terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Diversidade marca o 10º Fórum Social Mundial em Porto Alegre

PORTO ALEGRE - Uma passeata  com a tônica da diversidade marcou o início oficial da 10ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, cerca de 5.000 pessoas participaram da tradicional caminhada. Milhares de pessoas começaram a se concentrar na região mais central da capital gaúcha no início da tarde desta segunda-feira (25/01) com faixas e cartazes de tom crítico ao modelo econômico neoliberal. A marcha, entretanto, só deixou o local no final da tarde.






 Foto: Luis Henrique Silveira/FSM


A marcha que percorreu as avenidas Borges de Medeiros, Aureliano Pinto de Figueiredo e Beira Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e marcou o primeiro dia do Forum Social Mundial 10 anos. Segundo os organizadores cerca de 30 mil pessoas A programação do evento seguirá até o dia 29, com debates em diversos temas, como conjuntura social, sustentabilidade, questões políticas, entre outras.]

O trânsito ficou complicado nas ruas do centro. Cerca de 60 agentes de trânsito tentaram disciplinar a afluência de pessoas, que aumentava a cada hora. Sindicalistas, grupos religiosos, ecologistas, políticos, militantes de partidos e outras tribos, incluindo anarquistas e artistas de teatro, participaram da marcha, tradicional no FSM.


A caminhada de abertura do FSM teve muito merchandising sindical e social, com várias grupos organizados com camisetas, balões gigantes, estampados, mas também teve muita diversidade de organizações chamando a unidade dos movimentos. Uns três caminhões de som ajudaram a animar a caminhada, além de charangas e palavras de ordem, teve muita diversidade étnica e cultural, mulheres, negros, índios, GLBTs, lutadores em defesa do meio ambiente, da preservação do planeta , lembrando das mudanças climáticas.

A presença de Lula está confirmada, mas ele permanece na capital gaúcha por apenas duas horas.


Fontes: Flávio Ilha/Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre

25/01/2010
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FSM

Um comentário:

  1. O Fórum Social é uma deliberação da mais pura expressão de que a política possível, através de mobilizações e causas sociais.
    Floripa

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva