quarta-feira, 27 de julho de 2016

Ruy Muniz tem prisão domiciliar revogada pelo Tribunal Federal em Brasília na na tarde desta quarta (27/7). No entanto, o afastamento do cargo de prefeito permanece.

Tribunal revoga prisão domiciliar do prefeito de Montes Claros
Ruy Muniz teve prisão revogada nesta 4a feira (27).
MONTES CLAROS (MG) - O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Brasília (DF), revogou a prisão domiciliar, na tarde desta quarta-feira (27/7), do prefeito afastado Ruy Muniz (PSB), que desde o dia 18 de abril foi preso pela Polícia Federal acusado de irregularidades. Entretanto, a decisão não anula o afastamento de Muniz do cargo de prefeito de Montes Claros.

Por quatro votos a um,  desembargadores do TRF acataram recurso da defesa contra os fundamentos da prisão preventiva de Ruy Muniz e deliberaram, logo em seguida, o relaxamento da mesma, que tinha sido determinada pelo desembargador Nei Bello, também do TRF da 1ª RegiãoMuniz ficou preso por quase 100 dias, sendo primeiro, em cárcere, de forma preventiva, e, logo depois, ele permaneceu em prisão domiciliar.

Entenda a prisão do prefeito de Montes Claros
Ruy Muniz foi preso no dia 18 de abril pela Polícia Federal na operação “Máscaras da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, um dia após sua esposa, a deputada federal Raquel Muniz, ter dito na votação do processo de impeachment que ele era exemplo para o Brasil.

Na investigação, o prefeito Ruy Muniz é suspeito de prejudicar os hospitais da cidade credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para beneficiar o Hospital Mário Ribeiro, que pertence a uma rede educacional administrada pela família dele.

No início, Ruy ficou preso no Presídio Regional da cidade, sob custódia da Secretaria de Estado e Defesa Social (Seds), em uma cela com outros presos que também possuem curso superior. Depois, Muniz permaneceu preso em sua residência, localizada no Ibituruna – região de construções residenciais de alto poder econômico em Montes Claros.

A secretária municipal de saúde, Ana Paula Nascimento, também foi presa, à época, na operação da Polícia Federal. 

Ruy disputa a reeleição para prefeito da cidade
Em coletiva à imprensa,  agora à tarde, o prefeito afastado Ruy Muniz anunciou que é pré-candidato a prefeito e pretende retornar a prefeitura em breve. Ele disse aos jornalistas: "ainda não posso interferir na administração municipal. Mas vou participar normalmente da convenção do meu partido", afirmou à imprensa. Muniz é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Os partidos políticos que pretendem lançar candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador nas Eleições Municipais de 2016 podem realizar, desde quarta-feira (20/7) até o dia 5 de agosto, convenções partidárias para a definição dos concorrentes. A regra está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), no Calendário Eleitoral de 2016 e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.455/2015.

-LEIA ainda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva