Brasileiro confia mais no jornal impresso, aponta pesquisa
Segundo
levantamento encomendado pelo governo federal, índice de confiabilidade da
informação é maior na publicação impressa quando comparada ao rádio, TV e
internet
Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo
'Ainda não é o fim do jornal impresso': esta é a opinião de 53% dos brasileiros que confiam no jornal impresso. Foto: Talk Comunicação mar. 2014. |
BRASÍLIA - Os jornais impressos do Brasil
apresentam as informações com maior nível de confiança, quando comparados a
outros meios de comunicação, como TV, internet, rádio e revistas, aponta
pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da
República (Secom), divulgada nesta sexta-feira, 7. De acordo com o
levantamento, 53% dos entrevistados que usam jornal impresso afirmaram confiar
sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas.
A porcentagem cai para 50% quando o
universo em questão são as notícias exibidas no rádio, 49% no caso da televisão
e chega a 40% entre os leitores de revistas.
Contratado por meio de licitação, o Ibope
ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de
novembro de 2013, para coletar os dados que compõem a "Pesquisa brasileira
de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira". De
acordo com o governo, o objetivo é subsidiar a elaboração da política de comunicação
do Executivo federal.
A índice de confiança é baixo entre os
entrevistados que usam a internet: apenas 28% dos usuários afirmaram confiar
sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas em sites. A confiança nas
notícias veiculadas em redes sociais é de 24% e ainda menor entre os blogs, com
22%.
O Ibope também questionou as pessoas
sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de
comunicação. De novo, os jornais impressos lideraram os resultados: 47% dos
entrevistados que usam esse meio afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em
anúncios de publicidade publicados nesse veículo, índice superior ao constatado
entre os anúncios de TV (42%), rádio (42%), revistas (36%), sites (23%), redes
sociais (22%) e blogs (19%).
Frequência. De acordo com a "Pesquisa
brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população
brasileira", 75% dos brasileiros não têm o hábito de ler jornais. Cerca de
85% dos entrevistados afirmaram não ler as revistas e 53% não usam a internet.
Entre os que afirmaram ler jornais
impressos, a média diária de leitura é de uma hora e cinco minutos - em Goiás,
chega a duas horas e doze. Em São Paulo, a média é de uma hora e um minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS