segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SAMU NORTE DE MG...

Consórcio Intermunicipal de Saúde pretende ampliar e melhorar os serviços do Samu no Norte de Minas
O secretário Paulo Guedes (Sedinor) que participou da reunião do Cisrun quer fortalecer parcerias para melhorar saúde no Norte de Minas
O secretário Paulo Guedes defende o fortalecimento do Cisrun para superar as dificuldades de saúde enfrentadas pela maioria dos municípios norte-mineiros. Foto: Ascom do Cisrun/Rita Mendes.
Com Ascom do Cisrun
MONTES CLAROS (MG) - A nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), eleita na manhã desta segunda-feira (19/01), pretende ampliar e melhorar os serviços do Samu na região. O presidente eleito, Joaquim Neres Xavier Dias (Kinca), prefeito de Salinas, lançou em seu pronunciamento o primeiro desafio: ampliar o número de unidades de atendimento para encurtar as distâncias entre as bases do Samu. “Vamos trabalhar para aumentar o orçamento do Cisrun e nos manter unidos (municípios, Estado e União), para fortalecer o consórcio e melhorar os serviços à população”, afirmou o novo presidente, que tomará posse no próximo dia 28.

O secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), deputado Paulo Guedes, participou da assembleia realizada no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, que contou com a participação de 47 prefeitos consorciados. Paulo Guedes garantiu que a Sedinor atuará como interlocutora da região e que uma das prioridades da pasta é melhorar o serviço do Samu e dos hospitais regionais. “Se superarmos as dificuldades da assistência à saúde, já teremos um grande avanço. Então, vamos fortalecer a parceria com o Cisrun, dar sequência ao trabalho da equipe técnica e buscar, junto com a diretoria, manter a gestão compartilhada da saúde na região, fortalecendo todos os pontos de atenção”, ressaltou.

O presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Cisrun e da necessidade de estreitar a parceria entre o consórcio e a associação. “Assim como a Amams, o Cisrun também começa 2015 com uma nova diretoria, através de chapas de consenso. Vejo uma nova mentalidade dos colegas prefeitos que optaram em buscar o melhor entendimento através do diálogo democrático entre todas as correntes políticas que fazem parte da nossa entidade e do Cisrun. Tenho certeza que através da nossa união conquistaremos importantes projetos para nossa região. Garanto à nova diretoria do Cisrun que a Amams será sempre parceira”, assegurou o presidente.

Sobre o Cisrun
O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região. Foi o primeiro consórcio público desta natureza constituído no país. Além de possibilitar mais agilidade nos procedimentos burocráticos e democratizar o gerenciamento do Samu, viabiliza o repasse de recursos, já que tanto a União quanto o Estado restringiram seus investimentos para os consórcios públicos.

O funcionamento do Samu Macro Norte depende diretamente do Cisrun, que é responsável pelo gerenciamento dos recursos de custeio do serviço. Também é competência do Cisrun dar suporte infraestrutural às 36 bases descentralizadas e ao Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, onde funciona a central de regulação de urgência do Samu.

Diretoria
A eleição foi chapa de consenso e o Conselho Diretor ficou assim definido: Presidente do Conselho Diretor: Joaquim Neres (Salinas); vice-presidente: Luiz Rocha Neto (São Francisco); Ricardo Afonso Veloso, 2º vice-presidente; 1º secretário: João Bosco (Vargem Grande do Rio Pardo) e 2º secretária, Maria das Dores Oliveira Duarte (Claro dos Poções). Os conselheiros eleitos foram: Célio Caldeira da Fonseca Filho (Joaquim Felício); Jair Oliva Júnior (Brasília de Minas); Edmárcio Moura Leal (Matias Cardoso); José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas); Manoel Jorge de Castro (Januária) e Evando Gonçalves da Silva (Lontra).

Já o Conselho Fiscal terá como presidente Hércules Vandy (Lagoa dos Patos) e vice, Narques Rocha (Ninheira). O secretário-geral é Silvanei Batista (Porteirinha) e os conselheiros: Anastácio Guedes (Manga); Clever Aparecido Azevedo (Olhos D’Água); Arismar Araújo Barbosa (São João do Pacuí); Geraldo Martins de Freitas (Glaucilândia); Joel Ferreira Lima (Ibiracatu); Luiz Carneiro (Buritizeiro); Vinícius Versiani (Patis) e Wagner Danilo Mendes (Serranópolis de Minas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva