terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO: novas práticas e novos saberes são pontos decisivos para a mediação dos conteúdos da escola com a sociedade

Três especialistas em Educação debatem a organização do ensino e as práticas pedagógicas como formas de desenvolver potencialidades e superar dificuldades na sala de aula
Três especialistas em Educação - professoras doutoras: Cláudia Santa Rosa (à esquerda), Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende (ao centro) e Cláudia de Oliveira Fernandes (à direita) defenderam novas práticas e novos saberes para a inovação curricular na escola. Foto: Arquivo ACS/SEE
Três especialistas doutores em Educação debateram na semana passada ‘A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula’, como tema do primeiro programa no ano do Roda de ConversaCanal Minas Saúde, da Secretaria de Saúde – Governo de Minas Gerais. . Em 2013, o programa reforça sua principal característica de discutir temas do cotidiano escolar na perspectiva de formação continuada e desenvolvimento dos profissionais da educação do Estado.

 O tema foi uma abordagem de estreia para o início do ano letivo que, segundo seus debatedores, ‘é um marco na vida escolar, pois se trata de uma discussão que aborda alunos de diferentes anos e faixas etárias, com experiências e conhecimentos igualmente diferentes distribuídos em vários espaços. Em interlocução direta com eles, o professor, que ao fazer seu trabalho pedagógico deve buscar atividades que instiguem os alunos a desenvolver suas potencialidades e superar dificuldades, desafiando-os diariamente’, salientam o debatedores.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CIDADANIA: Novas ferramentas na internet podem formular políticas públicas para juventude no Brasil

Plataforma na Internet quer auxiliar municípios a identificar situação de jovens e monitorar políticas públicas
Thais Leitão/ Repórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - Conhecer a realidade local e traçar um diagnóstico dos problemas específicos de cada município é um importante passo para elaborar e direcionar políticas públicas de forma eficiente. Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais a ter uma visão individualizada sobre as condições de vida de meninos e meninas nas cidades brasileiras e garantir o cumprimento dos direitos dessa parcela da população, está disponível na internet uma plataforma que permite gerar relatórios sobre a condição de vida de jovens até 18 anos nas áreas de educação, saúde, trabalho infantil entre outras.
Políticas Públicas para juventude: um desafio para o Brasil minimizar a violência na sociedade, família e escola. Foto: Portal InfoJovem/fev. 2013.

De acordo com a coordenadora do MapaDCA, nome dado à ferramenta, Adriana Mitre, a plataforma, gratuita, passou por recente reformulação, que facilitou a obtenção de dados mais precisos por meio do cruzamento de informações fornecidas pelos gestores municipais. Ela permite identificar, por exemplo, os serviços disponíveis para crianças e adolescentes em um determinado município; se há vagas suficientes para atender a essa parcela da população na rede de ensino local; e se o atendimento oferecido pela saúde está de acordo com as necessidades da população, segundo parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS).

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SAMU Norte de Minas tem nova data para realização de concurso público em março de 2013

Provas do concurso do Samu vão ser realizadas no dia 3 de março
No dia 3 de março, serão realizadas as provas de múltipla escolha do concurso público para provimento de cargos efetivos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas (Cisrun). A oferta é de 522 vagas para as funções de médico, enfermeiro (nível superior), técnicos em Enfermagem, condutores socorristas e servidores técnicos-administrativos, que atuarão no Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu - Macro Norte).

Os exames aconteceriam no dia 23 de setembro de 2012, mas foram suspensos a partir de orientação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais para ajustes no edital.

A retificação solicitada, com as correções e a mudança do calendário de atividades, estão publicadas no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos, da Universidade Estadual de Montes Claros (Cotec/Unimontes), responsável pela realização dos exames, conforme convênio celebrado com o Cisrun, em fevereiro de 2012.

O período de inscrições já está encerrado, conforme data estabelecida no edital do concurso.

A partir do dia 25 de fevereiro, os candidatos poderão fazer a consulta do cartão de inscrição pelo portal www.cotec.unimontes.br. O resultado definitivo será divulgado no dia 24 de maio próximo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BRASIL SEM MISÉRIA: 2,5 milhões de famílias receberão complemento de renda por meio do Bolsa Família

Com ampliação do Brasil sem Miséria, 2,5 milhões de famílias vão receber complemento de renda

Presidenta Dilma durante cerimônia de anúncio de medidas do Plano Brasil Sem Miséria. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Com informações do Blog do Planalto e de Danilo Macedo e Yara Aquino (Repórteres da Agência Brasil)
BRASÍLIA - Com a ampliação do Programa Brasil sem Miséria, anunciada hoje (19) pelo governo federal, cerca de 2,5 milhões de famílias cadastradas no Bolsa Família vão receber complemento para alcançar a renda mínima de R$ 70 por pessoa, considerado o patamar que supera a linha da extrema pobreza. A partir de março, quando passarão a receber o benefício, nenhuma família cadastrada estará abaixo dessa linha.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (19), no Palácio do Planalto, ao anunciar a complementação de renda para 2,5 milhões de beneficiários do Bolsa Família e a retirada de 22 milhões de brasileiros da extrema pobreza nos últimos dois anos, que o Brasil virou a página da exclusão social. O pagamento se inicia em março e o investimento esperado é de R$ 773 milhões em 2013.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A formação de professores pode colocar o Brasil no caminho do desenvolvimento da ciência e tecnologia

Professor da educação básica tem até o dia 18 de março para se cadastrar no Plano de Formação de Professores
Formação de Professores: é um passo essencial para inserir o Brasil no primeiro Mundo.  Foto: Divulgação UEL/PR.
Mariana Tokarnia/Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os professores da educação básica em exercício que desejam concorrer às 34.155 vagas de cursos superiores em licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica em instituições de educação superior têm até o dia 18 de março para se cadastrar na Plataforma Freire. As inscrições para os cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) estão abertas desde a última segunda-feira (11).

Os interessados em participar precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso, na função docente ou tradutor intérprete de libras. Para ser selecionado, é preciso também ter a pré-inscrição validada pela secretaria de Educação do estado ou órgão equivalente a que esteja vinculado.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Educação Infantil: pré-escola passa ser obrigatória a matrícula de crianças de 4 a 5 anos, além de sua universalização realizada pelo município

Prefeitos têm desafio de universalizar a pré-escola até 2016
Novos prefeitos terão de universalizar a educação de criança na faixa etária de 4 a 5 anos. Foto: O Globo/Arquivo.
Yara Aquino/Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os prefeitos que assumiram o cargo no início deste ano terão um desafio a cumprir até o fim do mandato, em 2016: universalizar a pré-escola. A matrícula de todas as crianças na faixa etária de 4 a 5 anos tornou-se obrigatória em 2009. O prazo final foi fixado para 2016 e a responsabilidade recai sobre os municípios aos quais cabe a educação infantil.

O desafio dos prefeitos será garantir vagas para as crianças na rede pública. Alguns municípios, entretanto, não têm unidades suficientes e precisarão construir novos prédios. Além disso, virão mais gastos com os profissionais contratados e a manutenção das novas instalações.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

NAS ONDAS DO RÁDIO: emissoras de rádio têm penetração de 88% nos lares brasileiros

Rádio está presente em 88% das residências e número de emissoras dobra em 10 anos
Mais de 200 milhões de aparelhos de rádio no Brasil realizam a recepção de sinal dos diferentes pontos no País, desde o sistema convencional até os sofisticados aparelhos de celulares, por meio de acesso na Internet. Adaptações de imagens do FN Café NEWS: Fotos: Arquivos da Agência Brasil fev. 2013.
Sabrina Craide/Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apesar do avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), o rádio - que comemora hoje (13/2) seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.

O país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.

O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam  cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PORÕES DA DITADURA DE 1964 NO BRASIL: Comissão da Verdade faz vir à tona documentos que revelam violência, tortura e mortes sofridas por políticos, intelectuais e jornalistas

Filha de Rubens Paiva disse que família se sentiu aliviada com revelação sobre a morte do pai
O deputado federal Rubens Paiva foi morto no DOI-Codi, diz Comissão da Verdade. Foto: Arquivo Globo News.
Luciano Nascimento/Repórter da Agência Brasil
BRASÍLIA - “O sentimento ontem (4) foi mais uma vez dar conta do luto interminável de 42 anos. Hoje é uma certa sensação de alívio,” disse emocionada a psicóloga Vera Paiva durante entrevista coletiva a respeito da revelação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) sobre a morte de seu pai, o ex-deputado Rubens Paiva. Documentos revelados pela comissão indicam que Paiva morreu sob custódia do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) do 1º Exército, no Rio de Janeiro.

A filha de Rubens Paiva elogiou o trabalho da CNV e disse que se sentia privilegiada com o fato do caso do seu pai ter sido o primeiro “elucidado” pela comissão, mas considerou que ainda gostaria de saber quem de fato o torturou. “A gente imaginava que tinha acontecido, tinha indícios, mas não tinha prova material. Com esses últimos documentos, um capitulo se encerrou, mas nós temos outros que é chegar, de fato, a quem procedeu a tortura e a morte de meu pai.”

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Líder da Igreja Católica, o Papa Bento 16, pede renúncia nesta 2ª feira e deixa o Mundo 'atônito'

Papa Bento 16 renuncia e sairá dia 28
Bento 16 renuncia e deixa a Igreja Católica sem líder até o próximo conclave de Cardeais. Legenda e imagens - FN Café NEWS. Foto: Divulgação.
Com informações do Uol/Notícias e adaptações de texto e imagens do FN Café NEWS
CIDADE DO VATICANO – Em comunicado, feito em latim durante uma assembleia de cardeais na qual se discutia um processo de canonização, Bento 16 disse que deixará o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer a função.

"Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino", disse o papa em um surpreendente anúncio durante o consistório para marcar as datas de canonização de três causas.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

PLÁGIO - 171 MUSICAL: Letras e composições musicais de Pedro Boi foram plagiadas no interior de SP

15 músicas do cantor Pedro Boi foram plagiadas por músico paulista, diz reportagem do Estadão

LP (Longplay) Passarim, de Pedro Boi, foi plagiado.
Deu, sábado (9/2), no jornal O Estado de S. Paulo matéria intitulada 'Balada número 171' na qual noticia o plágio de 15 músicas do álbum Passarim, do cantor e compositor Pedro Boi, que mora em Montes Claros-MG. As obras foram plagiadas na sua essência musical - o conteúdo - pelo músico paulista Nelson Moralle Junior, radicado em São Roque, interior do Estado de São Paulo.

De acordo com o compositor Marcelo Ribeiro, amigo de Pedro Boi, “Nelsinho Moralle é um plagiador. Em nada difere de um ladrão de obras de arte", diz Ribeiro.


A seguir, confira a íntegra da matéria publicada no site do ESTADÃO, jornal como é mais conhecido no meio jornalístico e na Internet.

Balada número 171

Por que as músicas de Pedro Boi foram parar no disco de um homem chamado Nelson Moralle? A resposta lembra uma sinistra obra de ficção

Nelson Moralle acusado de fraudar letras e músicas do compositor montesclarense [por adoção] Pedro Boi. Foto: JF Diorio/AE
Reportagem de Julio Maria - O Estado de S.Paulo

Nelson Moralle Junior existe. É um homem moreno, cabelos grisalhos, estatura média, acabou de comprar um violão e mora com a mãe em uma casa simples numa das principais ruas de São Roque, no interior de São Paulo. Sua fala é baixa, seu olhar não vacila e, não fosse uma incontinência verbal que o faz repetir a frase "cê tá me entendendo?" quando aparenta nervosismo, seria um mestre da persuasão. Nelson Moralle existe, mas o mundo que habita pode ser uma assustadora obra de ficção.

O Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp) destina pela terceira vez recursos que vão custear folders, cartilhas e camisetas contra pedofilia

Ministério Público de Minas Gerais apoia o movimento "Todos contra a pedofilia" 
Membros do Ministério Público apóiam mobilização contra pedofilia. Foto: Sala de Imprensa/MPMG
BELO HORIZONTE (MG) - Pela terceira vez, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) custeia a produção de material para o movimento Todos contra a pedofilia. Os recursos para financiar a confecção de cartilhas, folders e camisetas vêm do Fundo Especial do Ministério Público (Funemp), criado para fomentar a expansão e o aperfeiçoamento das atividades do MPMG. O movimento Todos contra a pedofilia tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual, que são crimes ligados à pedofilia.

Representante do MPMG nessa causa, o promotor de Justiça Carlos Fortes (Casé) participou da CPI contra a Pedofilia, que discutiu o tema no Senado Federal. As audiências, diligências e constatações da CPI levaram a mudanças na legislação brasileira e a criação da campanha Todos contra a pedofilia. Fortes já percorreu mais de 60 cidades mineiras e 23 Estados brasileiros, divulgando a campanha e passando informações sobre prevenção e combate à pedofilia.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

NOVO AUDITÓRIO: Governo de MG viabiliza verba para construção de auditório da Unimontes. A obra está orçada em R$ 4,68 milhões

Universidade Estadual de Montes Claros terá auditório com 750 lugares que irá sediar os grandes eventos da instituição

 Com informações de Agência Minas
Projeto do Auditório Unimontes terá capacidade para 750 lugares e irá sediar os grandes eventos da instituição
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá um grande auditório, com capacidade para 750 lugares, que será construído no campus-sede. A obra, orçada em R$ 4,68 milhões, será custeada pelo Governo de Minas. Segundo o reitor João dos Reis Canela, a construção do auditório é uma realização para a comunidade acadêmica e a sociedade regional, ao sediar os grandes eventos da instituição como as formaturas, o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, além de palestras, congressos, aulas inaugurais e seminários. “A obra representa uma grande conquista para Montes Claros, pois também servirá como um centro de convenções, sendo local adequado para apresentações artísticas e musicais, atendendo não somente às demandas da instituição, mas de toda comunidade”, assegura.

Licitação
A licitação já foi iniciada. Foi aberto o processo da primeira etapa da construção, no valor de R$ 2, 014 milhões, para a execução das obras básicas, como fundação, alvenaria e estrutura metálica. Os serviços da etapa inicial deverão ser concluídos no prazo de seis meses. Conforme o cronograma de obras, a previsão é de que a obra seja concluída até abril de 2014, com área construída de 1.918 metros quadrados em terreno ao lado do Restaurante Universitário, próximo à entrada principal do campus (rua Santa Lúcia, bairro Todos os Santos).

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Projeto Jaíba tem investimentos de R$ 28 mi na sua revitalização, além da inclusão no programa federal "Mais Irrigação"

Vice-governador de MG e ministro da Integração visitam o Projeto Jaíba
Reunião no Ministério do Meio Ambiente vai discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do Jaíba III e IV
Vice-governador Alberto Pinto Coelho (à esq.)  e o ministro Fernando Bezerra (à dir.) concedem entrevista durante a visita ao Jaíba. Secretário de Estado MG, Gil Pereira (ao centro). Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

JAÍBA - O vice-governador de Minas Alberto Pinto Coelho, do PP, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, do PMDB, visitaram, na tarde desta quinta-feira (7), o Projeto Jaíba, no Norte de Minas. No perímetro irrigado, que possui área total de 107,6 mil hectares, se destaca a produção de frutas e verduras.

“O Jaíba já experimenta a nova realidade. O trabalho em conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal, através da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), se expandiu muito nas áreas ocupadas e nas áreas irrigadas”, comentou o ministro Fernando Bezerra.

De acordo com o ministro, o Jaíba foi incluído no programa federal “Mais Irrigação”. “A Codevasf já está realizando investimentos de R$ 28 milhões para revitalizar o projeto”, disse.

O vice-governador destacou a importância de uma nova discussão sobre a questão ambiental para o desenvolvimento do Projeto Jaíba. “Teremos uma reunião no (próximo) dia 14, em Brasília, para que possamos resolver a questão da Mata Seca, do bioma e da reserva da Mata Atlântica, e ganharmos velocidade para desenvolver este importante projeto não só para o Norte de Minas, mas para todo o Estado. Queremos crer que voltaremos com um bom encaminhamento da questão para que possamos avançar e colocar em leilão público as áreas do Jaíba III e IV e, com isso, ganhar sua nova dimensão”, destacou o vice-governador.

Para o ministro Fernando Bezerra, existe hoje um trabalho realizado pelo Governo de Minas, e capitaneado pela Ruralminas, que traz novos elementos e novos argumentos. “Estamos esperançosos de que, nessa reunião, possamos encontrar uma decisão equilibrada que preserve os valores de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, e, por outro lado, possa permitir a continuidade da implantação do Projeto Jaíba, que gera emprego, renda e prosperidade para os mineiros e para os brasileiros”, comentou o ministro.

Sobrevoo
Depois de sobrevoar o empreendimento na companhia do vice-governador Alberto Pinto Coelho, e do presidente da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Luiz Afonso Vaz de Oliveira, o ministro Fernando Bezerra afirmou ter ficado impressionado com o que viu.
“Estamos animados de que o Jaíba possa ser um dos primeiros projetos a ter êxito dentro do Programa Mais Irrigação. Ele é, sem dúvida, o maior e mais importante projeto de irrigação”, destacou o ministro.
O Projeto Jaíba ocupa uma área total de 107,6 mil hectares e se localiza nos municípios de Jaíba e Matias Cardoso, no Norte de Minas – Alto Médio São Francisco. Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CENTENÁRIO: Vapor Benjamim Guimarães, herói do Velho Chico, faz 100 anos

Alquebrado, o vapor Benjamim Guimarães comemora seus 100 anos em condições precárias. À espera de restauração e praticamente aposentado, o navio ainda atrai turistas para Pirapora

Mateus Parreiras/Especial para o Jornal Estado de Minas-BH*
Benjamim Guimarães: o último remanescente de embarcações de passageiros no rio São Francisco completa 100 anos. Foto: FN Café NEWS/Arquivo. 
Pirapora – A menos de 50 centímetros da água, no convés de madeira, passageiros se agarravam onde podiam para atravessar as corredeiras do Rio São Francisco que arrebentavam nas pedras entre Sobradinho e Juazeiro, na Bahia. No trecho norte-mineiro do Velho Chico, a partir de Pirapora, o forró varava as noites no segundo andar da embarcação, com animados estudantes e viajantes rompendo o silêncio do sertão. Desbravador das Américas, o vapor Benjamim Guimarães singrou a Amazônia e o Mississippi, no coração dos Estados Unidos, transportando carvão, algodão e madeira do Minnesota ao porto de Nova Orleans.

Testemunha da história desses povos, o navio Benjamim Guimarães chegou ao centenário este ano, mas sem o esplendor de suas célebres jornadas. Alquebrado, ancorado no porto de Pirapora com a madeira trincada, pintura descascada e casco precário, ele já não desce o rio para viagens que durem mais de três horas (36 quilômetros) – muito aquém dos quase 30 dias de ida até Juazeiro (BA) e volta, perfazendo 2,7 mil quilômetros.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva