O projeto alternativo de anistia e negociação dos crimes do '8/1' soa como um discurso de 'realidade inversa' no Congresso Nacional
![]() |
Charge, Benett, Folha de S. Paulo: 15 abr 2025, em que há uma escultura da golpista "Fátima de Tubarão", na posição que a tornou célebre no dia 8 de janeiro de 2023. |
Ao conceder o projeto alternativo de anistia e sua negociação no Congresso Nacional, pode-se ter o efeito adverso em promover a impunidade para criminosos bolsonaristas, que destruíram as sedes dos Três Poderes [Edifícios da Câmara dos Deputados e Senado (Congresso), Palácio do Planalto (presidente) e do Palácio do STF (juízes)], em Brasília, 08 de janeiro de 2023, depois deles não aceitarem a derrota de Jair Bolsonaro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de 2022.
Esse ato golpista de bolsonaristas radicais provocou um prejuízo de mais de R$ 26 milhões aos cofres públicos, pagos por meio de arrecadação de impostos e contribuições dos cidadãos brasileiros [o ‘dinheiro público’].
Se o Congresso fizer essa inversão de valores, ou ‘ideológica’, através da alternativa de anistia de parlamentares conservadores de extrema direita, relativiza-se então a punição aos crimes que foram cometidos no '8 de janeiro/23', como: “tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa”, etc.
Trata-se, portanto, de uma lógica do 'mundo invertido' de que o "crime compensa", sob olhar da relativização bolsonarista e/ou o modo de enxergar da extrema direita no Brasil.
*FRANÇA NETO (FN), 58, editor do blog FN Café NEWS, é professor no ensino superior e na educação básica. Jornalista desde 1985, período em que trabalhou na imprensa em Belo Horizonte, Montes Claros e Norte de MG; Em 2000, defendeu, na faculdade de Comunicação Social, a pesquisa acadêmica intitulada "O MST sob as lentes do Jornal Nacional/TV Globo" [O noticiário do telejornal e sua relação com os movimentos sociais], na qual refletiu criticamente sobre o papel histórico na constituição dos Meios de Comunicação Massa na América Latina (mídia tradicional: TV, rádio e jornal impresso), e, em específico, o seu caráter de ‘despolitização’ ao construir certas categorias de notícia no telejornalismo brasileiro, abordando teóricos como Shaw e McCombs, Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Jürgen Habermas (Escola de Frankfurt), Pierre Bourdieu, Roland Barthes . Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB/ PPGE-FE), na linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação - Eixo de interesse Políticas Públicas de Educação a Distância (EaD) no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS