Contato e Currículo

Quem é França Neto:

FRANÇA NETO (FN), 55, mineiro e atleticano, é professor no ensino superior e na educação básica. Jornalista desde 1985; doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/ PPGE-FE), na linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação - Eixo de interesse Políticas Públicas de Educação a Distância (EaD) no Brasil; além disso, participou da Linha de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e eixo temático: Mídias e mediações pedagógicas - UnB/Brasília-DF; Mestre em Administração Pública; Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte (MG); Bacharel em Comunicação Social e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foi assessor de imprensa e comunicação social da Secretaria de Ciência e Tecnologia, em BH, no período 1996-1997. Em 1998, assumiu a Coordenação de Publicações do Censo Escolar, na SEE/MG - BH. 

Em 2000, defendeu a pesquisa acadêmica intitulada "O MST sob as lentes do Jornal Nacional/TV Globo" [O noticiário do telejornal e sua relação com os movimentos sociais], na qual refletiu criticamente sobre o papel histórico na constituição dos Meios de Comunicação Massa na América Latina (mídia tradicional: TV, rádio e jornal impresso), e, em específico, o seu caráter de ‘despolitização’ ao construir certas categorias de notícia no telejornalismo brasileiro .  No ano de 2003, produziu outra pesquisa científica, sob o viés das políticas públicas, "O Bolsa-Escola em MG: Desenho, focalização e cobertura". Participou do Encontro Nacional de Pesquisa Em Ciência Da Informação, em 2005, Florianópolis (SC), onde defendeu e publicou o artigo científico: "Governo Eletrônico: instrumento de capilaridade da relação Estado e Sociedade na América Latina". É autor de artigos que discutem sobre os desafios do atual processo das TICs na sociedade. 

Ao debater a Administração Pública brasileira, em 2006, FN realizou uma pesquisa acadêmica sobre a qualidade das informações educacionais e seus indicadores para uma tomada de decisão efetiva na esfera da política pública brasileira.

Atualmente, edita o FN Café NEWS que é um blogsite jornalístico-cultural-educacional, cuja  finalidade precípua é  promover, de forma dinâmica e interativa pelo mundo virtual, a disseminação da informação, pesquisa, educação, da literatura e das políticas públicas; e a legitimidade do jornalismo responsável e ético na sociedade, sempre comprometido com o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural.


Currículo na plataforma Lattes e contato: Clique aqui no currículo Lattes - CNPq do professor-pesquisador José França Neto    /   e-mail: francaneto@gmail.com  /  Siga-me pelo Twitter:@francaneto
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Tese DoutoradoEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA(EaD) numa IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A Unimontes em questão.

Referência: 
FRANÇA NETO, José. Educação a distância (EaD) num IPES brasileira: as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A Unimontes em questão. 2016. vi, 249 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. TESE em PDF disponível para downloadUniversidade de Brasília (lUnB) - Biblioteca Central/IBICT
Resumo: 
Esta tese investiga as condições de trabalho na educação a distância em face das novas configurações de papéis nas funções do trabalho docente dessa modalidade de ensino, em específico o trabalho do tutor. Para isso, tomou como objeto empírico o curso de pedagogia em uma instituição pública de ensino superior (IPES) brasileira, integrante do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de uma abordagem crítica na perspectiva do materialismo histórico-dialético, foram analisadas as categorias de flexibilização, intensificação e precarização do trabalho no intuito de verificar as condições de trabalho do tutor. Os procedimentos envolveram entrevistas realizadas com os professores e questionários junto ao tutor, bem como análise documental no sentido de entender suas funções e atribuições nessa modalidade de ensino. Os resultados evidenciam que prevalecem as condições contraditórias no papel do tutor que configuram em atribuições intensificadas e flexibilizadas no trabalho docente na EaD. Isso resulta ainda na precarização do trabalho desses profissionais que tendem a ser desvalorizados na medida em que não há uma forma de compensação salarial pelo seu desempenho profissional pois recebem bolsa. Por fim, consideramos que o cenário analisado constitui historicamente a transição da base da força de trabalho tradicional para estruturas ocupacionais flexíveis no espaço-tempo virtual cibernético. Esse cenário de mudança tende impactar nas atribuições do trabalho dos teletrabalhadores e/ou infoproletários, como o papel do tutor, para lidar no seu esforço físico, mental, intelectual e psíquico diante da complexidade do processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educação a distância.
Abstract: 
This thesis investigates the working conditions in distance education in face of the new configurations of roles in the functions of the teaching work of this type of teaching, in particular the work of the tutor. For this, he took as an empirical object the pedagogy course in one of a Brazilian public university (IPES), a member of the Universidade Aberta do Brasil (UAB) system. Through a critical approach in the perspective of historical-dialectical materialism, the categories of flexibilization, intensification and precarization of work were analyzed in order to verify the working conditions of the tutor. The procedures involved interviews with teachers and questionnaires with the tutor, as well as documentary analysis in order to understand their functions and attributions in the modality of distance education. The results show that the contradictory conditions prevailing in the role of the tutor who configure in intensified and flexible assignments in the teaching work in distance education. This also results in the precariousness of the work of these professionals who tend to be devalued to the extent that there is no form of compensation for their professional performance because they receive a scholarship. Finally, we consider that the scenario analyzed historically constitutes the transition from the base of the traditional workforce to flexible occupational structures in the cybernetic virtual space-time. This scenario of change tends to impact the work assignments of teleworkers and / or infoproletary, such as the role of the tutor, to deal with their physical, mental, intellectual and psychic effort in the face of the complexity of the teaching-learning process in the distance education modality.



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ARTIGOS:
ANPEd Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação:
FRANÇA NETO, José. INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CONCEITOS E DEBATES: FRAGMENTAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS OCUPACIONAIS DAS IESIn: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste – Reunião Científica Regional da ANPEd: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13., 2016. Brasília. Anais… Brasília: Universidade de Brasília, ANPEd, 2016.
INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CONCEITOS E DEBATES: FRAGMENTAÇÃO E PRECARIZAÇÃO NAS ESTRUTURAS OCUPACIONAIS DAS IES
TEXTO em PDF ANPED /Download disponível 
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ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
FRANÇA NETO, José; SIQUEIRA, Carlos Alberto Antão; CUSTÓDIO, Luciana Silva. Governoeletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estadoe sociedade na América Latina . In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005. Texto em PDF - Download disponível/Portal de E-Gov .
Governo eletrônico – conceitos e debates: instrumento de capilaridade da relação Estado e sociedade na América Latina 

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III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares 
I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva
Salvador (BA) Universidade Federal da Bahia (UFBA).



FRANÇA NETO, José; FRANÇA, Silvana Diamantino; COSTA, Maria Isabel Barros Morais;  FRANÇA, Ana Paula da Mota . INCLUSÃO ESCOLAR-ESPECIAL NA UNIMONTES: ESPAÇO DE LEGITIMAÇÃO PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO E À CIDADANIAIn: III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares; I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva. Centro de Convenções, Salvador - BahiaUniversidade Federal da Bahia (UFBA) - 30 de outubro a 1º de novembro de 2011.

ARTIGO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD: INCLUSÃO ESCOLAR-ESPECIAL NA UNIMONTES: ESPAÇO DE LEGITIMAÇÃO PARA O ACESSO AO CONHECIMENTO E À CIDADANIA.
*Autores: José França Neto[a], Silvana Diamantino França[b], Maria Isabel Barros Morais Costa[c] e Ana Paula da Mota França[d]

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