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Obras de instalações da nova fábrica da Alpargatas em Montes Claros entram a todo vapor em 2013, para produção de sandálias Havaianas em 2014. Foto: tvcanal20/Moc dez. 20102.
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Sandálias Havaianas serão produzidas em 2014 na nova fábrica em Montes Claros (MG). Fotos: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012. |
Na
quarta-feira (26/12), o Banco do Nordeste através de recursos do FNE (Fundo
Constitucional de Financiamento do Nordeste) firmou contrato de uma operação de
cerca de R$ 140 milhões para a implantação da filial da Alpargatas no município
de Montes Claros.
O projeto
total da instalação da nova empresa ficou em quase R$ 256 milhões, sendo que, a
nova fábrica também conta com recursos do BNDES através do programa Finame/PSI
no valor de R$ 44 milhões.
Em 31 de outubro 2011, Alpargatas S.A, com sede em
São Paulo, anunciou a construção de uma nova fábrica em Montes Claros, na
região norte de Minas Gerais. De acordo
com a empresa, a unidade produzirá sandálias Havaianas, um dos destaques do
portfólio de marcas da companhia, além de servir como um centro de distribuição
para a comercialização dos produtos. A empresa deve investir na nova planta R$
177 milhões nos próximos quatro anos, gerando mais de dois mil e duzentos
empregos diretos e três mil indiretos.
Em sua capacidade total, a nova planta fabricará
cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que corresponde a um
aumento de 30 % na atual produção. Em 2010, a Alpargatas fabricou e vendeu 244
milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios.
“A escolha de Montes Claros foi feita por conta da
proximidade da região com grandes centros consumidores, em particular as
regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada. Dessa forma,
favoreceremos nossas áreas de distribuição e a logística e aumentaremos nossa
eficiência, além de gerar emprego e renda para a região”, afirma Márcio Utsch,
presidente da Alpargatas S.A.
A decisão de construir uma nova planta no Brasil
faz parte de um amplo plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita
bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6
bilhões. “Estamos sempre buscando maneiras de atender melhor os nossos mercados
e nossas sandálias ‘Made in Brazil’ tem apelo aqui e internacionalmente. Aliamos
a isso a nossa preferência por investir no Brasil”, afirma Utsch.
Atualmente, a Alpargatas tem quatro fábricas no
Brasil – Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos
das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland – e em Campina Grande (PB) e
Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. Apenas no Brasil, a
Alpargatas emprega hoje 12 mil pessoas. A companhia também tem oito fábricas de
artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado
argentino.
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Marcas de sandálias havaianas vão entrar na escala de produção da nova unidade da Alpargatas em Montes Claros. Foto: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012. |
HAVAIANAS
O design das legítimas Havaianas foi
inspirado em uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado formado
por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. Em 1962, a São Paulo
Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa
ao mercado brasileiro. O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura
da palmilha e remete à sua inspiração.
Uma curiosidade! Quando as Havaianas já
eram um sucesso, muita gente começou a copiá-las. Com isso, as propagandas das
Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar
sandálias fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra
foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má
qualidade.
Já no início dos anos 90, os próprios
consumidores ditaram a moda, virando a parte branca das Havaianas para baixo e
deixando a colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de
uma só cor. Desse movimento, surgiram as sandálias monocolores: as Havaianas
Top nas cores preta, azul real, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores,
hoje a linha Top está disponível em mais de 15 cores diferentes.
Em 2007, começou uma importante fase da
expansão internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua
bandeira nos EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da
Europa, que ganhou sede em Madri.
Símbolo do alto-astral brasileiro em
qualquer parte do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das
grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais
concorridas do planeta.
Hoje a marca está presente em mais de 150
mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece
produtos que vão muito além das clássicas sandálias.