quarta-feira, 13 de maio de 2015

COMBATE À CORRUPÇÃO EM MG: Curso promovido pela CGE de Minas Gerais, junto ao Ministério da Justiça, chama atenção para maior articulação entre os órgãos

Ação integrada entre os órgãos em MG pode ser fundamental no combate à corrupção
Ação da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais vai até sexta-feira (15/5), no auditório do BDMG, em Belo Horizonte. Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG.
BELO HORINZONTE (MG) – Buscar maior interação entre os órgãos com a missão de enfrentar a corrupção no Brasil. Este é um dos objetivos que levaram a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG), em parceria com o Ministério da Justiça, à realização do curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

A ação é destinada a cerca de 250 pessoas, entre servidores da CGE-MG, juízes federais, auditores da Receita Federal, procuradores da República, promotores de Justiça, dentre outros agentes públicos (municipais, estaduais e federais). O evento segue no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, até a próxima sexta-feira (15/5).

Abertura
O controlador-geral de Minas Gerais, Mário Spinelli, iniciou o curso, nesta terça-feira (12/5), com uma mensagem sobre a importância da atuação integrada dos vários órgãos para sanar o problema do combate à corrupção no Brasil.

"A nossa sociedade passa por um momento de imensa desconfiança com relação ao Estado e isso é muito preocupante sob todos os pontos de vista, desconfiança na democracia, nas instituições democráticas”, destacou. Como agentes do estado, lembrou Spinelli, é importante que os órgãos mantenham o dever de enfrentar o problema, “para que possamos atuar, de forma muito, intensa na redução da corrupção. Esse é o nosso objetivo aqui em Minas Gerais”, completou.

Na oportunidade, o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, reforçou a mensagem de Spinelli sobre o desafio e grande avanço da integração dos órgãos no combate à corrupção e lavagem de dinheiro. “A especialização das instituições é outro avanço importante para um trabalho mais eficiente. Hoje, 80% dos bens apreendidos ou sequestrados são oriundos das varas especializadas”, acrescentou.

Palestras técnicas
O controlador-geral, Mário Spinelli, também integrou a programação técnica do evento, com apresentação sobre “Análise Patrimonial como Forma de Combate à Corrupção”. Spinelli mostrou resultados da utilização da ferramenta na Controladoria do município de São Paulo, à época dirigida por ele. O trabalho permitiu detectar o maior esquema de corrupção da história da cidade, a fraude conhecida como a Máfia do ISS-Habite-se.

Além disso, o controlador-geral sinalizou que, até o fim do ano, está prevista, para Minas Gerais, a implantação do mesmo sistema de Análise Patrimonial.

Fecharam o primeiro dia de curso as palestras “Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos”, com o representante do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, e “Conceito de Lavagem de Dinheiro”, com o delegado de Polícia Civil de São Paulo e coordenador do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro, Robinson Fernandes.


Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o chefe da Controladoria-Regional da União no Estado, Roberto César Viegas, o superintendente estadual da ABIN/MG, Hugo Alberto Lazar, o controlador-geral do Município de BH, José Maia, o procurador-chefe da Procuradoria da República em Minas Gerais, Adailton do Nascimento, o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Minas Gerais, Marcelo Kanemaru, o presidente do BDMG, Marco Aurélio Crocco, e o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Licurgo Josethi Mourão de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva