segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eleições para Reitor e Vice na Unimontes



Professor João Canela (à direita) e a pró-reitora de ensino Maria Ivete (à esquerda), eleitos para gestão da Unimontes 2010 a  2014. Portal Unimontes 8/11/2010.
MONTES CLAROS - O vice-reitor, professor João dos Reis Canela, venceu as eleições para composição das listas tríplices para reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com  3.169 dos votos apurados, segundo resultado divulgado pela Comissão Eleitoral da Universidade. A pró-reitora de ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, ficou em primeiro lugar na lista tríplice para vice-reitor, com 2.861 dos votos. Os novos gestores na Unimontes foram eleitos para o mandato de 2010 a 2014.

Multiplicados os votos aos coeficientes percentuais eleitorais, o professor João Canela atinge os 6.050,15 pontos, o equivalente a 59,77% dos votos válidos. O coeficiente percentual eleitoral é definido pelo peso do voto por categoria multiplicado ao total de votantes e dividido pelo número de eleitores de cada grupo (professor, aluno e servidor).  Na pontuação resultante da multiplicação do coeficiente percentual, a professora Ivete alcançou 5.844,47 pontos - 56,47% dos votos válidos e foi a mais votada na eleição para a vice-reitoria.
A eleição para composição da lista tríplice aconteceu na quinta-feira (4/11), das 8 às 22 horas, nos campus-sede em Montes Claros e nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas) e Paracatu e Unaí (Noroeste), além do Núcleo de Joaíma (Vale do Jequitinhonha) e do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte, entre outras unidades, e votaram professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos. Já a apuração aconteceu nesta sexta-feira no auditório Mário Ribeiro da Silveira, com o resultado sendo divulgado pelo presidente da Comissão Eleitoral, professor Paulo César Mendes Barbosa.
 Amanhã (terça-feira, 9/11), às 16 horas, o Conselho Universitário se reunirá extraordinariamente para a homologação do resultado oficial divulgada pela Comissão Eleitoral. Em seguida, as listas serão encaminhas para o Governo do Estado e caberá ao governador Antonio Anastasia nomear o próximo reitor e vice-reitor, já que o mandato do atual reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, encerra-se no dia 4 de dezembro.
Reitor da Unimontes, Paulo César (ao centro), com João Canela e Maria Ivete.
A vitória do professor João Canela e da professora Maria Ivete, para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Unimontes, é credenciada, segundo professores, servidores e estudantes, à parceria com a boa gestão do atual reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, que durante a sua administração conseguiu expandir o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, através de 52 cursos graduação e pós-graduação lato sensu e estricto sensu, para 350 municípios situados nas regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
VEJA O RESULTADO DA LISTA TRÍPLICE PARA ELEIÇÕES DE REITOR E VICE-REITOR DA UNIMONTES


Os votos na eleição da Unimontes não são paritários - ou únicos. Têm seus pesos a partir da divisão de categorias: professor, servidor técnico-administrativo e alunos. O total bruto de votos deve ser multiplicado pelo coeficiente percentual eleitoral, que é definido pelo peso do voto por categoria multiplicado ao total de votantes e dividido pelo número de eleitores de cada grupo.
Assim sendo, a eleição tem pontos como resultado oficial, da seguinte forma:

Eleições para Reitor e Vice-Reitor da Unimontes
Montes Claros (MG)/Novembro 2010

Candidatos a Reitor da Unimontes
Nº deVotos
Pontos Obtidos*
Percentual
João dos Reis Canela
3.169
6050,15
59,77%
Itagiba de Castro Filho
2.863
3970,56
39,22%
Otoni Caribé da Cunha
55
101,41
1%
Fonte: Comissão Eleitoral da Unimontes
* pesos a partir da divisão de categorias: professor, servidor técnico-administrativo e alunos

Candidatos a Vice-Reitor da Unimontes
Nº deVotos
Pontos Obtidos*
Percentual
Maria Ivete Soares de Almeida
2.861
5844,97
56,47%
Tânia Marta Maia Fialho
1.732
3132,57
30,26%
Rômulo Soares Barbosa
1.372
1372
13,25%
Fonte: Comissão Eleitoral da Unimontes
* pesos a partir da divisão de categorias: professor, servidor técnico-administrativo e alunos

2 comentários:

  1. Olá França, gostaria de parabenizar aos professores João Canela e Maria Ivete pela expressiva vitória, que a Universidade possa ganhar em qualidade de trabalho no tripé que a fundamenta: ensino, pesquisa, extensão.
    Abraços e felicidades.
    Ediléia

    ResponderExcluir
  2. Léia,
    Que essa recíproca do ensino, da pesquisa e extensão possa pautar nossos caminhos na Universidade.
    Brindemos esse momento através dos versos rosianos abaixo.

    “O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem”
    João Guimarães Rosa
    Abraço,
    França Neto

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva