terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bombeiros buscam por menina de 8 anos que caiu de ponte em Pirapora

Menina cai de ponte sobre o Rio São Francisco em Pirapora, Norte de MG


Ponte que liga Pirapora a Buritizeiro foi interditada nessa segunda-feira (24/12). Ela foi inagurada em 1922 e estava com buracos por falta de tábuas. Segundo moradores, está não foi a primeira vez que alguém caiu da ponte. A ponte  tombada pelo patrimônio histórico é de madeira e tinha buracos ao longo de sua extensão. Fotos: Michelly Oda /G1 Grande Minas.
Com informações do G1 Grande Minas
PIRAPORA (MG) - Uma menina de oito anos caiu no Rio São Francisco, em Pirapora (MG), e está desaparecida desde a segunda-feira (24) à tarde. Ela atravessava a ponte Marechal Hermes da Fonseca, que liga a cidade até Buritizeiro (MG), na companhia da mãe e de outros familiares quando caiu. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança passava pelo local com a mãe, quando pisou em um buraco e caiu no rio. O local é de díficl acesso, pois têm correnteza forte e muitas pedras.

"Aproveitei a folga do feriado para ver as minhas duas filhas já que moro fora e fomos fazer compras de Natal em Buritizeiro. A mais nova, de quatro anos estava comigo e a mais velha estava segurando no cós da calça da minha amiga, foi ela que percebeu que minha filha havia se soltado e caído lá embaixo, imagino que ela não viu o buraco, onde não havia uma tábua faltando", explica a mãe da criança, Apoliene Gomes de Oliveira.

Buscas por corpo de menina são realizadas pelo Corpo de Bombeiros no rio São Francisco.
De acordo com Wendell Chamone Andrada, sargento do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, eles foram acionados por volta de 12h. Ele afirma que o lugar onde a menina caiu tem correnteza bastante forte e muitas pedras, dificultando os trabalhos dos bombeiros.

"Acionamos a Defesa Civil das duas cidades que são ligadas pela ponte, a Promotoria de Justiça e a Polícia Militar, devido ao risco iminente de ocorrer novos acidentes no local, já que havia várias tábuas faltando. E logo o local foi interditado", explica o sargento.

A ponte Marechal Hermes têm aproximadamente 800 metros de extensão, foi inagurada em 1922 no governo de Epitácio Pessoa e servia inicialmente para a passagem do trem de ferro. Após perder esta função, começou a ser utilizada para o tráfego de carros, motos, bicicletas e pedestres.
Devido à precariedade da estrutura física, a ponte foi interditada em 2007 pelo Ministério Público, mas após protestos de moradores de Pirapora e Buritizeiro que transitam diariamente pelo local, foi liberada para pedestres, ciclistas e motociclistas.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança  de Pirapora, Ailson Mota,   afirma que não há fiscalização e as pessoas continuam passando pela ponte mesma com a interdição. "Há risco de que ocorram novos acidentes aqui. É um descaso dos governantes com a vida humana", diz.

O morador Leonardo Martins conta que já presenciou vários acidentes na ponte. "Outras pessoas já caíram no rio por causa dos buracos. É triste alguém ter que pagar com a vida por causa deste descaso por parte dos governantes, vamos ver se agora eles finalmente fazer algo", afirma.

O trajeto entre Buritizeiro e Pirapora pode ser feito por outra ponte na BR-365, mas o percurso aumenta em 15 quilômetros e não há um espaço para a passagem de pedestres e ciclistas. "Preciso passar aqui para ir trabalhar, se for mudar o caminho fica muito mais longe e também é perigoso, porque tenho que disputar lugar com carros e motos", afirma o também morador Édons Alves.

Na manhã desta terça-feira (25), os bombeiros reiniciaram os trabalhos de busca no rio e continuarão por cinco dias consecutivos, após vencido o prazo, o comandante do batalhão decide se os serviços continuarão.

Sargento João Roquete Franco diz que as buscas superficiais continuam, mas os bombeiros não sabem o lugar exato da queda, devido à presença de muitas pedras e de forte correnteza. "O estado da ponte é precário, pois a madeira não foi substituída ao longo dos anos e muitos buracos surgiram", diz.
O secretário de infra-estrutura de Pirapora, José Mário Liguori, afirma que o município não têm responsabilidade sobre a manutenção da ponte, pois ponte é terceirizada. Até o momento ninguém da prefeitura de Buritizeiro foi encontrado para falar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva