terça-feira, 19 de junho de 2012

Eleições 2012: Pesquisa DataTempo/CP2 em Montes Claros



73,6% dos montesclarenses desaprovam a administração do prefeito Luiz Tadeu Leite, que tem 58% de rejeição da população na cidade, segundo Datatempo

João Gualberto Jr.*
O deputado federal Jairo Ataíde (DEM).  Foto: Câmara dos Deputados - Brasília-DF.
MONTES CLAROS (MG) - A menos de quatro meses das eleições, o páreo em Montes Claros, principal cidade do Norte de Minas, está mais acirrado. De acordo com nova pesquisa DataTempo/CP2 realizada no município, o deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM) disputa a liderança com o também ex-prefeito Athos Avelino (PSB).


Na maior parte dos cenários, realizados a partir de 600 consultas, o democrata está na frente, mas em empate técnico, considerando a margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou menos.

No primeiro quadro, o parlamentar tem 23,3% das intenções de voto, contra 22,1% de Avelino. Na sondagem mais recente do DataTempo/CP2, de novembro, Ataíde liderava com uma margem de 6,6 pontos sobre o principal adversário.

Ex-prefeito Athos Avelino (PSB), favorito para sucessão de Tadeu Leite. Foto: Luis C. Gusmão/2007.
Ainda estão no quadro completo o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), preferido de 10,3%. O secretário de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (PP), aparece com 9,1%. No entanto, ele não será candidato, já que não se desincompatibilizou do Estado até o prazo do dia 6. O atual prefeito, Luiz Tadeu Leite (PMDB), tem 8,8%. Também integram o levantamento Antônio Sapori (PV), com 4,3%, e o ex-deputado federal Humberto Souto (PPS), com 4,2%.

Tadeu Leite tem 73,6% de desaprovação da população. Foto: Girleno Alencar 2012
No segundo cenário traçado, o democrata recebe 24,6% das intenções, diante de 23,9% para o representante do PSB. Muniz tem 11,5%, seguido de Gil Pereira, com 9,8%; Tadeu Leite, com 9,0%, e Souto, preferido de 4,5%.

A diferença entre os dois líderes é de apenas 0,6 ponto na terceira simulação. Ataíde aparece com 25,4%, enquanto Avelino tem 24,8%. Muniz é escolhido por 12,3%, enquanto o secretário de Estado recebe 10,8% das intenções. Já o atual prefeito tem 9,1%.

A simulação seguinte, sem Pereira, é a única em que o socialista supera o democrata, por 28,7% a 28,4%, ou seja, também dentro da margem de erro. O pré-candidato do PRB obtém 13,8%, enquanto o peemedebista aparece com 10,1%.

No quinto e último quadro, em que o nome de Muniz é excluído, Avelino e Ataíde recebem o mesmo índice: 33,1%. Já o prefeito Tadeu Leite tem 10,8%. Em todos os cenários, o grupo dos indecisos fica na casa dos 10%, o que demonstra uma consolidação considerável do montes-clarense.

Contra. O nome que sofre a maior rejeição na cidade é o do prefeito. Dos entrevistados, 58,0% disseram que não votariam em Tadeu Leite em nenhuma hipótese. Muniz é rejeitado por 8,8%, e Athos Avelino, por 4,8%. Ataíde não receberia o voto de 2,8% dos pesquisados, enquanto 2,2% declararam que não escolheriam Pereira.

Na categoria espontânea, em que a lista de concorrentes não é apresentada, o democrata também é o preferido, lembrado por 13,5%. Já Avelino é citado por 12,5%. Contudo, 26,1% disseram estar indecisos, enquanto 22,3% não conhecem os candidatos.

Gestão peemedebista na prefeitura não agrada
A posição do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) na pesquisa DataTempo/CP2 - na casa dos 10% das intenções de voto - reflete a opinião do eleitor de Montes Claros sobre a atual administração. Dos entrevistados, 73,6% desaprovam o trabalho do peemedebista, enquanto 23,8% aprovam a gestão municipal.

Na opinião dos montes-clarenses, o principal problema da cidade é o atendimento na saúde. A falta de asfaltamento nas ruas também foi lembrada, assim como o saneamento básico insuficiente, a sujeira, a violência e o desemprego.

Na avaliação de 57,2% dos 600 eleitores entrevistados, a administração de Tadeu Leite é ruim ou muito ruim. Outros 25,6% entendem que o desempenho do Executivo é regular, e, para 17,1%, bom ou muito bom. (JGJ) 


*Publicado pelo Jornal OTEMPO em 18/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva