sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ELEIÇÃO PARA REITOR DA UNIMONTES...

Professor Wagner Santiago foi o mais votado na lista tríplice para Reitor da Unimontes
A pesquisadora Silvia Nietsche foi a mais votada para vice
Wagner de Paulo Santiago ficou em 1º lugar, João dos Reis Canela em 2º e João Batista Silvério em 3º lugar
FN Café NEWS (Exclusivo)
MONTES CLAROS (MG) - O professor Wagner de Paulo Santiago foi o mais votado, nesta sexta-feira (7/11), na composição da lista tríplice da eleição para o cargo de reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – gestão 2014/2018. Além de Wagner Santiago, a professora e pesquisadora Silvia Nietsche foi a mais votada entre os candidatos a vice-reitor da Unimontes.

A apuração dos votos da eleição para reitor da Unimontes terminou na tarde desta sexta, 7,  com o candidato Wagner de Paulo Santiago ficando em 1º lugar, João dos Reis Canela em 2º e João Batista Silvério em 3º lugar.


Após votação, o Conselho Universitário (CONSU/Unimontes) se reunirá nas próximas semanas para homologar o resultado da eleição para reitor. Logo em seguida, a lista tríplice será encaminhada ao governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, para a nomeação, que deverá acontecer até 4 de dezembro, quando termina a atual gestão do professor João dos Reis Canela.

Nessa quinta-feira, 6 de novembro, foram realizadas as eleições diretas para a composição das listas tríplices para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros – gestão 2014/2018. A votação iniciou no horário das 8h e encerrou às 22 horas, no campus-sede, nos 11 campi e núcleos das regiões Norte de Minas, Noroeste, Central e Vale do Jequitinhonha, além das demais unidades da Unimontes em Montes Claros e no escritório de representação em Belo Horizonte.

Conforme as regras do processo eleitoral, o voto na universidade é paritário: professores (peso de 70%), servidores técnico-administrativos (15%) e acadêmicos (15%). Após a apuração dos votos pela comissão eleitoral, o Conselho Universitário se reunirá para homologar o resultado.

Em seguida, as listas tríplices para reitor e vice-reitor vão ser encaminhadas, em ordem alfabética, ao governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, para a nomeação dos dirigentes da instituição, o que que deverá acontecer até 4 de dezembro, quando termina a atual gestão.

Ao todo, estiveram aptas a participar do processo eleitoral mais de 13,5 mil pessoas, incluindo 1.310 professores, 1.242 servidores técnico-administrativos e aproximadamente 11 mil alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, de pós-graduação (Lato sensu e Stricto sensu), de educação profissional de nível técnico, tecnólogos, presenciais e a distância. Cada professor, servidor técnico-administrativo ou aluno deverá votar na respectiva unidade onde é lotado.

VOTAÇÃO na Unimontes
No campus-sede, as sessões de votação foram instaladas nos prédios dos centros de ensino (1, 2, 3 e 6) e na sede da Reitoria (prédio 5). No prédio da Reitoria votaram os funcionários técnico-administrativos lotados nos diversos setores do campus-sede, juntamente com os servidores da Diretoria de Documentação e Informações (DDI) que atuam no Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), situado na Rua Ângelo de Quadros, 1.057, no Bairro São José.

Ainda em Montes Claros, houve urnas no Hospital Universitário Clemente de Faria, Policlínica Doutor Hermes de Paula e no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT).

A votação também aconteceu nos campi de Almenara (Vale do Jequitinhonha), Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco (Norte de Minas) e Paracatu e Unaí (Noroeste), além dos Núcleos de Joaíma (Vale do Jequitinhonha) e Pompéu (Região Central) e do Escritório de Representação da Unimontes (ERU) em Belo Horizonte.

Os alunos cursos de educação a distância, dos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) votaram nos seguintes locais: Almenara (pólos de Almenara e Pedra Azul), Escritório de Representação em Belo Horizonte (Polo de Mantena), Bocaiuva (Polos de Bocaiuva e Itamarandiba), Januária (Polos de Januária e São João da Ponte), Joaíma (Polos de Carlos Chagas e Joaíma), Montes Claros/Prédio 1/CCH (Polos de Francisco Sá e Cristália - cursos de Letras Português e História), Montes Claros/Prédio 6 – CCBS (Cristália – curso de Educação Física).

Também houve votação dos alunos de educação a distância nos polos da UAB nos campi de Janaúba, Pirapora e São Francisco e no núcleo de Pompéu.

CANDIDATURAS DISTINTAS
Os candidatos a reitor e vice-reitor concorrem indistintamente, sem a formalização de chapas. Porém, os nomes deles vão aparecer na mesma cédula. Haverá uma diferenciação de cédulas em cores por cada categoria: amarela (professores), branca (alunos) e azul (servidores técnico-administrativos).

Pelas regras do processo eleitoral (definidas pelo Conselho Universitário), aqueles que tiverem mais de um cargo na instituição - professor e servidor técnico-administrativo -, deverão votar uma única vez, prevalecendo a categoria de maior peso.

Concorreram ao cargo de reitor da Unimontes os professores João dos Reis Canela (atual reitor), João Batista Silvério e Wagner de Paulo Santiago. Os candidatos a vice-reitor são os professores Antonio Alvimar Souza, Rosivaldo Antônio Gonçalves e Sílvia Nietsche.

Fonte: Ascom/Unimontes

2 comentários:

  1. Prof. Antonio Maurílio Alencar Feitosa - Unimontes, via Facebook: "França isso todo mundo já sabe..Alberto Pinto já anunciou que vai respeitar o desejo da maioria".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK, meu caro Prof. Antonio Maurílio Alencar Feitosa. O governador Alberto (PP) deve e tem, democraticamente, de respeitar o sufrágio direto das urnas que quis mudança, com a votação da maioria em prof Wagner Santiago. Caso contrário, será não só um desrespeito para com a Comunidade Acadêmica/Unimontes (servidores, alunos e professores), mas, sobretudo, evidenciará uma ruptura "do contrato social", bem formulado por Jean-Jacques ROUSSEAU, no qual a maioria absoluta dos votos apurados legitimou a eleição do Prof Wagner. A postagem, meu caro prof Maurílio, trata-se apenas de uma notícia no Blog, o qual faço a edição do mesmo na web e representa o compromisso com a informação jornalística. Forte abraço, prof França.

      Excluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva