quinta-feira, 23 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Em uma forte curva ascendente da pesquisa, Dilma Rousseff deve se reeleger presidente da República no próximo domingo (26), diz Ibope

Dilma abre vantagem e tem 54% dos votos válidos; Aécio registra 46%, aponta Ibope

Candidata do PT lidera isoladamente a disputa do 2º turno com oito pontos de vantagem na corrida presidencial, enquanto tucano perde 5 pontos em uma semana
Dilma tem 49% dos 'votos totais' e 54% 'votos válidos'; Aécio registra 41% nos 'totais' e 46% nos 'votos válidos'. Foto: Folha de S. Paulo 23 out. 2014.
FN Café NEWS O Estado de S. Paulo   
SÃO PAULO (SP) – Em uma forte curva ascendente da pesquisa, Dilma Rousseff deve se reeleger presidente da República no próximo domingo (26/10). É o que aponta a nova pesquisa Ibope/Estado/TV Globo que mostra, pela primeira vez no 2.º turno, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, liderando sozinha a corrida eleitoral. Ela aparece com 54% dos votos válidos contra 46% do candidato do PSDB, Aécio Neves. A diferença de oito pontos entre eles está além da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos. Além disso, a inércia é favorável à petista: ela cresceu e o tucano caiu.

Em votos totais, Dilma chegou a 49% contra 41% do tucano. Há 3% de indecisos e 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco. Em comparação à pesquisa anterior do Ibope, divulgada na quarta-feira da semana passada, Dilma cresceu seis pontos nos votos totais (43% para 49%), enquanto Aécio perdeu quatro pontos (45% para 41%). A diferença de dois pontos veio dos indecisos, que eram 5% e agora são 3%. Não mudou a taxa de brancos e nulos.

Em votos válidos - aqueles dados só aos candidatos, que é como a Justiça eleitoral divulga os resultados -, Dilma cresceu de 49% para 54%, enquanto Aécio caiu de 51% para 46% em uma semana.

Nesse período, aumentou a rejeição a Aécio, de 35% para 42% do eleitorado. Já Dilma manteve 36% de eleitores que dizem que não votariam na petista de jeito nenhum. Na resposta espontânea de intenção de voto, na qual o eleitor diz em quem vai votar sem ver a cartela circular com os nomes dos candidatos, Dilma tem 47% e Aécio, 39% - além de 7% de brancos/nulos e 6% de indecisos.

No Nordeste, Dilma lidera com 42 pontos de vantagem.

A nova pesquisa do Ibope foi a campo entre segunda e quarta-feira desta semana. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios de todas as regiões do País. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%. Isso significa que, em 100 levantamentos feitos com a mesma metodologia e nas mesmas datas, 95 terão o resultado dentro da margem de erro estimada. A pesquisa foi encomendada pelo Estado e pela TV Globo. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01168/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva