segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dilma 55% e Serra 22%, Diz Tracking Vox Populi/Band/iG


 

Dilma com eleitores em Recife-PE, divulgação PT.
A pesquisa diária Vox/Populi/Band/iG mostra que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, abriu uma vantagem de 33 pontos sobre o principal adversário, José Serra, do PSDB. Marina Silva, do PV, manteve seu percentual.

Dilma Rousseff passou de 53% para 55% das intenções de voto, nos dados fechados ontem (5). José Serra caiu de 24% para 22%. Marina Silva manteve 8%.

Fonte: IG/ÚltimoSegundo
Os votos brancos e nulos somam 4% e os indecisos são 10%. A margem de erro é de 2,2 dois pontos para mais ou para menos.

Esse tipo de pesquisa, chamada de "tracking", atualiza os dados diariamente e pode antecipar as tendências do eleitorado.
 
Na pesquisa de "tracking", o Vox Populi faz quinhentas entrevistas diárias e trabalha com uma amostra consolidada de duas mil entrevistas a cada quatro dias.
O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

METODOLOGIA DA PESQUISA TRACKING
O Vox Populi, em parceria com a Band e o portal iG, passa a divulgar levantamentos diários de intenções de voto. Essas pesquisas são chamadas de "tracking", que significa "rastreamento", "trilha" ou "caminho". Este tipo de levantamento serve para antecipar tendências eleitorais.

A principal diferença do “tracking” em relação às pesquisas convencionais divulgadas pelos institutos está na renovação da amostra de entrevistados, que muda 25% a cada dia.

Segundo o diretor-presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, o acompanhamento diário das intenções de voto permite descobrir as mudanças no eleitorado com mais agilidade. “Esse tipo de pesquisa é muito usado pelas próprias campanhas para ver o que está acontecendo diariamente. A divulgação desse material é uma forma de democratizar, fazer com que o eleitor tenha acesso ao mesmo tipo de informação que outros atores políticos”, afirmou ele em entrevista ao Band Eleições.

Assim como as pesquisas que o Vox Populi divulga quinzenalmente, todas as entrevistas do tipo “tracking” respeitam a divisão de setores censitários apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Nessa setorização, o instituto divide cada município brasileiro em unidades de até 400 domicílios.


Fonte: Jornal da Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva