sábado, 17 de setembro de 2016

TRE-MG confirmou na tarde de sexta (16) o cancelamento da candidatura de Ruy Muniz a prefeito de Montes Claros (MG). Após prisão preventiva decretada pelo TJ-MG, ele está foragido e afastado do mandato de prefeito pela Justiça

Ruy Muniz tem candidatura a prefeito cancelada pelo TRE-MG 
A decisão foi motivada após a renúncia do candidato a vice-prefeito, ao centro com microfone , Danilo Narciso (PMDB). Ruy Muniz, ao lado do vice, durante lançamento das candidaturas, continua foragido. Foto: Juliana Gorayeb/G1.
Com G1 Grande Minas adaptações FN Café NEWS
MONTES CLAROS (MG) – O Tribunal Regional Eleitoral confirmou o cancelamento, na tarde desta sexta-feira (16), da candidatura da chapa encabeçada pelo prefeito afastado, e foragido da justiça, Ruy Muniz (PSB), que disputava vaga ao Executivo em Montes Claros, Norte de Minas. A decisão foi tomada após o pedido de renúncia feito pelo candidato a vice-prefeito, Danilo Narciso (PMDB).
Candidatura de Ruy Muniz (PSB/MG) foi cancelada pelo TRE-MG na sexta-feira (16/9).  Divulgação  site do TSE/17 set. 2016.
Muniz, que era candidato à reeleição, foi elogiado pela esposa durante a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Na ocasião, Raquel Muniz destacou a gestão do marido ao proferir o voto. "Meu voto é em homenagem às vítimas da BR-­251. É para dizer que o Brasil tem jeito, e o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".

Na decisão desta sexta, que homologou a saída de Narciso, o juiz Antônio de Souza Rosa afirma que o pedido de renúncia foi feito a menos de 20 dias para a eleição; neste período a lei permite que seja substituído em caso de morte de um dos candidatos.

“A extinção da candidatura ao cargo de Vice-Prefeito, decorrente da renúncia, afeta a chapa majoritária, pois, conquanto seja cabível a substituição de qualquer candidato renunciante ou que, de qualquer forma tenha tido inviabilizada sua candidatura, há um prazo limite para a substituição”, afirmou o juiz na decisão.

O pedido de renúncia do candidato Danilo Narciso foi feito na tarde desta sexta-feira. Nele Narciso alegou que os processos judiciais enfrentados por Ruy Muniz foram determinantes na tomada da decisão.

“Não resta a mim, outra opção, a não ser agir de acordo com os princípios éticos e morais que sempre nortearam a minha conduta como cidadão, dentre os quais, está a firme e inabalável crença na necessidade de não ignorarmos as decisões provenientes das autoridades constituídas pelo conjunto de normas e leis que regem o Estado Democrático e de Direito que se encontra em processo de consolidação em nosso país”, disse Narciso no pedido.

A assessoria jurídica da coligação "Competência para fazer mais", informou que está recorrendo da decisão conforme permite a Justiça Eleitoral.

Muniz foragido
O prefeito afastado de Montes Claros, Ruy Muniz, está foragido desde a quarta-feira (14). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) expediu mandado de prisão preventiva contra Muniz, após a operação Tolerância Zero apontá-lo como o controlador de um esquema montado para desviar recursos da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva