços de telecomunicações, no entanto, procure sua prestadora e tenha em mãos, ao entrar em contato com a Anatel, o protocolo de atendimento da empresa", informa a agência.
As capitais também contam com um espaço para obtenção de informações e documentos, registro de reclamações e acompanhamento de processos protocolados na Anatel.
Consulte o site da Anatel para conferir os endereços das salas nas capitais.
PROCON
Quem tiver uma queixa também pode optar
por fazer a reclamação em um posto do Procon.
Acesse ao Portal do Consumidor e veja o
endereço do Procon em sua cidade.
"É importante que seja mencionado o
nome, endereço e telefone da empresa reclamada (se não constar na
documentação), bem o nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato.
Solicitamos que sejam encaminhados os documentos em cópia simples, inclusive RG
e CPF", informa o órgão.
Veja a lista de reclamação no Procon: Reclamação sobre Alimentos, Reclamação sobre
Assuntos Financeiros, Reclamações sobre Habitação, Reclamações sobre Produtos, Reclamações
sobre Saúde – Instituições, Reclamações
sobre Saúde – Medicamentos, Reclamações sobre Saúde - Planos de Saúde, Reclamações
sobre Saúde – Animais, Reclamações sobre Serviços em Geral, Reclamações sobre
Serviços Essenciais
*Folha de S. Paulo – Publicação 18/07/2012 - 15h09
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS