domingo, 30 de junho de 2013

Eleição 2014: Presidente Dilma cai 21 pontos percentuais e tem reeleição ameaçada, segundo Datafolha

Dilma perde apoio, e eleição de 2014 iria para o 2º turno
DE BRASÍLIA/Folha de S. Paulo*
Dilma tem reeleição ameaçada, segundo pesquisa eleitoral do Datafolha. Foto: Blog do Planalto 2013.
Depois de três semanas de manifestações de rua em todo o país, a presidente Dilma Rousseff é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida pelo Planalto.
Sua taxa de intenção de votos cai até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.

Para piorar a situação da presidente, seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, se mostrou bem mais resiliente à insatisfação geral dos eleitores com os políticos.
Além de ter perdido só dez pontos percentuais, o petista ainda ganharia no primeiro turno a eleição hoje em um dos cenários apresentados.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

EFEITO da "Primavera Tropical-tupiniquim": Corrupção agora é crime hediondo, segundo proposta aprovada pelo Senado

Senado aprova projeto que classifica corrupção como crime hediondo
O presidente do Senado, Renan Calheiros, abre sessão plenária desta quarta-feira (26/6). Foto: Jane de Araújo/Agência Senado  junho de 2013.
BRASÍLIA, 26 Jun (Reuters*) - O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que qualifica a corrupção e outros delitos contra a administração pública como crime hediondo, em resposta a uma das demandas da onda de manifestações que tomou o país nas últimas semanas.

A matéria, aprovada na esteira de protestos que reivindicavam, entre outros temas, o combate à corrupção, ainda precisa ser votada pela Câmara. Se os deputados alterarem o texto, o projeto terá de passar novamente pelo Senado para então ser encaminhado à sanção presidencial.

Na terça-feira, ao anunciar pactos em áreas como saúde, educação, reforma política e responsabilidade fiscal, em resposta aos apelos dos manifestantes, a presidente Dilma Rousseff defendeu como "iniciativa fundamental" que a corrupção passe a ser considerada crime hediondo.

terça-feira, 25 de junho de 2013

ANTÍDOTO ante aos protestos de rua contra corrupção: Dilma propõe plebiscito para Constituinte da reforma política

Dilma reúne STF, Senado e OAB para discutir proposta de convocação de plebiscito
Presidente Dilma disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. Foto: Blog do Planalto 2013.
Renata Giraldi/Da Agência Brasil, em Brasília
Pelo segundo dia consecutivo, a presidente Dilma Rousseff tem uma série de reuniões hoje (25) com o objetivo de discutir soluções para encerrar a onda de manifestações no país. Dilma marcou conversas ao longo do dia com os presidentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coelho, do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Em debate, a proposta de convocação de um plebiscito para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para discutir a reforma política.
CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA:
Dilma propõe plebiscito sobre reforma política
A presidente também tem reuniões marcadas com representantes de movimentos urbanos, no Palácio do Planalto.

sábado, 22 de junho de 2013

PRIMAVERA TROPICAL-TUPINIQUIM: Acredito na Rapaziada!

ACREDITO NA RAPAZIADA
Jovens brasileiros preferem a indignação à resignação ante a corrupção na administração pública e a falta de qualidade da educação e saúde no Brasil. FN Café News 22 jun 2013.
"Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada"

Gonzaguinha

terça-feira, 18 de junho de 2013

IndigNAÇÃO toma conta do Brasil nesta 2a feira, com o mote: “Não são apenas 0,20 centavos”

Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção, gastos públicos na Copa das Confederações e por mobilidade urbana

Protestos tomam conta do País e 'não são apenas por causa de 0,20'. Fotos: Uol  e Agência ABr
Luciano NascimentoRepórter da Agência Brasil
BRASÍLIA – Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.

Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ministério da Educação garante mega programa de recursos financeiros para atender 'o Dinheiro Direto na Escola'

Programa para tornar escolas sustentáveis vai investir R$ 100 milhões

Ao lado do ministro Aloizio Mercadante, Tatiana Reichert relatou tragédia ocorrida no interior catarinense que poderia ser evitada se a população local estivesse preparada para enfrentar riscos ambientais (Foto: João Neto/MEC)
BRASÍLIA* -No Dia Mundial do Meio Ambiente, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na manhã desta quarta-feira, 5, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) – Escola Sustentável. A proposta do programa é garantir recursos para que as escolas desenvolvam iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

O PDDE Escola Sustentável pré-selecionou 10 mil instituições de ensino de 310 municípios em estado de vulnerabilidade ambiental. Essas escolas têm prazo até o dia 30 próximo para formalizar a adesão on-line ao programa, que tem orçamento de R$ 100 milhões. Segundo Mercadante, a educação ambiental é fundamental para o futuro, pois os jovens devem ser conscientizados sobre a necessidade de cuidar e ter atitude de respeito ao meio ambiente. “Nossa prioridade é trabalhar na prevenção nessas cidades”, disse o ministro.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Câmara aprova projeto que regulamenta criação de municípios

Câmara conclui votação e projeto para criação de municípios vai ao Senado

Iolando Lourenço/Repórter da Agência Brasil
BRASÍLIA - Com a rejeição de cinco dos seis destaques apresentados ao projeto de lei complementar do Senado, que estabelece regras para a criação, incorporação e desmembramento de municípios, a Câmara concluiu há pouco a votação da matéria. O único destaque aprovado retira do texto o dispositivo que proibia o desmembramento de municípios localizados em terras da União.

Aprovado pelo Senado em 2008, o projeto terá que ser novamente apreciado pelos senadores, já que a Câmara aprovou um substitutivo ao texto, com várias alterações. A aprovação do destaque que permite o desmembramento de cidades em terras da União desagradou lideranças governistas. O líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que a proposta pode abrir brechas para criação de cidades em terras indígenas, ou em terrenos do Exército e da Marinha, por exemplo.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Igreja do século 17 no Norte Minas está infestada de cupins

Igreja Matriz centenária vai ser restaurada em Matias Cardoso
Iphan, responsável pelo tombamento do templo, em 1954, abriu licitação para escolha da empresa que, num prazo de quatro meses, vai entregar o projeto de restauro
Construída no fim do século 17, Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma das primeiras de Minas e está infestada de cupins. Foto: FN Café  NEWS 2009.
Gustavo Werneck/Jornal EM/Portal Uai
MATIAS CARDOSO/MG – Depois de uma espera de mais de 10 anos, com muita insegurança, degradação e falta de cuidados, a Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Matias Cardoso, no Norte de Minas, uma das primeiras igrejas de Minas, entra finalmente no ritmo da preservação. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do templo, em 1954, abriu licitação para escolha da empresa que, num prazo de quatro meses, vai entregar o projeto de restauro.

Enquanto as obras não começam, a construção do século 17 começa a ganhar serviços emergenciais, que incluem troca das madeiras de portas e janelas, pintura externa e intervenção na área externa para evitar ação das chuvas. “Estamos na maior expectativa, afinal a última obra geral ocorreu há um século”, diz o administrador paroquial, o diácono Daniel Cordeiro Martins. Em 2008, ladrões furtaram três imagens do altar – Santa Maria, Sant’Anna e São Miguel.

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva