quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sucessão ao Governo de MG: PT e PMDB acirram disputa pela cabeça de chapa


 
O clima eleitoral em Minas Gerais esquentou a briga política, entre PT e PMDB, pela cabeça de chapa da principal oposição na sucessão estadual rumo ao Palácio da Liberdade. 
Levantamento da pesquisa Ibope, divulgado no início da semana, demonstra que o senador Hélio Costa (PMDB) tem melhor desempenho, mas o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) se aproximou bastante e há um empate técnico.

Veja os números
Na pesquisa Ibope, encomendada pelo PMDB, Hélio Costa aparece com 32% das intenções de voto, contra 26% do governador Antônio Anastasia (PSDB) e 3% de José Fernando Aparecido, pré-candidato do PV. Quando Pimentel é o candidato da base do governo Lula, o petista tem 29% da preferência, contra 25% de Anastasia e 4% de José Fernando.

Em relação à pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos entrevistados, Hélio Costa e Antônio Anastasia aparecem com 10%, contra 8% de Fernando Pimentel. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, os três estão empatados. A pesquisa Ibope está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais sob o número 30277/2010.

Os números do Ibope confirmam a tendência já demonstrada pela pesquisa feita pelo Instituto Sensus, indicado pelo PT, que também servirá de apoio para a definição do candidato da base de Lula em Minas. Na Sensus, Hélio Costa tem 32% das intenções de voto, contra 21% de Anastasia. Já Pimentel tem 30% contra os mesmos 21% do tucano

O PT/MG comemorou o resultado. De acordo com os petistas mineiros, se o critério de definição for as pesquisas, Pimentel tem melhores condições de ser o escolhido. Apesar de empatado na pesquisa quantitativa com Hélio Costa, o ex-prefeito belo-horizontino apresenta melhor desempenho na pesquisa qualitativa, um argumento que é defendido pela maioria das líderanças petistas em Minas.

REVOADA: PETISTAS CONFESSAM O VOTO ‘DILMASIA’,
Por outro lado, se o candidato da principal chapa de oposição for o senador Hélio Costa (PMDB), a legenda petista vê com muita apreensão o fato de que alguns prefeitos do PT em Minas, como o prefeito de Itinga (Jequitinhonha), Charles Azevedo Ferraz (PT), o de Belo Oriente (Rio Doce), Humberto Lopes de Assis (PT), já admitem, curiosamente, que vão praticar, no caso dessa hipótese, o voto ‘Dilmasia’, que é uma mistura, de forma simétrica, do apoio à candidatura presidencial petista de Dilma Rousseff e a estadual do tucano Antônio Anastasia, o atual governador e candidato à reeleição, em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva