quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MORTE ANUNCIADA DO 'VELHO CHICO': Nascente do Rio São Francisco secou no município de São Roque de Minas

Nascente do 'Velho Chico' seca no Parque Nacional da Serra Canastra

Nascente do Rio São Francisco secou no município de São Roque de Minas (MG). Foto: Jornal Estado de Minas/BH.
Com informações dos Jornais O Globo e Estado de Minas/FN Café NEWS e AE
‘VELHO CHICO’ (MG) - A nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, secou. A nascente fica dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas. Segundo Vicente Faria, analista ambiental do parque, o curso d'água até a primeira queda d'água, a Cachoeira Casca D'Anta, só não secou totalmente porque outros tributários ainda têm alguma água. Na avaliação do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), se não chover até o fim de outubro um trecho de 40 quilômetros do rio, entre a Usina Hidrelétrica de Três Marias e o primeiro afluente, o Rio Abaeté, poderá secar.

- É a primeira vez que isso acontece. A Cachoeira Casca D'Anta, que fica a 10 quilômetros, recebe água de outros tributários, mas está com apenas um fio d'água. Isso é emblemático, pois o São Francisco é o rio mais importante do Brasil. A Serra da Canastra tem centenas de nascentes, perenes e intermitentes, e a maioria já secou - diz Faria.

Faria afirmou que, além de preocupante, a notícia da seca na nascente do São Francisco deve servir como um alerta para as pessoas.

Segundo Silvia Freedman, secretária nacional do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e coordenadora-geral do Consórcio Municípios do Lago de Três Marias, apenas 14 metros cúbicos de água estão entrando por segundo na represa da hidrelétrica de Três Marias, em função da pouca água que vem do próprio rio e dos afluentes Pará e Paraopeba, que ficam antes do reservatório. O volume de água é inferior à vazão da represa, em torno de 150m³ e 160m³ por dia, o que faz com que o reservatório continue a baixar.

- Se não chover, daqui a um mês o reservatório não conseguirá mais soltar água para o curso do Rio São Francisco e cerca de 40 km vão secar, ficando apenas com poças. Não há como soltar água do volume morto da represa para o curso do rio - diz Silvia.

Quarenta quilômetros é a distância entre o reservatório Três Marias e o primeiro afluente do São Francisco após a barragem, o Rio Abaeté.

O reservatório de Três Marias está com 5,9% de capacidade. Logo após o reservatório está uma unidade da Votorantim Metais, que produz zinco. Também estão neste trecho várias tecelagens, como a Cedro Cachoeira. O projeto Jaíba de irrigação Jaíba suspendeu novos plantios.

Silvia afirmou que o Comitê vai pedir à Agência Nacional de Águas que suspenda as outorgas de água para usos multiplos caso não acha segurança para abastecimento humano e de animais. De acordo com ela, um levantamento de outorgas está sendo feito.

- Infelizmente, não há previsão de chuva ou mudança de cenário antes de novembro - afirma.A nascente do São Francisco está na Área de Preservação da Região Centro-Oeste de Minas. O rio, um dos mais importantes do país com 2.700 quilômetros de extensão, tem outras nascentes, mas esta é a primeira e, por isso, deixa em alerta toda a bacia hidrográfica.

Energia. O São Francisco segue para o Nordeste onde encontra o Oceano Atlântico, passando antes por mais de 500 municípios de Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. A estiagem, entretanto, mudou o volume de água em alguns pontos e o reflexo disso é sentido nas hidrelétricas.

A Usina de Três Marias, localizada na cidade mineira que leva o mesmo nome, a 250 quilômetros da nascente, estava operando com apenas 5,71% de sua capacidade, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Ela responde por 31,02% da energia consumida no Nordeste.

Medidas. Em um ano foram gastos cerca de R$ 30 milhões em Minas para proteger o São Francisco, mas com a seca intensa os resultados ficaram abaixo do esperado. O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio cobra novos investimentos e medidas para definir o uso múltiplo da água. De qualquer maneira, somente a chuva pode resolver o problema. “A seca está de um jeito nunca visto, o jeito é rezar para chover”, disse Luiz Castanheira, coordenador do Parque da Serra da Canastra. No local há nascentes que servem também ao Rio Grande.

Chefe de parque em MG afirma que nascente do Rio São Francisco está secando
Luiz Arthur Castanheira, que coordena o Parque Nacional da Serra da Canastra, diz que a seca na região é uma das piores dos últimos 30 anos
Veio d'água na nascente do Rio  São Francisco - 'Velho Chico' -  não está mais vertendo suas águas na cabeceira da bacia hidrográfica. Foto: AE.
EM/João Henrique do Vale
O prolongado período de estiagem está colocando em risco a nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais. O alerta foi feito nesta terça-feira pelo chefe do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira. Segundo ele, a nascente do rio, situada em São Roque de Minas, dentro da área de preservação na Região Centro-Oeste de Minas, está secando. A vazão de água diminuiu significativamente nos últimos dias. Para Castanheira, a situação é a pior dos últimos 30 anos. “A seca está brava demais. O que houve aqui é que os pequenos tributários (afluentes) que existem na cabeceira maior do São Francisco, na nascente, secaram nos últimos dias. Apenas uns dois continuam com água, mas com uma vazão bem pequena”, explicou.

Segundo Castanheira, não há medidas paliativas para aliviar a situação e o jeito é torcer para que a chuva chegue. “A água este ano realmente está difícil. É uma coisa do ciclo natural, só que este ano a seca veio mais grave. Não tem como bombear a água para lá, é rezar para chover. Está sendo a pior seca de muitos anos", afirma Castanheira.

Devido à seca, o parque vem sofrendo com incêndios que também atingiram as nascentes. “Tivemos de 20 de agosto até hoje (quarta-feira) oito incêndios. O pior é que a maioria é criminoso e ainda em uma época mais inapropriada de se fazer queimadas. A vegetação em volta das nascente foi atingida, o que não acontecia há quatro anos”, explicou.

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das mais importantes do país. Ela abrange 639.219 quilômetros quadrados de área de drenagem. Segundo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) a vazão média é de 2.850 metros cúbicos por segundo, o que equivale a 2% do total do país. O rio tem extensão de 2,7 mil quilômetros. Ele nasce na Serra da Canastra, escoando no sentido sul-norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para este, chegando ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.

Desde junho
Os altos investimentos para tentar conter as águas dos rios não foram suficientes para evitar a situação da seca. De acordo com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, desde o ano passado foram gastos aproximadamente R$ 30 milhões em Minas Gerais para a construção de barraginhas, cercamento de nascentes, entre outras medidas. Porém, com o período de estiagem, a as obras não foram suficientes.

Há três meses, a situação se agravou. “A situação veio à tona a partir do mês de junho. A gente tinha uma tendência de um alto índice pluviométrico em 2014 e isso não aconteceu. Isso fez com que a vazão de rios diminuísse. Começamos a ver a situação de não afluentes e baixa afluência e qualidade das águas abaixo das barragens. Até então, estávamos pensando que a parte crítica do Rio São Francisco estava no alagoas, mas daí, percebemos que aqui do alto, em Minas Gerais, que é responsável por 72% das águas do rio, também estava secando”, diz Sílvia Freedman Ruas Durães, secretária nacional do CBHSF. 

9 comentários:

  1. Professor Anelito De Oliveira, via facebook:
    O professor e jornalista França Neto, responsável pelo blog noticioso Café News, reverbera abaixo a penúria eterna do chamado Rio da Integração Nacional, objeto de uma das obras emblemáticas - e polêmicas, misteriosas - do Governo petista, a transposição do Rio São Francisco, que a população em geral, mas especialmente a ribeirinha, deveria ter tido pelo menos o direito a compreender para, quem sabe, decidir, democraticamente, sobre sua positividade ou não. Com ou sem transposição, o São Francisco, mesmo sob a égide de um Governo que se diz comprometido com a democracia, segue seu curso de natureza incompatibilizada com uma ideia de sociedade prioritariamente industrial, movida a técnicas e tecnologias "da" ponta dos EUA e da Ásia. O São Francisco agoniza, e chegará certamente à morte, porque não importa, nunca importou realmente e continua a não importar aos Governos, porque é referência de vida de uma comunidade pobre, sertaneja, que - como não se indignar? - nem o PT, que deve tanto aos ambientalistas, tem coragem de representar adequadamente. A penúria do São Francisco é a imagem de um abandono muito nosso, dos sujeitos do Brasil profundo, a partir da qual devemos falar sinceramente, para além de partidos e recortes ideológicos, falar em nome daquilo que nos diferencia e é nossa identidade coletiva.

    ResponderExcluir
  2. Thaise Diaz, via facebook: A principal nascente do rio Chico já secou. Ontem o Globonews fez uma abordagem completa sobre o assunto. Infelizmente, a política nesse país é uma farsa. As relações interpessoais são marcadas por uma cordialidade perversa - o jogo de interesses - tudo é muito nojento. Nunca pensamos em termos de coletividade (Komé). Aqui no Pequistão, a lagoa do parque municipal e o rio carrapato também já secaram...É uma lástima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anelito De Oliveira, via facebook: Realmente, não consigo entender como o PT, por toda parte, não consegue fazer nem o possível em termos políticos, não consegue ser exemplo de desenvolvimento socioeconômico como desenvolvimento fundamentalmente humano. Mas a razão petista explica tudo...

      Excluir
  3. Vivi Diamantino, via Facebook: Lamentável! Quando conheci essa nascente achei maravilhoso e me senti privilegiada, pois nasci na última cidade de Minas banhada pelo Rio S. Francisco. Agora assistir esse gigante morrendo, tá muito doido, uma pena.

    ResponderExcluir
  4. Alda Aparecida Vieira Moura, Compartilhou e comentou no Facebook: Essa notícia infelizmente não dá pra curtir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. França Neto, Via Facebook: Isso mesmo, Aldinha. É deplorável o quadro ambiental do "Velho Chico"...

      Excluir
  5. Remington Diamantino, via Facebook: Culpa de Lula e Dilma, só foi falar em transposição tudo deu errado, até a natureza reagiu

    ResponderExcluir
  6. Jefferson James James, via Facebook – BH: Absurdo. E quando vejo a pressão desse governo tucano em Minas para aprovar um minérioduto, fazemos a pergunta : Vai empurrar todo esse minério com que água?

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva