domingo, 23 de janeiro de 2011

ILHÉUS-BA: cidade paradisíaca



ILHÉUS: costa clara do Atlântico sul onde mora o sol e a lua. França Neto/21 jan. 2011.
FRANÇA NETO DIRETO DE ILHÉUS-BA - Em 26 de junho de 1534, ao ser assinada carta da doação da Capitania de Ilhéus para Jorge de Figueiredo Correia, em Portugal (Évora), Ilhéus (BA) era apenas uma ponta de terra arenosa da colônia portuguesa, com extensas matas atlânticas virgens e um litoral, de um certo ponto de vista: a praia imensa, a espuma e a beira, habitada por nativos (índios) no oceano Atlântico sul.

Ao ser elevada à categoria de cidade através da Lei 2.187, em 28 de junho de 1881, sancionada pelo Marquês de Paranaguá, Presidente da Província da Bahia, a Vila de São Jorge dos Ilhéus, nome que era chamado à época, possuía sua igreja e alcançava relativa produção de cana-de-açúcar. Além disso, sua profusão de coqueirais na orla extensa era a pura beleza da costa clara do litoral, onde o mar, o sol e a lua habitavam sempre em seu pleno vigor e esplendor.

Com o fim das Capitanias Hereditárias e o período colonial no Brasil, a cidade viveu nos idos de 1800, além da beleza natural, sua efervescência agrícola em torno do potencial do cacau, bem como do coco-da-bahia, banana, citrus, cana-de-açúcar, mandioca, milho e soja, sorgo, feijão, arroz e do dendê.

Hoje, Ilhéus, com 222.127 habitantes, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, é uma cidade paradisíaca e histórica no litoral baiano onde o turismo se tornou o seu produto principal na economia do município, que ainda conta com o subsídio natural de outras praias vizinhas, como ‘Serra Grande’, ‘Itacarezinho’, ‘Tiririca’, ‘Ribeira’, localizadas no município de Itacaré (BA), o qual possui atualmente 18.120 habitantes, de acordo com o IBGE.

À noite, apesar de não haver a ‘badalação’ de Porto Seguro (BA), Ilhéus se agita culturalmente, através de festivais de dança, música, mostra de artesanato e peças teatrais que são apresentadas em frente à ‘Casa Jorge Amado’ e ‘Casa dos Artistas’, ou mesmo, no ‘Teatro de Ilhéus’. Além do mais, o bar 'Vesúvio', casa de Gabriela e Nacib, frequentado pelo escritor baiano Jorge Amado, apresenta-se como o charme da noite, com música de MPB ao vivo.


Com início no final do mês de dezembro do ano passado e encerramento hoje (23/01/11), a Feira de Moda e Turismo de Ilhéus (Expoilhéus) vem acontecendo na cidade, chegando à sua décima-oitava edição. O evento é considerado uma das atrações do verão na cidade e  tem atraído a cada ano um público ainda maior. Com uma estrutura formada por cerca de 60 estandes, a Expoilhéus reúne novidades e diversidade em moda-praia, confecções, roupa íntima, calçados, acessórios, artesanato, entre outros artigos. A entrada é gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva