quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

POSSE DO NOVO GOVERNADOR MG

Em seu discurso de posse, Pimentel promete fazer um balanço geral das finanças públicas em Minas e apresentar à população em 90 dias
Novo governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel (PT/MG), discursa, durante solenidade de posse no plenário da  ALMG nesta quinta-feira (1º/jan).  Foto: Guilherrme Bergamini /ALMG.
BELO HORIZONTE (MG) - Em seu primeiro discurso como governador, durante a posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Fernando Damata Pimentel (PT), 63 anos, prometeu fazer um balanço geral das finanças públicas em Minas Gerais. Pimentel disse que esse “balanço sobre a situação do Estado será divulgado à população mineira” em “um prazo relativamente curto” [em 90 dias]
Pimentel passa em revista aos Dragões da Inconfidência. Foto: Willian Dias/Almg.
Ao classificar a gestão tucana no Estado de "embolorada" pelo estrago na eficiência da administração pública, Pimentel argumentou que vai promover juntamente com sua nova equipe de secretários “os ajustes” necessários para equilibrar as contas públicas mineira.

Pimentel garante que “não será um balanço financeiro, contábil, mas um balanço geral, social, econômico e institucional, para que todos os mineiros possam saber qual é o nosso ponto de partida. Não é um olhar para o passado, mas para o futuro, de onde estamos e para onde queremos chegar”, afirmou o novo governador

Na primeira reunião com o secretariado, Pimentel disse que esse balanço deve começar a ser realizado, a partir desta sexta-feira (2/1) quando ele pretende fazer, na Cidade Administrativa, sede do governo estadual, na Região Norte de Belo Horizonte. Segundo o governador, nessa reunião “teremos os dados necessários e, em um curto prazo, vamos apresentar a Minas um balanço do estado”, garantiu Pimentel.

Sonegação fiscal
O secretário de estado da Fazenda, José Afonso Bicalho, que tomará posse ainda hoje, disse que a prioridade na área econômica é o combate à sonegação fiscal, visando em especial o principal tributo do estado, o recolhimento do ICMS. Bicalho negou planos para aumento de impostos. A exemplo do governador, ele também não comentou sobre a situação financeira do estado. Ele disse que somente a partir desta sexta-feira (2) será possível reunir informações sobre o assunto.

Bicalho tomará posse nesta quinta-feira, juntamente com o subsecretário do Tesouro, Paulo Duarte, todo o comando militar do estado e, ainda do advogado-geral do Estado, Onofre Batista. Os demais secretários tomam posse nesta sexta-feira e ao longo da semana que vem.


Solenidade na ALMG e no Palácio da Liberdade
O compromisso de avançar na construção de um governo participativo foi destacado pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante a cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (1º/1/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A cerimônia, conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), contou com a presença de diversos parlamentares e outras autoridades. Também foi empossado o vice-governador Antônio Andrade (PMDB).

“A interação, a conexão, a convergência e a colaboração não podem ser conceitos que existem na prática de todos, menos na prática dos governos. O nosso grande desafio é tirar o governo do isolamento, de uma política antiquada. Temos que abrir a administração, ouvir os mineiros, modernizar a plataforma social chamada governo", salientou Pimentel. Ele também prometeu um governo mais acessível e transparente. “Quanto mais o governo se abre, mais se fortalece”, enfatizou.

O novo governador ainda destacou a importância da cerimônia de posse da Assembleia. “Não é um ato protocolar, mas sim o resultado da democracia”, destacou. Pimentel enfatizou ainda que, no prazo de 90 dias, será apresentado um balanço objetivo sobre a situação do Estado. Ele acrescentou que o governo fará anualmente esses balanços para aumentar a transparência.

Na cerimônia, foi exibido um vídeo que abordou um pouco da trajetória política de Pimentel, seu trabalho e expectativas. Ele destacou nesse vídeo a importância da construção coletiva e da participação popular e ainda a sua experiência à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. “Governar é construir consensos”, salientou.

A solenidade na Assembleia Legislativa foi breve. O governador chegou ao local ao local por volta das 9h30 e  quase uma hora depois depois seguiu rumo ao Palácio da Liberdade para receber do governador Alberto Pinto Coelho (PP)  o  Grande Colar da Inconfidência, símbolo correspondente à faixa presidencial.

Ao discursar no Palácio da Liberdade, Pimentel assumiu publicamente de fazer um governo de participação popular, ‘marcado cada vez pelo “nós” fazermos a administração e “não pelo eu” que foi uma marca da gestão anterior’. O governador disse ainda que sua gestão “não será de gabinte” sem ouvir e reunir com o povo, mas ‘será caracterizada pela uma aproximação maior com a população, ouvindo-a em cada região do Estado’, declarou Pimentel.

Pimentel viaja ainda hoje para Brasília, onde participará da posse da presidente Dilma Rousseff, marcada para começar às 14h45. Em breve disurso de posse, da tribuna da Assembleia, Pimentel chegou a se emocionar ao saudar a democracia brasileira. Ex-miltante político durante os anos de chumbo, preso e torturado durante a ditadura militar (1964/1985), Pimentel disse que ele é a “prova viva” dos que sonharam e lutaram pela democracia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva