Foto: Luis Henrique Silveira/FSM
A marcha que percorreu as avenidas Borges de Medeiros, Aureliano Pinto de Figueiredo e Beira Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e marcou o primeiro dia do Forum Social Mundial 10 anos. Segundo os organizadores cerca de 30 mil pessoas A programação do evento seguirá até o dia 29, com debates em diversos temas, como conjuntura social, sustentabilidade, questões políticas, entre outras.]
O trânsito ficou complicado nas ruas do centro. Cerca de 60 agentes de trânsito tentaram disciplinar a afluência de pessoas, que aumentava a cada hora. Sindicalistas, grupos religiosos, ecologistas, políticos, militantes de partidos e outras tribos, incluindo anarquistas e artistas de teatro, participaram da marcha, tradicional no FSM.
A caminhada de abertura do FSM teve muito merchandising sindical e social, com várias grupos organizados com camisetas, balões gigantes, estampados, mas também teve muita diversidade de organizações chamando a unidade dos movimentos. Uns três caminhões de som ajudaram a animar a caminhada, além de charangas e palavras de ordem, teve muita diversidade étnica e cultural, mulheres, negros, índios, GLBTs, lutadores em defesa do meio ambiente, da preservação do planeta , lembrando das mudanças climáticas.
A presença de Lula está confirmada, mas ele permanece na capital gaúcha por apenas duas horas.
Fontes: Flávio Ilha/Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre
25/01/2010
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FSM
O Fórum Social é uma deliberação da mais pura expressão de que a política possível, através de mobilizações e causas sociais.
ResponderExcluirFloripa