quinta-feira, 2 de julho de 2015

ARTESANATO NORTE-MINEIRO: 'Projeção em Feira Nacional...'

Produtos do artesanato do Norte e Nordeste de Minas Gerais vão ser expostos nesta quinta (2) na 'Fenearte' em Olinda (PE)
Programa Artesanato em Movimento leva artesãos mineiros para Feira Nacional em Pernambuco. Foto: ACS/Sedinor
Com ACS/Sedinor
OLINDA (PE) – As riquezas do trabalho manual mineiro têm espaço garantido na XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O Governo de Minas Gerais, por meio da Sedinor, vai participar do evento que começa nesta quinta-feira (02/07) e vai até o dia 12 julho. Em um estande do programa Artesanato em Movimento, serão exibidos os produtos artesanais característicos do Norte e Nordeste do estado. Ao todo, vão participar do evento 11 associações de artesãos, contemplando os municípios de Minas Novas, Caraí, Turmalina, Datas, Diamantina, Berilo, Veredinha, Januária, Taiobeiras e Cônego Marinho.
Produtos do artesanato da região expostos em PE.

O programa Artesanato em Movimento é executado pelo Sistema Sedinor/Idene e visa alavancar estratégias de divulgação e comercialização do artesanato. A iniciativa tem como meta o apoio a eventos e feiras nacionais e regionais para incentivar a produção e os negócios da atividade artesanal. Neste evento, realizado em parceria com o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), estão sendo investidos cerca de R$ 80 mil em aquisição e montagem do estande, além de transporte e hospedagem de artesãos e técnicos.
 A Fenearte, que chega à 16ª edição neste ano, é uma das mais importantes feiras do país e deve receber cerca de 320 mil visitantes de vários estados brasileiros e do exterior e espera movimentar em torno de R$ 40 milhões. Em mais de 29 mil metros quadrados com 800 estandes, a Fenearte vai reunir cerca de 5 mil expositores de 51 países. Como é tradição, peças artísticas de todo o Brasil serão apresentadas. Neste ano, a feira homenageia o poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro Pajeú, que faria 100 anos em 2015; e o artesão Manoel Borges da Silva, o Mestre Nuca de Tracunhaém.

No estande do Governo de Minas, ficarão expostas em 48 metros quadrados, peças selecionadas pelo Ceart, que também dará apoio no gerenciamento do evento como: especificação técnica, contagem, armazenamento e transporte das peças, aquisição ou locação de estruturas para a exposição, além do recrutamento, seleção e capacitação da equipe responsável para expor e/ou comercializar os produtos durante o evento. Atualmente existe, entre o Sistema Sedinor/Idene e o Centro de Artesanato Mineiro, uma parceria com o intuito de fomentar o segmento, gerando renda e divulgando a cultura da região de abrangência da Secretaria.

Participam da exposição, por meio do estande do Governo de Minas:

Associação dos Artesãos da Comunidade de Coqueiro Campo, Associação dos Artesãos de Santo Antônio Caraí, Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, Soarte Associação dos Artesãos de Turmalina; Divinart - Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros da Datas; Associação dos Artesãos de Sempre Viva; ASTUR - Associação dos Artesãos de Turmalina; Associação Produtores e Artesãos de Roça Grande; Associação Produtores e Artesãos de Veredinha; Associação Amigos da Cultua da Região de Januária; Associart - Associação dos Artesãos do Município de Taiobeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva