domingo, 21 de junho de 2015

DIRETRIZES & CRITÉRIOS DE SEGURANÇA HÍDRICA...

Igam vai coordenar grupos de trabalhos para gestão das águas em MG
Duas novas frentes serão formadas para servir de base para pesquisas, estabelecimento de diretrizes e critérios de segurança hídrica, coordenadas pelo Igam. Foto: Agência Minas.
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos criou dois novos grupos de trabalho com o objetivo de reforçar a gestão das águas em Minas Gerais. A novidade foi apresentada em duas deliberações publicadas no Diário Oficial do Estado que homologaram a decisão do colegiado e estabeleceram que as frentes de trabalho serão coordenadas pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Os conselheiros decidiram pela formação de dois grupos: um para estabelecimento de critérios de excepcionalidade de restrição de uso para captações de água e o outro para estabelecer diretrizes e critérios gerais para a definição de situação crítica de escassez hídrica e estado de restrição de uso de recursos hídricos subterrâneos em Minas Gerais.

Segundo o Igam, os grupos de trabalho vão servir como base para a realização do trabalho da situação de escassez hídrica observada no estado, a segurança hídrica e a compatibilização e melhoria dos usos dos recursos hídricos com os diversos setores usuários.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA: Unidade permite monitoramento de abalos em tempo real e foi montado dentro do Parque Estadual da Lapa Grande

Estação sismográfica da Unimontes é instalada em definitivo

MONTES CLAROS (MG) - A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) concluiu os trabalhos da instalação definitiva da sua estação sismográfica, que vai possibilitar o monitoramento em tempo real das ocorrências de abalos sísmicos em todo o Norte de Minas.  Tremores de terra são frequentes na região.
Unidade sismográfica da Unimontes. Foto: Equipe CECS.

O equipamento foi instalado por intermédio do trabalho conjunto do Núcleo de Estudos Sismológicos (NES/Unimontes), Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) e do Departamento de Geociências (do Centro de Ciências Humanas/CCH), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP).

A estação sismográfica da Unimontes foi montada dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, a cinco quilômetros da área urbana da cidade e a instalação foi concluída após a cessão de terreno por parte do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para construção de um abrigo e instalação dos aparelhos. O IEF, que administra o parque, também é parceiro no projeto. O local fica próximo à região do Bairro Vila Atlântida, epicentro de tremores de terra registrados no município.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva