quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Polícia Federal recaptura o ex-prefeito Maurílio Arruda, que pulou da viatura e fugiu.

PF recaptura o ex-prefeito de Januária em Belo Horizonte nesta quarta (21)
Ele pulou da viatura policial em Montes Claros e estava foragido desde o dia 12 deste mês no qual foi decretada sua prisão.
Com G1 Grande Minas/Adaptações FN Café NEWS
A Polícia Federal (PF) fez a recaptura do candidato à Prefeitura de Januária (MG), Maurílio Neres de Andrade Arruda (PTC), em Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (21). A prisão dele foi decretada na operação Rua Amargura, realizada no dia 12 deste mês.
Ex-prefeito de Januária (MG), Maurílio Arruda.Foto: Valdivan Veloso/G1.

Após ser considerado foragido, ele foi preso, mas fugiu ainda no mesmo dia, depois de conseguir sair de dentro de uma viatura da Polícia Federal enquanto era levado para a delegacia, em Montes Claros. O G1 ainda não conseguiu falar com o advogado de Arruda.

Segundo as informações da PF, Maurílio Arruda, que já foi prefeito em Januária, foi recapturado no Bairro São Bento. Ele buscava um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Pela Lei, candidatos não podem ser presos 15 dias antes das eleições, mas o delegado Marcelo Freitas esclarece que a recaptura foi deferida pelo Poder Judiciário.

“Esta hipótese não se encontra alcançada pela vedação do artigo 236 do Código Eleitoral, por que não se trata de prisão e sim captura de preso foragido. Ou seja, ao empreender fuga, ele não perde a condição jurídica de preso, não está em liberdade, mas, sim, foragido”, informou o delegado.


Ainda de acordo com a PF, Arruda será trazido para Montes Claros e encaminhado para o Presídio de Francisco Sá (MG), onde ficará em cela separada dos demais presos, por ser advogado.

‘OPERAÇÃO RUA DA AMARGURA’
Maurílio Arruda foi alvo de um dos cinco mandados de prisão da operação Rua da Amargura, que investiga a aplicação de mais de R$ 1 milhão em obras de pavimentação e drenagem de ruas. Ele responde a 20 processos na Justiça. A maioria deles, segundo a Polícia Federal, por desvio de recursos públicos e fraude em licitação.

As investigações começaram em 2014, como um desdobramento da operação Sertão Veredas, realizada em maio de 2013, em MG, BA e ES. O foco era uma organização que atuava nos municípios de Januária e Itacarambi (MG) desviando recursos públicos de obras em diversas áreas. Na época, o prejuízo estimado era de R$ 5 milhões. Um acordo de colaboração, feito com um empresário investigado no esquema criminoso, ajudou a PF a identificar o grupo preso na operação Rua da Amargura. Maurílio Arruda ainda foi alvo das operações Esopo, deflagrada em setembro de 2013, e Exterminadores do Futuro, que ocorreu em junho de 2014; ambas voltadas para o combate de desvios de verbas públicas e fraudes em licitação.

No dia da operação, os policiais foram até os endereços de Arruda, mas não o encontraram. Ele foi considerado foragido e preso horas depois. No momento em que estava sendo trazido para depor na delegacia da PF em Montes Claros, o candidato a prefeito conseguiu fugir de uma viatura após subir em uma moto.
A fuga do ex-prefeito Maurílio Arruda de uma viatura da PF em Montes Claros (MG)


“O rapaz nos procurou hoje e afirmou que o ex-prefeito se aproximou gritando por socorro dizendo que alguém iria matá-lo. Este rapaz disse que logo acelerou a motocicleta e deixou o Maurílio próximo à Unimontes”, explicou Marcelo Freitas. Após a fuga, a PF pediu a prisão preventiva de Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva