domingo, 23 de maio de 2010

Eleições 2010 : Dilma (37%) X Serra (37%)


Na pesquisa de intenção de voto para presidente da República, divulgada no sábado (22/5), o Instituto Datafolha, do jornal Folha de São Paulo, indicou haver um empate numérico entre a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e o pré-candidato do PSDB, José Serra: ambos estão com 37%.

O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de maio com 2.660 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
De acordo com o Datafolha, Dilma subiu de 30% (na pesquisa de 15-16.abr.2010) para 37% agora, ou seja, uma alta de 7 pontos percentuais. Já Serra caiu de 42% para 37% no mesmo período (baixa de 5 pontos).

 Marina Silva (PV) ficou estacionada na pesquisa Datafolha com os mesmos 12% que havia registrado em abril. Há 5% que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum. E outros 9% que dizem estar indecisos.

Quando se inclui os candidatos nanicos na pesquisa, os números não mudam muito. Só José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria de Almeida (PSTU) pontuam 1% cada. O outros nanicos sempre têm menos de 1%.






Fonte: DATAFOLHA - maio 2010


quarta-feira, 19 de maio de 2010

ESCOLA INCLUSIVA

Prmio Experincias Educacionais Inclusivas 2010



Na próxima segunda-feira, 24, em Brasília-DF, durante a abertura do seminário internacional A Escola Aprendendo com as Diferenças, o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) divulgam os vencedores do Prêmio Experiências Educacionais Inclusiva. O prêmio tem o objetivo de dar maior visibilidade e valorizar o trabalho de educadores e gestores que promovem o desenvolvimento inclusivo da escola.

De 420 municípios nas cinco regiões do País, o prêmio recebeu 713 inscrições de todos os estados brasileiros. As escolas premiadas participarão de intercâmbio com as demais, apresentarão suas experiências durante a programação do seminário e em publicação conjunta da OEI e da Secretaria de Educação Especial (Seesp) do MEC.

As experiências dessas escolas contribuem para o avanço na implementação da educação inclusiva e para a transformação das escolas brasileiras, ao eliminar barreiras que impedem o acesso, a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

O prêmio conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Fundação Mapfre.


Prmio Experincias Educacionais Inclusivas 2010
 Escolas finalistas e vencedoras
 Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas 2010/ Finalistas
Norte
Escola Municipal Santa Tereza, de Tefé (AM)
Escola Municipal de Tempo Integral Cora Coralina, de Palmas (TO)
Nordeste
Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, de Itapajé (CE)
Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Padre Felice Pistoni, de Fortaleza
Escola Municipal Prof.ª Josélia Florêncio da Silveira, de Caruaru (PE)
Escola Municipal José Francisco Dutra, de Floriano (PI)
Centro-Oeste
Escola Municipal de Educação Básica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, de Cuiabá (MT)
Escola Municipal de Educação Básica Antônio Joaquim de Arruda, de Várzea Grande (MT)
Sudeste
Centro Municipal de Educação Infantil Dr. Denizart Santos, de Vitória (ES)
Sul
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, de Porto Alegre (RS)
Escola Básica Municipal Rui Barbosa, de Chapecó (SC)

Premiadas
Cinco experiências desenvolvidas em escolas públicas brasileiras, uma por região.

Norte
Escola Estadual Clarisse Fecury, de Rio Branco (AC)
Nordeste
Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Marques de Almeida, de Quixadá (CE)
Centro-Oeste
Creche Municipal Pequeno Príncipe, de Porto dos Gaúchos (MT)
Sudeste
Escola Municipal Orsina da Fonseca, do Rio de Janeiro (RJ)
Região Sul
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, de Guaporé (RS)
Menção Honrosa
Creche Bem–Te–Vi, de Florianópolis (SC).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC
 


sábado, 15 de maio de 2010

Eleições 2010: Dilma com 38% e Serra com 35%

SUCESSÃO PRESIDENCIAL 

Pela primeira vez, a pré-candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, aparece numericamente à frente na corrida presidencial ao Palácio Planalto, com 38% das intenções de voto, contra 35% do tucano José Serra. A pesquisa foi divulgada pelo instituto Vox Populi, neste sábado (15), que foi encomendada pelo Jornal da Band (TV Bandeirantes). A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 3 de abril, o presidenciável do PSDB tinha 34%, contra 31% da pré-candidata do PT. Marina Silva (PV) aparece agora com 8%, contra 5% registrados no levantamento anterior. Votos brancos e nulos ficaram com 8%, enquanto 11% dos entrevistados se disseram indecisos.

Eventual 2º turno
Em uma projeção de segundo turno, Dilma tem 40%, contra 38% de Serra. Votos brancos e nulos ficaram com 9% no segundo turno, enquanto 13% dos entrevistados ainda não escolheram candidato. Segundo o Vox Populi, 75% das pessoas disseram conhecer bem o pré-candidato José Serra, enquanto 56% afirmaram o mesmo de Dilma e 33%, de Marina.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 11.266/2010.


sábado, 8 de maio de 2010

Financiamento da Educação Básica no Brasil

UF

O Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), transferiu, na quinta-feira (6/5), R$ 788,3 milhões referentes à parcela de maio da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em 2010, os estados beneficiados pelo Fundeb são Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, e seus municípios.

Transferências da União ao Fundeb
Maio 2010

UF

 Valores da complementação da União (em R$)
AL
18.667.311,02
AM
13.275.062,10
BA
113.654.108,73
CE
89.792.447,70
MA
103.509.742,87
PA
153.021.785,70
PB
51.885.689,51
PE
193.081.343,56
PI
51.487.301,85
TOTAL
788.374.793,04
Fonte: FNDE/MEC

O repasse deste mês vem com um adiantamento para atenuar os efeitos das deduções financeiras realizadas nos municípios que sofreram débitos nas suas contas do Fundeb, em decorrência do ajuste de 2009. A explicação é do coordenador-geral do Fundo, Vander Borges. Além do adiantamento, a transferência – que normalmente ocorre no final de cada mês – foi antecipada para o início de maio.

A complementação federal ao Fundeb tem o objetivo de atenuar disparidades regionais no investimento em educação e é paga a estados e municípios que não conseguem atingir, com recursos da própria arrecadação, o valor mínimo nacional estipulado pelo Ministério da Educação. 

O QUE É FUNDEB? 
________________________________________________________________________________

 O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) atende toda a educação básica, da creche ao ensino médio. Substituto do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1997 a 2006, o Fundeb está em vigor desde janeiro de 2007 e se estenderá até 2020.

É um importante compromisso da União com a educação básica, na medida em que aumenta em dez vezes o volume anual dos recursos federais. Além disso, materializa a visão sistêmica da educação, pois financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para os programas direcionados a jovens e adultos.

A estratégia é distribuir os recursos pelo país, levando em consideração o desenvolvimento social e econômico das regiões — a complementação do dinheiro aplicado pela União é direcionada às regiões nas quais o investimento por aluno seja inferior ao valor mínimo fixado para cada ano. Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação.

A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do programa são feitos em escalas federal, estadual e municipal por conselhos criados especificamente para esse fim. O Ministério da Educação promove a capacitação dos integrantes dos conselhos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva