sábado, 19 de outubro de 2013

ADCBJL presta homenagem ao Seu Lelé como um verdadeiro expoente do espírito do associativismo em comunidade montes-clarense

Associação do Bairro Jardim Liberdade em Montes Claros faz homenagem ao seu presidente-fundador José Lino Diamantino França – Seu Lelé
O  espírito do associativismo era marca registrada de José Lino Diamantino França, o Seu Lelé.  Na foto,  Seu Lelé  em suas tantas manhãs de observação no bairro Jardim Liberdade, em Montes Claros (MG): FN Café NEWS dez. 2012.
MONTES CLAROS (MG) – “Comunidade unida, comunidade forte”. Este foi o lema da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Jardim Liberdade (ADCBJL), durante abertura de sua assembleia geral na segunda-feira (14/10) na qual homenageou com esse mote o seu líder-fundador e presidente José Lino Diamantino França, Seu Lelé, que faleceu no início deste ano (23/01), aos 76 anos, no hospital Santa Casa em Montes Claros. A assembleia da Associação do Bairro Jardim Liberdade foi convocada para nova eleição de sua mesa diretora, que houve vacância de sua presidência com a morte de Diamantino França - Seu Lelé.

Durante assembleia na segunda, às 19h, o presidente interino da ADCBJL José Silveira fez questão de destacar, ao ressaltar a trajetória no bairro de José Lino Diamantino França, Seu Lelé, que, segundo Silveira, “foi um verdadeiro expoente do espírito do associativismo na comunidade, onde, através de sua luta permanente, ele sempre pautou em suas ações para superação dos problemas urbanos vivenciados por nossos moradores, apontando, assim, para um efetivo o desenvolvimento humano e social do Bairro Jardim Liberdade”, em Montes Claros (MG). “Seu Lino Diamantino – Lelé – tão generoso com as pessoas e a comunidade entra hoje para história do Jardim Liberdade”, concluiu o presidente interino.
 
Após o discurso, Silveira chamou o filho de Seu Lelé, Nathan Diamantino França, representando à família, para agradecer aos seus familiares e fazer a entrega de uma placa em homenagem ao seu líder-fundador e presidente da Associação do Bairro Jardim Liberdade. Na inscrição, a placa tinha, além do lema e mote cunhado por Seu Lelé no bairro, os seguintes dizeres: “A Associação B. Jardim Liberdade (ADCBJL) agradece ao Sr. José Lino pelos relevantes serviços prestados à comunidade”. Nathan Diamantino agradeceu pelo reconhecimento dos serviços valiosos de seu pai ao bairro, dizendo que “são homens que deixaram suas marcas lutando sempre pelo desenvolvimento comunitário, como foi o caso de Seu Lelé que generosamente lutou até último dia de vida pelo desenvolvimento do Bairro Jardim Liberdade e morreu como presidente”, concluiu Nathan.

Os moradores planejam junto ao Legislativo montes-clarense atribuir a denominação de uma rua, praça ou espaço público no Bairro com o nome de José Lino Diamantino França –  Seu Lelé.
TRAJETORIA HISTÓRICA DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ADCBJL
Seu Lelé discursa, durante a fundação e criação da Associação ADCBJL, em 2009.
A Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Jardim Liberdade (ADCBJL), em Montes Claros, foi fundada em cinco de setembro de 2009 pelos seus moradores, por meio da idealização de seu então presidente José Lino Diamantino França, Seu Lelé, que pregava o desenvolvimento social da comunidade, com o seguinte lema: “comunidade unida, comunidade forte”.

Durante a fundação da Associação do Jardim Liberdade (ADCBJL), em 2009, Diamantino França proferiu o seguinte discurso: “foi um anseio de toda comunidade para trabalhar pelo desenvolvimento social do bairro, quando seus moradores se reuniram em assembléia geral de constituição e fundação, decidindo seus rumos pelos caminhos do associativismo, como forma de intervir, de maneira eficaz, no progresso e desenvolvimento local”, enfatizou o presidente Seu Lelé.

Na pauta de suas ações e reivindicações, a Associação ADCBJL solicitou, à época, junto aos órgãos governamentais (municipal/estadual/federal) a criação de postos de saúde para o atendimento médico-ambulatorial/odontológico da comunidade; a construção de uma escola da educação básica, atendendo alunos do bairro em seus diversos níveis de ensino, como na ‘educação infantil’, com creches para crianças de filhos de mães e pais que trabalham fora do bairro, e, ainda, nos ‘ensinos fundamental e médio’, com implantação de um Telecentro na escola para atender as demandas da população de acesso à Internet; a criação de emprego e renda, através de projetos para costureiras e alfaiates do bairro, com cursos de capacitação e espaços destinados para esse tipo de trabalho na comunidade, bem como a construção de uma lavanderia comunitária.

Para o então presidente da Associação ADCBJL, José Lino Diamantino França defendia, na época, que “essas ações visam ao fortalecimento da comunidade para um desenvolvimento efetivo, de forma sustentada, no bairro”. Lino Diamantino planejou, com os moradores, outras ações que foram reivindicadas junto aos governantes, como o financiamento de projetos sociais, um posto policial, bem como o saneamento básico e esgoto do bairro. 

José Lino Diamantino França (o 2º da esquerda para a direita) e demais membros (José Silveira, Teomar Gonçalves/Mazinho, Mª das Graças Brasil, Arlen e Demétrio)
Na época de sua constituição, a ADCBJL incluiu na pauta de ações o pedido de urbanização de ruas, praças, calçadas e passeios do bairro, por meio de um projeto de desenvolvimento paisagístico que previu a arborização do Jardim Liberdade, através do plantio de árvores frutíferas, típicas da região, além do cultivo de plantas ornamentais em seus espaços urbanos. Além disso, a Associação reivindicou mudanças no transporte coletivo do Bairro, em Montes Claros, com a manutenção e melhorias de circulação da linha de ônibus 191, que faz hoje único itinerário da comunidade para pontos estratégicos na cidade, como: HU – Hospital Universitário e Hospital Santa Casa, Terminal Rodoviário, Hipercentro, Mercado Central e a Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros. Além do mais, o presidente Seu Lelé e os moradores solicitaram a construção de ponto de ônibus com cobertura para sol e chuva, bem como a fixação de horários das linhas de ônibus no bairro.

8 comentários:

  1. Tanhia Pires França - São Paulo (SP), via Facebook: "Parabéns mto orgulho..para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Tanhia Pires França, via Facebook -SP: "Tio mto amado por tdos nós..cumpriu sua missão!!"

    ResponderExcluir
  3. Olimpio França Neto - São Paulo (SP), via Facebook: "Homenagem merecida a um verdadeiro homem politico e solidário aos menos favorecidos"

    ResponderExcluir
  4. Remington Diamantino - Montes Claros (MG), via Facebook: "Merecido por seu o criador da Instituição..."

    ResponderExcluir
  5. Sebastião Teixeira Carvalho Carvalho - médico [um dos primeiros médicos em Manga (MG). Hoje atua em Montes Claros (MG).
    Ele disse sobre a homenagem a José Lino, via Facebook:
    "Parabéns a Família e ao grande amigo Manguense o inteligente Lelé, homenagem merecida..."

    ResponderExcluir
  6. Remington Diamantino (Filho), escreveu sobre a matétia, via Facebook: "Grande Lelé, sem palavras. Só quem o conheceu sabe a imensidão de valores que deixou, essa Associação foi ele quem criou, junto com ele eu também estava lá na constituição e sei o quanto fez pelo bairro, após sua morte, o bairro está triste e sem liderança, com muitos buracos e construções com muito entulho, o que não ocorria quando seu LINO mais conhecido no bairro estava em vida"

    ResponderExcluir
  7. Vivi Diamantino (filha), via Facebook
    Hoje faz 09 meses de sua partida. Muitas lembranças e muitas, mas muitas saudades... Justa homenagem!!!

    Como diz meu mano França Neto: "Valeu seu Lelé!!!!"

    ResponderExcluir
  8. Celso De Oliveira França - Birigui - SP, via Facebook: "Merecedor!!!!!por + uma de suas conquistas, sempre lutando por um ideal para o povo, Saudades!!!!!!!!!!!!!! Deus abençoe."

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva