domingo, 4 de janeiro de 2015

GOVERNO DO PT em MG: Governador petista anulou cinco atos e exonerou oito comissionados na Secretaria de Governo

Pimentel revoga decisões de tucanos no Palácio Tiradentes.
Após primeira reunião do grupo para definir as primeiras ações do novo governo no Estado, governador Fernando Pimentel (PT-MG) [ao centro] posou para a foto oficial com todo o secretariado  Foto: Divulgação.
Com Jornal O Tempo BH/Isabella Lacerda
BELO HORIZONTE (MG) – Um dia após ser empossado, o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), determinou, no Palácio Tiradentes/BH, mudanças na administração estadual. No primeiro “Diário Oficial Minas Gerais” publicado neste sábado depois de o petista assumir a gestão, Pimentel revogou cinco atos definidos pelo antigo governo e ainda exonerou oito ocupantes de cargos do Executivo. Todas as alterações ocorreram na Secretaria de Governo.

Os atos anulados dizem respeito diretamente às contas do Estado, que, como vem mostrando o jornal O Tempo/BH, passam por problemas. Neste mês, há ameaça de que os salários dos funcionários públicos relativo a dezembro não sejam pagos por falta de recursos em caixa. Neste sábado, o novo governador revogou a concessão de gratificação temporária estratégica de integrantes da Secretaria de Governo, ou seja, cortou benefícios financeiros concedidos a nomes do Executivo por meio da Lei Delegada 182, de 2011.

Já as exonerações atingiram funcionários e também subsecretários de pastas subordinadas a Secretaria de Governo, incluindo Gabriel Azevedo, subsecretário da Juventude e nome ligado ao PSDB, além de Hélio Rodrigues, de Assuntos Municipais.

Indicações. Três novos nomes também foram nomeados para desempenharem funções no novo governo. Para auxiliar o novo secretário de Governo, o petista Odair Cunha, Pimentel indicou Francisco Moreira para adjunto da pasta. Assim como vai ocorrer com os deputados estaduais, é possível que os deputados federais escolhidos para o secretariado de Minas só assumam de fato suas funções após o fim da atual Legislatura na Câmara dos Deputados, marcada para 1º de fevereiro. Assim, o secretário-adjunto seria o responsável por comandar a área neste mês.

Segundo um secretário, Pimentel já determinou que os adjuntos sejam nomeados ainda nos primeiros dias de governo para auxiliar os titulares do primeiro escalão a fazer os diagnósticos de cada pasta e identificar caixa disponível e prováveis mudanças no corpo do governo.

Marcelo Cavalcanti também foi escolhido como adjunto da Advocacia Geral do Estado. E, como já é praxe em Minas, o novo governador delegou a presidência do Serviço Voluntário de Assistência Social, o Servas, para sua noiva, Carolina de Oliveira Pereira. A ex-primeira-dama de Minas, Célia Pinto, mulher do ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), foi a última a ocupar o cargo.

Reforma

Mudanças. O projeto que estabelece a reforma administrativa no novo governo deve ser enviado ainda nesta semana a Assembleia Legislativa. Ao todo, serão sete mudanças em secretarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva