domingo, 25 de maio de 2014

INVESTIMENTO Federal: Governo contempla o Vale do Gorutuba com um campus universitário e duas escolas técnicas

Investimentos do governo federal marcam debate em audiência pública em Janaúba 
Audiência Pública em Janaúba (MG) debate novos investimentos federais para região do Vale do Gorutuba. Foto: ACS/Dep. PG
JANAÚBA (MG) - Três grandes investimentos do governo federal têm propiciado debate em audiência pública nas últimas semanas no município. Esses investimentos tratam-se d0 campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e das duas escolas técnicas: a unidade do programa Brasil Profissionalizado e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que foram considerados pelos debatedores como avanços significativos na microrregião da Serra Geral.

Na audiência pública, realizada em 16/5/14, debateu-se, ao consultar a população, por exemplo, sobre os cursos a serem ofertados pelo IFNMG, que está sendo implantado no município. Essa unidade de ensino deverá oferecer cursos técnicos, tecnológicos e superiores, atendendo a população de toda a  microrregião da Serra Geral.

Além da consulta durante a audiência, o Instituto levantou a demanda da população por meio de pesquisa eletrônica. A definição deverá levar em conta, ainda, outros fatores, como a necessidade de atuação do IFNMG com base nos arranjos produtivos locais. Os dados estão sendo compilados e, em breve, a relação dos cursos será divulgada.

No segundo semestre deste ano, a presença do IFNMG em Janaúba, que já existe por meio de cursos técnicos a distância, será intensificada com os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os primeiros cursos técnicos presenciais devem ser implantados no início de 2015.

Para o deputado estadual Paulo Guedes, esses investimentos no Norte de Minas comprovam a expansão  do ensino superior e profissionalizante no Brasil, por meio da construção de universidades federais e de escolas técnicas em todo o país. “Das 13 escolas técnicas que o governo federal autorizou para Minas Gerais – algumas já em construção - oito são em cidades do Norte de Minas, entre elas Janaúba”, afirmou.

Mais avanços
Outros investimentos do governo federal na região do Gorutuba foram os avanços realizados no Distrito de Irrigação Perímetro Gorutuba. “O projeto de irrigação do Gorutuba atende, hoje, a uma população de 100 mil moradores, que foram atraídos pelas possibilidades de crescimento econômico”, relatou Guedes um dos parlamentares a debater na audiência.

Paulo Guedes lembra, ainda, dos recursos liberados em 2013 para a modernização do Projeto Gorutuba, “foram R$ 57 milhões para obras de recuperação, aperfeiçoamento e substituição de canais”, lembrou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva