quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enem 2009: MEC regulamenta sistema que dará vagas em universidades e institutos federais

27/01/2010 - 10h34 
Folha de S.Paulo.
Da Redação*
Em São Paulo
Atualizada às 11h13



O MEC (Ministério da Educação) regulamentou o Sisu (Sistema Unificado de Seleção Unificada) em portaria divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27). O sistema vai selecionar estudantes para as universidades e institutos federais que aderiram ao uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 como vestibular.




A primeira etapa de seleção será feita pelo site sisu.mec.gov.br, a partir das 6h desta sexta-feira (29) até 3 de fevereiro, às 23h59 (horário de Brasília, DF), segundo adiantou reportagem da Folha de S.Paulo. O resultado desta etapa será divulgado em 5 de fevereiro.



Inscrições
Resultados
Matrículas
1ª etapa
de 29 de janeiro a
3 de fevereiro
5 de fevereiro
de 8 de fevereiro a
12 de fevereiro
2ª etapa
de 15 de fevereiro a
20 de fevereiro
22 de fevereiro
de 23 de fevereiro a
26 de fevereiro
Etapa suplementar
de 1 de março a
3 de março
5 de março
de 9 de março a
12 de março
 Haverá mais duas oportunidades para inscrição, nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1º a 3 de março. A cada etapa, o sistema excluirá as vagas preenchidas e mostrará apenas as que ainda estão disponíveis.

Como irá funcionar

Só poderão participar candidatos que tenham feito o Enem 2009. Será preciso preencher ficha pela internet, especificando, a cada etapa, apenas uma única opção de instituição, curso, turno e modalidade de inscrição em que o estudante deseja concorrer. Durante o período de inscrição haverá a opção de alteração de dados da inscrição.

O Sisu fornecerá as notas de corte de cada curso oferecido. Essa pontuação será atualizada periodicamente, de acordo com o processamento das inscrições dos candidatos. Haverá a possibilidade de concorrer a vagas de políticas de ações afirmativas; o candidato deverá se certificar de que cumpre os requisitos para concorrer a essa modalidade. Não será possível concorrer ao mesmo tempo a vagas da ampla concorrência e a vagas de cotas.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Caso seja aprovado, o estudante terá que fazer a matrícula na universidade para garantir a vaga. Informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto à instituição para a qual o estudante foi aprovado.

A nota final poderá variar de acordo com o peso que cada instituição dá para cada uma das provas do Enem 2009 e com eventuais bônus de políticas de ações afirmativas. O resultado será divulgado na página do Sisu, na web.


Desempate
Caso haja notas idênticas, o desempate será feito seguindo a seguinte ordem:
  • ·  1 - Nota obtida na redação;
  • ·  2 - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • ·  3 - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • ·  4 - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • ·  5 - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • ·  6 - antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.



*Com informações da Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva