Quem é França Neto:
FRANÇA NETO (FN), 55, mineiro e
atleticano, é professor no ensino superior e na educação básica. Jornalista desde 1985; doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/
PPGE-FE), na linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação -
Eixo de interesse Políticas Públicas de Educação a Distância (EaD) no Brasil; além disso, participou da Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e eixo
temático: Mídias e mediações pedagógicas - UnB/Brasília-DF; Mestre em Administração
Pública; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte (MG); Bacharel em Comunicação Social e Licenciado em
Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Foi assessor de imprensa e comunicação
social da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em BH, no período 1996-1997. Em
1998, assumiu a Coordenação de Publicações do Censo Escolar, na SEE/MG -
BH.
Em 2000, defendeu a pesquisa acadêmica
intitulada "O MST sob as lentes do Jornal Nacional/TV Globo" [O noticiário do telejornal e sua relação com os movimentos sociais], na qual refletiu criticamente sobre o papel
histórico na constituição dos Meios de Comunicação Massa na América Latina
(mídia tradicional: TV, rádio e jornal impresso), e, em específico, o seu
caráter de ‘despolitização’ ao construir certas categorias de notícia no
telejornalismo brasileiro . No ano
de 2003, produziu outra pesquisa científica, sob o viés das políticas públicas,
"O Bolsa-Escola em MG: Desenho, focalização e cobertura". Participou
do Encontro Nacional de Pesquisa Em Ciência Da Informação, em 2005,
Florianópolis (SC), onde defendeu e publicou o artigo científico: "Governo
Eletrônico: instrumento de capilaridade da relação Estado e Sociedade na
América Latina". É autor de artigos que discutem sobre os desafios do
atual processo das TICs na sociedade.
Ao debater a Administração Pública
brasileira, em 2006, FN realizou uma pesquisa acadêmica sobre a qualidade das informações
educacionais e seus indicadores para uma tomada de decisão efetiva na
esfera da política pública brasileira.
Atualmente, edita o FN Café NEWS que é um blogsite jornalístico-cultural-educacional, cuja finalidade precípua é promover, de forma dinâmica e interativa pelo mundo virtual, a disseminação da informação, pesquisa, educação, da literatura e das políticas públicas; e a legitimidade do jornalismo responsável e ético na sociedade, sempre comprometido com o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural.
Currículo na plataforma Lattes e contato: Clique aqui no currículo Lattes - CNPq do professor-pesquisador José França Neto / e-mail: francaneto@gmail.com / Siga-me pelo Twitter:
Tese Doutorado: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA(EaD) numa IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A
Unimontes em questão.
Referência:
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FRANÇA NETO, José. Educação a
distância (EaD) num IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no
sistema UAB. A Unimontes em questão. 2016. vi, 249 f., il. Tese (Doutorado em
Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. TESE em PDF disponível para download. Universidade de Brasília (lUnB) - Biblioteca Central/IBICT.
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Resumo:
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Esta tese investiga as condições de
trabalho na educação a distância em face das novas configurações de papéis
nas funções do trabalho docente dessa modalidade de ensino, em específico o
trabalho do tutor. Para isso, tomou como objeto empírico o curso de pedagogia
em uma instituição pública de ensino superior (IPES) brasileira, integrante
do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de uma abordagem
crítica na perspectiva do materialismo histórico-dialético, foram analisadas
as categorias de flexibilização, intensificação e precarização do trabalho no
intuito de verificar as condições de trabalho do tutor. Os procedimentos
envolveram entrevistas realizadas com os professores e questionários junto ao
tutor, bem como análise documental no sentido de entender suas funções e
atribuições nessa modalidade de ensino. Os resultados evidenciam que
prevalecem as condições contraditórias no papel do tutor que configuram em
atribuições intensificadas e flexibilizadas no trabalho docente na EaD. Isso
resulta ainda na precarização do trabalho desses profissionais que tendem a
ser desvalorizados na medida em que não há uma forma de compensação salarial
pelo seu desempenho profissional pois recebem bolsa. Por fim, consideramos
que o cenário analisado constitui historicamente a transição da base da força
de trabalho tradicional para estruturas ocupacionais flexíveis no
espaço-tempo virtual cibernético. Esse cenário de mudança tende impactar nas
atribuições do trabalho dos teletrabalhadores e/ou infoproletários, como o
papel do tutor, para lidar no seu esforço físico, mental, intelectual e
psíquico diante da complexidade do processo de ensino-aprendizagem na
modalidade de educação a distância.
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Abstract:
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This thesis investigates the working conditions in distance education
in face of the new configurations of roles in the functions of the teaching
work of this type of teaching, in particular the work of the tutor. For this,
he took as an empirical object the pedagogy course in one of a Brazilian
public university (IPES), a member of the Universidade Aberta do Brasil (UAB)
system. Through a critical approach in the perspective of
historical-dialectical materialism, the categories of flexibilization,
intensification and precarization of work were analyzed in order to verify
the working conditions of the tutor. The procedures involved interviews with
teachers and questionnaires with the tutor, as well as documentary analysis
in order to understand their functions and attributions in the modality of
distance education. The results show that the contradictory conditions
prevailing in the role of the tutor who configure in intensified and flexible
assignments in the teaching work in distance education. This also results in
the precariousness of the work of these professionals who tend to be devalued
to the extent that there is no form of compensation for their professional
performance because they receive a scholarship. Finally, we consider that the
scenario analyzed historically constitutes the transition from the base of
the traditional workforce to flexible occupational structures in the
cybernetic virtual space-time. This scenario of change tends to impact the
work assignments of teleworkers and / or infoproletary, such as the role of
the tutor, to deal with their physical, mental, intellectual and psychic
effort in the face of the complexity of the teaching-learning process in the
distance education modality.
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TESE: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) numa IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A Unimontes em questão. —Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Disponível em:
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22781/1/2016_Jos%C3%A9Fran%C3%A7aNeto.pdf ; ou: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22781
Disponível em:
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/22781/1/2016_Jos%C3%A9Fran%C3%A7aNeto.pdf ; ou: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22781
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ARTIGOS:
ANPEd
- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação:
FRANÇA NETO, José. INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CONCEITOS E DEBATES: FRAGMENTAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS OCUPACIONAIS DAS IES. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste – Reunião Científica Regional da ANPEd: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13., 2016. Brasília. Anais… Brasília: Universidade de Brasília, ANPEd, 2016.
INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CONCEITOS E DEBATES: FRAGMENTAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS OCUPACIONAIS DAS IES
TEXTO em PDF
ANPED /Download disponível - INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CONCEITOS E DEBATES: FRAGMENTAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS OCUPACIONAIS DAS IES
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ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação:
FRANÇA NETO, José; SIQUEIRA, Carlos Alberto Antão; CUSTÓDIO, Luciana Silva. Governoeletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estadoe sociedade na América Latina . In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005. Texto em PDF - Download disponível/Portal de E-Gov .
Governo eletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estado e sociedade na América Latina
FRANÇA NETO, José; SIQUEIRA, Carlos Alberto Antão; CUSTÓDIO, Luciana Silva. Governoeletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estadoe sociedade na América Latina . In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005. Texto em PDF - Download disponível/Portal de E-Gov .
Governo eletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estado e sociedade na América Latina
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III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares
I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva
Salvador (BA) - Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Salvador (BA) - Universidade Federal da Bahia (UFBA).
FRANÇA NETO, José; FRANÇA, Silvana Diamantino; COSTA, Maria Isabel Barros Morais; FRANÇA, Ana Paula da Mota . INCLUSÃO ESCOLAR-ESPECIAL NA UNIMONTES: ESPAÇO DE LEGITIMAÇÃO PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO E À CIDADANIA. In: III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares; I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva. Centro de Convenções, Salvador - Bahia, Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 30 de outubro a 1º de novembro de 2011.
ARTIGO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD: INCLUSÃO ESCOLAR-ESPECIAL NA UNIMONTES: ESPAÇO DE LEGITIMAÇÃO PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO E À CIDADANIA.
*Autores: José França Neto[a], Silvana Diamantino França[b], Maria Isabel Barros Morais Costa[c] e Ana Paula da Mota França[d]
*Autores: José França Neto[a], Silvana Diamantino França[b], Maria Isabel Barros Morais Costa[c] e Ana Paula da Mota França[d]
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