domingo, 6 de março de 2011

Tremor de terra em Montes Claros (MG) foi de 3.2 na escala Richter


MONTES CLAROS (MG) II - Na manhã deste domingo (6/3), o Observatório Sismológico da UnB divulgou, em seu site na web, as primeiras informações sobre o abalo sísmico registrado, na noite de sábado (5/3), em Montes Claros (MG).

O tremor de terra na cidade foi detectado pelos aparelhos do Observatório Sismológico, em Brasília (DF), com a magnitude local de 3.2 na escala Richter. Esta intensidade é a maior já registrada nos últimos quatro anos em Montes Claros.

O fenômeno sismológico, segundo o Observatório da UnB, foi sentido em diversas cidades do Norte de Minas, como: Francisco Sá, Brasília de Minas, Januária e Itacarambí. No entanto, o epicentro do abalo sísmico ocorreu na cidade de Montes Claros, por volta de 20h30 – hora local.
Informações preliminares sobre o abalo sísmico em Montes Claros – MG:
Data: 5 de março de 2011 (064);
Hora (BRA7): 23:29:41,568 (UTC);
Hora (SFA1): 23:29:44,003 (UTC);
Hora (CAN3): 23:30:08,698 (UTC);
Hora (SSV2): 23:30:09,349 (UTC);
Localização: lat. -16,733°, long. -43,860° (Erro: ± 0,09°);
Epicentro: Montes Claros (MG);
± 50 km de Francisco Sá (MG);
± 83 km de Brasília de Minas (MG);
± 147 km de Januária (MG);
± 182 km de Itacarambí (MG);
Magnitude: 3,2 mR.
Equipe responsável pelo Boletim Sísmico Brasileiro (Sisbra)
* Análise e mapas: Diogo Farrapo Albuquerque;
* Colaboração: Prof. George Sand França;
* Coordenação Geral: Prof. Lucas Vieira Barros
Fonte: Observatório Sismológico do Instituto de Geociências, da Universidade de Brasília (UnB).

Abalo sísmico de baixa intensidade atinge Montes Claros (MG)


Mapa da sismicidade natural brasileira. Fonte:Observatório Sismológico UnB
MONTES CLAROS (MG) I – Um abalo sísmico de baixa intensidade aconteceu por volta das 20h30 da noite deste sábado (5/3) na cidade de Montes Claros, que fica no Norte de Minas Gerais, situada a 418 km de Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o tremor de terra foi sentido por alguns moradores dos bairros Maracanã, Canelas, Cidade Nova, Sumaré, Jardim Liberdade e o Centro da cidade, mas, sem nenhum registro de ocorrência com vítimas.

O Observatório Sismológico do Instituto de Geociências, da Universidade de Brasília (UnB), que faz os registros da sismicidade no Brasil, não havia divulgado, até à noite de sábado, nenhuma notícia, em seu site na internet, sobre o tremor em Montes Claros.

“Foi tudo muito rápido. Parecia um estrondo de dinamites em morro de pedreiras. Algumas pessoas começaram a sair de suas casas e os cachorros latiam, em grande alvoroço”, comentou o aposentado José Lino Diamantino, presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Liberdade, na cidade.

Em 2010, Montes Claros registrou, em 29 de outubro, segundo o Observatório Sismológico da UnB, dois tremores consecutivos que variaram respectivamente 2.7 e 2.3 na escala de magnitude local [escala Richter]. Esses registros sísmicos aconteceram, à época, por volta de 13h55 e 14h35. Além disso, a cidade sofreu, em 15 janeiro de 2009, um abalo sísmico que registrou uma magnitude 2.2 na escala Richter.

De acordo com o Observatório Sismológico da UnB, a região do Norte de Minas fica situada numa falha geológica, e, por isso, são comuns pequenos tremores. No entanto, o distrito de Caraíbas, localizado no município de Itacarambí (MG), situado a 675 km de BH, sofreu, em 08/12/2007, um abalo sísmico, com magnitude 4.9 na escala de Richter. O tremor foi responsável, na época, pela destruição de várias casas no distrito e vitimou fatalmente uma criança, sendo considerada a primeira morte, no Brasil, causada por terremoto.

Sismicidade Brasileira
Por que os sismos acontecem? Esta é uma pergunta feita muito freqüentemente. A parte mais externa da Terra, a litosfera, de aproximadamente 100 km de espessura, é rígida e dividida em diversas partes ou placas tectônicas, as quais movimentam umas em relação às outras. Nas zonas de contato entre essas placas ocorrem os maiores e mais freqüentes terremotos. A causa desse movimento é a existência de forças geológicas no interior da Terra, cuja origem não é ainda bem conhecida e determinada (Assumpção, 1983).
Entretanto, sabe-se que o estado das tensões na litosfera pode ser devido a uma variedade de forças: de origem local, causadas por heterogeneidades estruturais, carregamento e descarregamento da crosta e anomalias térmicas na astenosfera; e de origem regional, relacionadas com a movimentação de placas tectônicas, tais como empurrão da dorsal oceânica, devido à sua maior elevação (comprimindo o interior da placa), força de empuxos, por exemplo, exercida pela Placa de Nazca, que mergulha por baixo da Placa Sul-Americana e forças de carregamento viscoso devido às correntes de convecção que podem estar carregando a Placa Sul-americana (Mendiguren & Richter, 1978; Assumpção & Suarez, 1988).
O Brasil, por estar situado no interior da placa tectônica da América do Sul, uma região continental estável, apresenta uma sismicidade bem inferior àquela observada nas bordas de placas, como é o caso da zona de contato entre as placas de Nazca e a Placa Sul-americana, onde os sismos são mais freqüentes e de maiores magnitudes. Além disso, a sismicidade observada no Brasil é menor do que em outras regiões intraplacas semelhantes, como são os casos do leste da América do Norte, Índia, África e Austrália, onde já foram observados grandes terremotos, como, por exemplo, os de Nova Madri (EUA), em 1811 e 1812, com magnitudes 8,2 e 8,0, respectivamente (Johnston, 1989).
 Fonte: Observatório Sismológico do Instituto de Geociências, da Universidade de Brasília (UnB)

terça-feira, 1 de março de 2011

Eleição na Unimontes: Centro de Ciência Humanas - CCH

Wagner Rocha é eleito o novo diretor do CCH/Unimontes com ampla maioria dos votos de professores, alunos e servidores

 
Professor Wagner Rocha, com 16 metas de trabalho para gestão 2011-2015, foi eleito o novo diretor do CCH/Unimontes.  Foto: Divulgação fev. 2011.
 O professor Antônio Wagner Veloso Rocha foi eleito, no dia 17/02, com ampla maioria dos votos (705,96) de professores, alunos e servidores, para a direção do Centro de Ciências Humanas (CCH), da Universidade Estadual de Montes  Claros (Unimontes). O mandato  para fazer a gestão do CCH/Unimontes vai ser  de quatro anos.
CCH/Unimontes: Prédio 2.

Rocha, durante sua campanha, lançou 16 metas de trabalho para o desenvolvimento organizacional do CCH/Unimontes. Dentre elas, destaca-se o desenvolvimento de todas as atividades do CCH, de forma democrática e participativa, prevalecendo sempre a busca de ações coletivas e a prática do diálogo com os departamentos, colegiados de cursos, professores, alunos e demais servidores. Além disso, a redistribuição dos espaços físicos do CCH, otimizando toda a sua infraestrutura, do ponto de vista da acessibilidade, ensino e pesquisa e o incentivo e busca de alternativas para a qualificação do docente através da implantação de mestrados e doutorados interinstitucionais (Minter/Dinter) e convênios específicos, com IES reconhecidas pela CAPES.
A seguir, veja a notícia sobre a homologação das eleições para diretores de centros da Unimontes e a apuração dos votos realizada pela equipe de apoio à candidatura do professor Wagner Rocha junto à Comissão Eleitoral, através da escrutinação  de votos no campus Unimontes/Sede - Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG), e nos demais campi universitários da instituição localizados em cidades da região.

Conselho Universitário homologa resultado de eleições para diretores de centros da Unimontes
Campus Universitário/Sede Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros.
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Consu/Unimontes), reunido na quarta-feira (23), homologou os resultados das eleições realizadas no dia 17 último para composição das listas tríplices para os cargos de diretores de centros de ensino da Unimontes. Após a homologação, as listas foram encaminhadas ao reitor, João dos Reis Canela, a quem caberá a nomeação dos dirigentes para a gestão março de 2011 a março de 2015.
Participaram do processo integrantes da comunidade acadêmica vinculados às unidades: Centro de Ciências Humanas (CCH), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).  O voto foi paritário, com os pesos de 70% (professores) 15% (servidores técnico-administrativos)  e 15% (acadêmicos).
Após a contagem ponderada dos votos, considerando os pesos, as listas ficaram assim definidas (pela ordem alfabética): Centro de Ciências Humanas (CCH) – professores Antônio Wagner Veloso Rocha (705,96) e José Lúcio Ferreira Higino (392,99); Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) – professores Rosivaldo Antônio Gonçalves (328) Victor Martins Maia (328,82); Centro de Ciências Sociais Aplicadas - professores Maria Ângela Figueiredo Braga (322,66) e Paulo César Mendes Barbosa (526,17); Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) – professora Maria das Mercês Borém Correia Machado (516,11).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social  - ACS/Unimontes
 
Confira, a seguir, o resultado da eleição no CCH/Unimontes, segundo apuração dos votos de professores, alunos e técnico-administrativos no campus sede, em Montes Claros, e demais campi da Unimontes na região, a qual foi realizada pela equipe de apoio à candidatura do professor Wagner Rocha.
 
ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campus Unimontes/Sede – Profº Darcy Ribeiro
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
140
285
4
429
LÚCIO HIGINO
56
101
3
160
TOTAL
196
386
7
589
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Pirapora
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
4
16
1
21
LÚCIO HIGINO
0
1
0
1
TOTAL
4
17
1
22
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Brasília de Minas
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
2
61
2
65
LÚCIO HIGINO
0
11
0
11
TOTAL
2
72
2
76
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Januária
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
1
34
0
35
LÚCIO HIGINO
7
37
0
44
TOTAL
8
71
0
79
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Paracatu
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
1
16
1
18
LÚCIO HIGINO
0
1
0
1
TOTAL
1
17
 1
19
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/ Unaí
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
2
18
0
20
LÚCIO HIGINO
0
11
0
11
TOTAL
2
29
0
31
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/São Francisco
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
1
4
 0
5
LÚCIO HIGINO
0
4
 0
4
TOTAL
1
8
 0
9
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Janaúba
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
1
10
 0
11
LÚCIO HIGINO
0
4
 0
4
TOTAL
1
14
 0
15
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Espinosa
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
2
20
0
22
LÚCIO HIGINO
1
63
3
67
TOTAL
3
83
3
89
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Bocaiuva

Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
0
0
0
0
LÚCIO HIGINO
1
0
0
1
TOTAL
1
0
 0
1
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Hospital Universitário – HU/Unimontes
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
0
1
0
1
LÚCIO HIGINO
0
0
0
0
TOTAL
0
1
 0
1
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Joaíma
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
2
16
0
18
LÚCIO HIGINO
0
1
0
1
TOTAL
2
17
 0
19
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

ELEIÇÃO NO CCH/UNIMONTES – fevereiro de 2011
Votos Apurados no Campi Unimontes/Almenara
Candidato
Docentes
Discentes
Téc-Adm.
TOTAL
WAGNER ROCHA
1
6
2
9
LÚCIO HIGINO
8
101
0
109
TOTAL
9
107
 2
118
Fonte: Equipe de Apoio à Candidatura do Professor Wagner Rocha na Apuração de 18/02/2011 junto à Comissão Eleitoral

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva